segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Rubinho Valeriano é vice-campeão da CIMTB, em prova dominada por ciclistas Shimano

 Rubinho Valeriano no cross country olímpico (Bruno Senna / CIMTB)
Os ciclistas do Shimano Sports Team fizeram bonito na terceira etapa da CIMTB, neste fim de semana, em São Paulo. Na principal disputa, a do cross country olímpico (XCO), oito entre os dez atletas a subirem no pódio eram integrantes de equipes apoiadas pela marca. O principal destaque foi Rubinho Valeriano (Sense Factory Racing), vice-campeão do XCO, após ter garantido a mesma colocação no short track (XCC), dois dias antes. Em ambas as provas, o vencedor foi Luiz Cocuzzi, atual campeão pan-americano de MTB.


Entre o segundo e o nono lugar, todos representantes da Shimano. Além de Rubinho, estiveram no top 5 Guilherme Muller (Sense Factory Racing), José Gabriel Marques (Team Groove XCO) e Lukas Kaufmann (Cannondale Brasil Racing). Sexto colocado na super elite, Mario Couto (Sense Factory Racing) garantiu o título da sub-23. Sherman Trezza (Cannondale Brasil Racing) foi o sétimo, enquanto Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano/Giro 29) e Kennedi Lago (Squadra Oggi) completaram na oitava e nona colocações, respectivamente. Pedro Hillo completou o pódio do XCO.

Após um início equilibrado, Cocuzzi confirmou o favoritismo e conseguiu abrir uma pequena vantagem no final, terminando a corrida apenas 20 segundos à frente de Rubinho. "O XCO é assim mesmo, cada hora um está na frente, acontecem acidentes, é muito disputado. Tentei passar na frente do Cocuzzi, conseguia igualar com ele nas partes técnicas, mas ele abriu vantagem nas subidas. Foi uma corrida de estratégia e meu equipamento fez toda a diferença. Dividimos a liderança até a penúltima volta, por isso estou muito feliz com meu resultado e desempenho”, comentou Rubinho, que tem sua bike equipada com o grupo XTR Di2 de transmissão de marchas eletrônica.

Demais resultados do XCO - Com a 15ª colocação na super elite masculina, Edson Rezende (Caloi Avancini Team) garantiu a quarta posição na sub-23. Seus companheiros de equipe, Wolfgang Olsen e Pedro Lage, concluíram a disputa em 23º e 28º lugares, respectivamente. Representante do Shimano Sports Team na sub-35, Luiz Eduardo Ferreira (Squadra Oggi) ficou em terceiro em sua categoria.

Short track - O short track abriu a etapa de São Paulo na CIMTB. Além da vitória de Cocuzzi e do vice de Rubinho, estiveram no pódio outros dois ciclistas Shimano: Guilherme Muller, em terceiro lugar, e Lukas Kauffman, em quarto. Pedro Hillo completou o top 5. "Sabia que o XCC seria muito disputado e a experiência contaria muito nessa prova, que é bastante rápida. Você tem que se conhecer bem pra aguentar. Ataquei na metade para sentir como estava, me senti bem para conseguir a vitória, porém o Cocuzzi atacou em seguida, na subida. A partir daí, usei mais a técnica e cheguei a encostar nele. Arrisquei e fiquei muito contente com o segundo lugar", disse Rubinho.

UCI MTB World Cup - Número 2 do mundo no ranking de cross country (XC), o fluminense Henrique Avancini concluiu neste domingo (26) sua participação na Copa do Mundo UCI de MTB nesta temporada. Após garantir mais um pódio na competição, com o terceiro lugar no short track, Avancini foi o 17º no cross country olímpico. Com a soma dos dois resultados, o ciclista garantiu o top 5 na classificação geral da Copa do Mundo, com 1.213 pontos, na quarta  colocação. Sua equipe, a Cannondale Factory Racing, foi a campeã do evento após sete etapas.

Meeting Vale Europeu de DH - Um dos principais nomes do downhill (DH) brasileiro na atualidade, o catarinense Lucas Borba (Manoel Marchetti/Shimano/Maxxis) garantiu mais uma vitória na temporada. Luquinha - como é conhecido - venceu o Meeting Vale Europeu de DH, realizado em Pomerode (SC). Com o resultado, somou pontos importante nos rankings brasileiro e catarinense da modalidade.

Novidades Shimano - Em 2018, a Shimano fez o lançamento do tradicional grupo de ciclismo de estrada 105 R7000, totalmente remodelado: são novas tecnologias herdadas do Dura-Ace, alavancas de STI adequadas para mãos menores (de mulheres por exemplo) e freio a disco hidráulico - finalmente regulamentado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Vale destacar que o ciclismo de estrada é uma modalidade bastante praticada por atletas de MTB, como complemento aos treinos.

Também neste ano, a marca lançou o XTR M9100 e atendeu o pedido dos fãs com a configuração de 12 velocidades, trazendo muitas outras inovações. O grupo apresenta um cassete totalmente inovador com pinhões de amplo alcance de 10-45D ou 10-51D, freios com 2 ou 4 pistões, e um novo cubo com a nova tecnologia Shimano Micro Spline. Um novo projeto de configuração de freios e alavancas, que permite ao ciclista posicionar seus comandos, incluindo a alavanca de canote retrátil de selim “dropper post” XTR, em uma situação otimizada para máximo conforto e acionamento rápido.

Mais informações no site: bike.shimano.com.br

Twitter:@shimanobrasil
Fanpages no Facebook: https://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/
https://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/