sexta-feira, 20 de julho de 2018

Ciclistas Shimano são favoritos no Brasileiro de Mountain Bike em São Paulo

Marca terá ainda representantes na Brasil Ride 24H Series de MTB, em Costa Rica (MS), e no Sertão Diamante Ultra MTB, em Diamantina (MG), provas com o Suporte Neutro da Shimano, além de contar com um triatleta no XTerra Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG)
Henrique Avancini (Michele Mondini / Divulgação)

O fim de semana será de agenda cheia para os integrantes do Shimano Sports Team. A começar pelo Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO (Cross Country Olímpico), neste sábado e domingo (21 e 22), em São Paulo. A competição contará com 14 ciclistas de sete equipes apoiadas pela marca, em três categorias. Na principal delas, a elite masculina, estarão em ação nove atletas: Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing); Wolfang Olsen (Caloi Avancini Team); José Gabriel Marques (Team Groove XCO); Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano); Kennedi Lago (Squadra Oggi); Rubinho Valeriano e Guilherme Muller (Sense Factory Racing); Sherman Trezza e Lukas Kaufmann (Cannondale Brasil Racing).


Nas elites, tanto masculina quanto feminina, serão ofertados 110 pontos aos campeões no ranking mundial e no olímpico, este iniciado em maio de 2018 e que vale pontos para a classificação de Tóquio 2020. Já na principal categoria de acesso do esporte, a sub-23, quatro atletas Shimano competem visando o título nacional: Mario Couto (Sense Factory Racing); Luiz Renato Borges (Squadra Oggi); Edson Rezende e Pedro Lage (Caloi Avancini Team). Na sub-35, o representante da marca será Luiz Eduardo Ferreira, o Du Marcondes (Squadra Oggi).

Tricampeão nacional (2013/2015/2016), Henrique Avancini chega em alta após três pódios em etapas da Copa do Mundo de MTB, na Itália e em Andorra, o que lhe garantiu o top 2 do mundo no ranking mundial. "Estou muito motivado em reconquistar esse título. Venho fazendo grandes corridas no exterior, alcançando resultados históricos para o País, e queria que nesses resultados eu estivesse cruzando com a bandeira do Brasil no peito. Essa é a minha maior motivação para a prova. Acredito que será bastante desafiador, porque chego após a sequência da Copa do Mundo. Estou com ambição de vitória, uma vontade de vencer que talvez nunca tenha tido antes nessa competição", diz Avancini.

Outro ciclista em destaque no Brasileiro é o jovem José Gabriel Marques, campeão de 2017 na sub-23. Zé Gabriel faz seu primeiro ano na elite nacional, com bons resultados nas principais provas de XCO do País. "Estou na minha estreia na categoria, em fase de adaptação total. Apesar de ter ótimos resultados na sub-23, é diferente estar na elite, competindo com os melhores do Brasil. Estou bem fisicamente e confiante, porque me preparei para a disputa. Talvez seja o momento de arriscar, pois não tenho pressão nenhuma de fazer resultados. Isso me ajuda. Pedalar sem essa pressão é bacana", avalia Zé Gabriel.

Brasil Ride 24H Series - O município de Costa Rica (MS) é sede neste fim de semana da Brasil Ride 24 Horas Series de MTB, evento-teste para o Campeonato Mundial 24 Horas MTB Solo de 2019. Entre os destaques da categoria solo na Brasil Ride 24H está o ciclista Mário Veríssimo (Squadra Oggi), que representará o Shimano Sports Team. Esta será a estreia de Veríssimo em provas de 24 horas de duração, tendo o ciclista participado anteriormente das 12h de MTB, porém na competição de quartetos. O circuito do evento conta com 29 km de extensão e 500 metros de altimetria acumulada por volta.

Sertão Diamante Ultra MTB - A cidade mineira de Diamantina recebe neste sábado e domingo a Sertão Diamante Ultra MTB, prova que tem Hugo Prado Neto (Cannondale Brasil Racing) entre os favoritos ao título da super elite masculina do percurso A. Assim, Hugo terá pela frente 92,3 km no primeiro dia, com 2.252 m de altimetria acumulada, e mais 60,2 km na decisão, com total de 1.765 m de ascensão.

XTerra Lagoa dos Ingleses - O triatleta Rafael Juriti (Sense Factory Racing) volta a competir neste fim de semana, no XTerra Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG). A disputa do Triathlon será realizada no sábado, a partir das 8h da manhã, e contará com 1,5 km de natação na lagoa, 26 km de mountain bike e 10,5 km de corrida de montanha, a trail run. Morador de Belo Horizonte, cidade vizinha a Nova Lima, Juriti está entre os favoritos ao título pelo fato de competir praticamente em casa.

Suporte Neutro Shimano - Provas de mountain bike de longa duração marcadas para este fim de semana, a Brasil Ride 24 Horas Series de MTB e a Sertão Diamante Ultra MTB têm algo em comum. Em ambas as disputas, os Anjos Azuis, responsáveis pelo Suporte Neutro da Shimano, estarão em ação para dar apoio técnico aos ciclistas inscritos nas duas disputas, independente da marca da bicicleta, componentes e patrocinadores. O serviço, presente nas principais competições do país, é feito em parceria com a Blue Cycle Distribuidora (empresa que distribui exclusivamente Shimano no País) a partir deste ano. 

Novidades Shimano - Em 2018, a Shimano fez o lançamento do tradicional grupo de ciclismo de estrada 105 R7000, totalmente remodelado: são novas tecnologias herdadas do Dura-Ace, alavancas de STI adequadas para mãos menores (de mulheres por exemplo) e freio a disco hidráulico - finalmente regulamentado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Vale destacar que o ciclismo de estrada é uma modalidade bastante praticada por atletas de MTB, como complemento aos treinos.

Também neste ano, a marca lançou o XTR M9100 e atendeu o pedido dos fãs com a configuração de 12 velocidades, trazendo muitas outras inovações. O grupo apresenta um cassete totalmente inovador com pinhões de amplo alcance de 10-45D ou 10-51D, freios com 2 ou 4 pistões, e um novo cubo com a nova tecnologia Shimano Micro Spline. Um novo projeto de configuração de freios e alavancas, que permite ao ciclista posicionar seus comandos, incluindo a alavanca de canote retrátil de selim “dropper post” XTR, em uma situação otimizada para máximo conforto e acionamento rápido.

Mais informações no site: bike.shimano.com.br

Twitter:@shimanobrasil
Fanpages no Facebook: https://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/
https://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/