sexta-feira, 15 de março de 2019

Avancini encara ultramaratona na África do Sul em busca do título inédito

Na última temporada, Avancini disputou uma etapa da Copa do Mundo de MTB em Stellenbosch, na África do Sul (Foto:Craig Kolesky/Red Bull Content Pool)
Terceiro colocado no ranking mundial da UCI e dono de bons resultados no ano, o ciclista Henrique Avancini encara uma das provas mais especiais da temporada: Cape Epic, ultramaratona de mountain bike na África do Sul. A partir deste domingo (17), o brasileiro pedala forte rumo ao título inédito da competição.


Medalha de bronze em 2018, Avancini fez história ao levar a bandeira do Brasil a um pódio inédito. Ao lado do seu parceiro, o alemão Manuel Fumic, Henrique venceu duas etapas, vestiu a camisa de líder durante dois dias e brigou até o final pela primeira posição. Nesta edição, o atleta carioca espera ir ainda mais longe, principalmente por conta dos bons resultados no ano, como o título da 1ª etapa da CIMB, disputada no último final de semana, em Petrópolis (RJ). 

“Cape Epic tem um significado especial para mim, pois disputá-la sempre foi uma das minhas ambições profissionais e também pessoais. Foi uma jornada longa até chegar aqui e ser considerado um dos favoritos. Hoje, me sinto realizado. Além disso, para este ano, tive tempo de amadurecer a parceria de trabalho e, tanto eu quanto o Fumic, estamos em uma forma muito boa”, afirma o atleta olímpico da Cannondale Factory Racing Team.

Com oito dias de duração, Cape Epic leva os competidores ao extremo das suas capacidades. São mais de 600km de percurso e 16.625m de altimetria acumulada, sendo este um aumento significativo em relação à última edição. Não somente pelas condições da prova, o nível dos participantes promete ser histórico.

“Esta é a edição com o startlist mais disputado de todos os tempos. Algumas equipes específicas cresceram bastante para essa prova, não somente no número de atletas, mas também em qualidade. O pelotão está inflado, disputado e aguerrido. Vai ser um grande desafio poder competir bem”, analisa o brasileiro.

Entre os competidores, estão confirmados grandes campeões da prova, como Karl Platt/Alban Lakata, Nino Schurter/Lars Forster, Jaroslav Kulhavy/Sam Gaze e Christoph Sauser/Simon Andreassen.

A edição de 2019 do Cape Epic começará neste domingo (17), na Universidade de Cape Town, com o prólogo. Em seguida, os atletas passarão por cidades como Hermanus e Stellenbosch até cruzarem a linha de chegada, no dia 24, em Val de Vie.