domingo, 3 de março de 2019

2ª Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo - I GP "José Reginaldo Cardoso"/ Batatais 180 anos

A cidade de Batatais, na região de Ribeirão Preto, recebe no próximo dia 10 de Março, domingo a partir das 8h a segunda etapa da Copa São Paulo de Ciclismo 2019, o I GP "José Reginaldo Cardoso" de Ciclismo/ Batatais 180 anos, que acontece pela primeira vez na cidade, em homenagem a uma celebridade do esporte local, José Reginaldo Cardoso, o "Batateiro", um dos maiores nomes do ciclismo de estrada brasileiro de todos os tempos, natural de Batatais, falecido em Julho de 2015. O evento também é parte das comemorações do aniversário de 180 anos do Município.

A cidade, conhecida pelo seu potencial no agronegócio e no turismo, também é um celeiro formador de grandes atletas da modalidade, sempre espelhados na sua maior referência, José Reginaldo. "Batateiro" para muitos, "Tião", ou mesmo "Reginaldo". Tetracampeão da Copa São Paulo de Ciclismo na categoria Elite, mesmo já no final de carreira e passando dos 50 anos de idade, "Batateiro", um ex-pintor, exemplo de humildade e de pessoa, foi profissional por mais de 30 anos, representando por mais de 10 anos a tradicional equipe da Caloi de São Paulo, além de São Caetano do Sul e também a SMEL/ Associação Riopretense de Ciclismo, de São José do Rio Preto, equipe a qual ficou até o seu falecimento. Antes de tudo, um exemplo de dedicação a um esporte árduo e com elevado grau de dificuldade como o ciclismo, "Batateiro" obteve ao longo de sua carreira conquistas memoráveis, como os vários títulos brasileiros (6 vezes) e paulistas de resistência (por 9 vezes seguidas), integrante da seleção brasileira em Jogos Panamericanos (vice campeão) e Sul Americanos (campeão) de resistência, medalhista de ouro em Jogos Abertos, uma incontável vezes de medalhas de ouro em Jogos Regionais, dentre outros feitos mais, José Reginaldo levou o nome de Batatais e do Estado de São Paulo para além de todas as fronteiras do esporte, sendo reverenciado por várias gerações de ciclistas que se inspiraram em sua carreira e em sua postura - não somente enquanto atleta, país afora.

"Batateiro" conquistou mais de uma centena de vitórias no ciclismo profissional ao longo da carreira, dentre algumas das mais expressivas, a tradicional Prova Ciclística "9 de Julho", etapas da Volta Ciclística do Uruguai, Martinica, Chile, uma etapa da Copa do Mundo na Bélgica e etapas do Tour de Santa Catarina, além de ter disputado outras grandes provas mundo afora, como a Volta Ciclística de Portugal, da Colômbia e Venezuela, Vuelta de Mendoza na Argentina, dentre outras, e de convocações para Olimpíadas (Barcelona´92) e dois Campeonatos Mundiais (França em 89 e Espanha em 95) Considerado de maneira absolutamente justa uma lenda do esporte, "Batateiro" foi o único ciclista brasileiro que se manteve competindo profissionalmente até os 52 anos de idade (idade de seu falecimento), inclusive disputando provas na categoria Elite, a "Fórmula Um" do ciclismo nacional.

A Prova acontecerá num circuito plano de 2,4 Km por volta, dividida em 3 baterias, e contempla 12 categorias oficiais, divididas por idade e critério técnico. As inscrições serão feitas no dia da prova, até 30 min. antes da largada da respectiva categoria em cada bateria, como de praxe nas etapas da Copa São Paulo de Ciclismo. As ordens de largada constam no folder da etapa, que segue anexo. Também serão realizadas categorias iniciantes extraoficiais, abertas para o público de Batatais, com qualquer tipo de bicicleta e inscrições gratuitas. Será distribuída uma bela premiação personalizada da prova, para os cinco primeiros colocados de cada categoria, além de uma bonificação em dinheiro aos primeiros colocados das categorias Elite Masculina, Sênior A (30 a 39 anos) e Sênior B (40 a 49 anos), com toda a estrutura da GT Eventos Esportivos/ Copa São Paulo de Ciclismo e a excelente realização da Prefeitura Municipal/ Secretaria de Esportes de Batatais e da Associação Batataense de Ciclismo José Reginaldo Cardoso. O apoio local é da RD Gás e Bebidas e o apoio geral da CSPC 2019 é da Mu Hu Bike Wear, roupas e uniformes para ciclismo.

Os organizadores lembram que também serão entregues as respectivas Camisas de Líder para os primeiros líderes do ranking da CSPC 2019, vencedores da primeira etapa realizada no dia 17 de Fevereiro, na cidade de Bauru. O Boletim de Resultados completo da primeira etapa, também segue em anexo, para conferência.