terça-feira, 19 de março de 2019

Araxá abre as inscrições com novidades na etapa da CIMTB Michelin

Super Elite agora tem mais um estágio, atletas têm que completar uma Maratona. Evento acontece entre os dias 25 e 28 de abril.
Uma das etapas mais esperadas do calendário do mountain bike na América Latina está prestes a acontecer. A etapa de Araxá está com as inscrições abertas. Este ano, a competição tem uma formato diferente para a Super Elite Masculina e Feminina que além de pedalarem o Contrarrelógio (XCT), o Short Track (XCC) e o Cross Country Olímpico (XCO), o competidores terão mais um estágio, superar um Cross Country Maratona (XCM). Para as categorias oficias e da Copa Sense Bike, os atletas terão que mostrar a técnica no percurso de XCO no Complexo do Barreiro, em torno do Tauá Grande Hotel entre os dias 25 e 28 de abril. Inscreva-se aqui.

Para os atletas CIMTB Michelin e Copa Sense Bike, a etapa soma pontos para o campeonato. Para a SuperElite, o XCO e XCC também somam pontos para a classificação geral, e a etapa conta para o ranking mundial. Sendo uma etapa Stage Race Hors Class (SHC), o atleta que tiver a menor soma dos tempos, leva a melhor e 160 pontos para o ranking da UCI, mesmo ranking que soma para os Jogos Olímpicos Tokyo 2020.
Para o organizador, Rogério Bernardes, a Maratona vai aumentar ainda mais a competição. “O XCM é uma exigência da UCI e tenho certeza que vai deixar a etapa ainda mais disputada. Esse ano esperamos receber atletas de diversas partes do mundo, que já estão entrando em contato com a gente, e vamos trabalhar para fazer uma competição inesquecível para todos os atletas e público”, comentou.
Programação
O evento começa na quinta-feira (25), com a confirmação das inscrições e com o Congresso Técnico da Super Elite que larga na Maratona às 14h. No dia seguinte, os competidores inscritos na CIMTB Michelin terão Treino Livre na pista das 10h às 13h. A largada do Contrarrelógio para a Super Elite é às 14h. Após o fim da prova, a pista é liberada para reconhecimento de percurso de todas as categorias.

No sábado o dia é cheio e começa com as largadas do Short Track da Super Elite às 9h30. Em seguida, é hora das categorias E-bike e Cyclocross às 12h. Logo após, às 13h30 a Copa Sense Bike e as Femininas CIMTB entram em cena. A 5º largada, também é da Copa Sense Bike e compreende as categorias Expert, Cadete e Master. O dia fecha com a Night Run às 19h.
O domingo será um dia de agitado, começando às 8h com Sub17, Sub15, Sub60, Sub65, Over65 e PNE. Em seguida, Sub40, Sub45, Sub50, Sub55 entram em cena para disputar a etapa. Os atletas da Mirim entram no percurso do Teste Ride no mesmo horário. Às 12h, Júnior Feminina e Masculina, Sub30 e Sub35 entram na disputa. A SuperElite fecha o dia com largada às 14h.
Michelin
A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tonar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.

Sense Bike
Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal). A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.

CIMTB Michelin 2019 
A CIMTB Michelin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.

Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 24ª Edição em 2018. O evento tem patrocínio da Michelin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike.