sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Copa Internacional de MTB é destaque na agenda dos ciclistas Shimano

Mario Couto (Thiago Lemos / CIMTB)
São Paulo (SP) - Apesar de o fim da temporada estar próximo, o Shimano Sports Team terá 12 ciclistas em ação em provas nos estados de Minas Gerais e Santa Catarina neste final de semana. Dez deles estarão em Congonhas (MG), onde será realizada a decisão da Copa Internacional de MTB. Outros dois competem no Sul do País: Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano/Giro 29) estará no Desafio Márcio May, em Rio de Sul (SC), e Lucas Borba (Manoel Marchetti/Shimano/Maxxis) disputará a final do Campeonato Catarinense de Downhill, em Urubici (SC).


Na cidade histórica de Congonhas, duas provas internacionais farão parte da programação da Copa Internacional de MTB: a final da Copa do Mundo de Eliminator (XCE), realizada de forma inédita na competição e também no Brasil, e a UCI Marathon Series, já tradicional na etapa, disputa com 60 km de extensão e 1.572 m de altimetria. Entre os dez representantes da marca japonesa, Mario Couto e Rubinho Valeriano (ambos da Sense Factory Racing) estão confirmados no XCE, marcado para a tarde de domingo (25), bem como na Maratona do dia anterior.

Já os demais estão inscritos somente na UCI Marathon Series, prova que será realizada na tarde do sábado (24): Edson Rezende, Pedro Lage e Wolfgang Olsen (os três do Caloi Avancini Team), Kennedi Lago, Mario Veríssimo e Luiz Eduardo Ferreira (os três da Squadra Oggi), Daniel Grossi (Team Groove XCO) e Guilherme Muller (Sense Factory Racing).

Disputa pelo título da CIMTB - Na super elite, Rubinho Valeriano e Guilherme Muller estão entre os mais bem classificados do Shimano Sports Team, após três etapas. Enquanto Rubinho é o terceiro, com 151 pontos, Guilherme Muller é o quinto, com 104. O top 5 tem ainda o líder Luiz Cocuzzi, com 181, Henrique Avancini, com 152, e José Gabriel Marques, com 124. Na sub-23, Mario Couto lidera com folga para Edson Rezende: são 138 pontos para Mario, contra 97 para Edson. Já na sub-35, Luiz Eduardo Ferreira é o quarto, com 94. O líder de sua categoria é Danillo Henrique Silva, com 129.

Desafio Márcio May - Rio do Sul receberá no domingo a 12ª edição do Desafio Márcio May de Ciclismo de Estrada e Mountain Bike. Um dos mais experientes ciclistas do Shimano Sports Team, Ricardo Pscheidt está confirmado na disputa do mountain bike, com largada às 8h40, em percurso de 60 km pelas trilhas e estradas de terra da região.

Catarinense de Downhill - A etapa decisiva do Campeonato Catarinense de Downhill (DH) será realizada neste fim de semana, em Urubici, na Pedra Furada. Lucas Borba, o Lukinha, estará em ação no evento, que também contará pontos para o ranking nacional da modalidade. Mais uma vez, o atleta contará com a precisão da tecnologia de freios Ice Tech da Shimano, para ajudá-lo a conseguir o máximo de aproveitamento nas descidas sem perder controle de sua bike. Enquanto o sábado terá treinos livres na programação do evento, no domingo a qualificatória será às 10h, e a final começará às 14h.
Suporte Neutro Shimano - O Ironman 70.3 de Fortaleza encerra neste fim de semana a temporada de provas do circuito no País. A competição terá o Suporte Neutro da Shimano, apoio técnico aos inscritos em provas, independente da marca da bicicleta, componentes e patrocinadores. O serviço, presente nas principais competições do País, é feito, a partir deste ano, em parceria com a Blue Cycle Distribuidora (distribuidor exclusivo da Shimano no Brasil). O evento contará com uma tenda básica da Shimano no check-in, outras duas tendas de suporte avançado montadas no percurso do ciclismo, além de duas motos percorrendo o circuito, ambas equipadas com rodas reservas. 

Novidades Shimano - Em 2018, a Shimano fez o lançamento do tradicional grupo de ciclismo de estrada 105 R7000, totalmente remodelado: são novas tecnologias herdadas do Dura-Ace, alavancas de STI adequadas para mãos menores (de mulheres por exemplo) e freio a disco hidráulico - finalmente regulamentado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Vale destacar que o ciclismo de estrada é uma modalidade bastante praticada por atletas de MTB, como complemento aos treinos.

Também neste ano, a marca lançou o XTR M9100 e atendeu ao pedido dos fãs com a configuração de 12 velocidades, trazendo muitas outras inovações. O grupo apresenta um cassete totalmente inovador com pinhões de amplo alcance de 10-45D ou 10-51D, freios com 2 ou 4 pistões, e um novo cubo com a nova tecnologia Shimano Micro Spline. Um novo projeto de configuração de freios e alavancas, que permite ao ciclista posicionar seus comandos, incluindo a alavanca de canote retrátil de selim “dropper post” XTR, em uma situação otimizada para máximo conforto e acionamento rápido.

Mais informações no site: bike.shimano.com.br

Twitter:@shimanobrasil
Fanpages no Facebook: https://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/
https://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/