sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Sense 2020 chega com novas bikes de carbono e linha para garotos e garotas descolados

Fabricante nacional de bicicletas multiplica números de modelos, focando no desenvolvimento exclusivo. Confira os principais destaques:
Em um grande evento realizado em São Paulo, que incluiu os principais veículos de comunicação do mercado brasileiro de bicicletas e diversos representantes de sites internacionais, a Sense Bike apresentou sua nova linha de bicicletas para o ano de 2020. Para a próxima temporada, o fabricante terá um total de 37 modelos - praticamente o dobro do ano passado.


Além das novidades, a marca oficializou a presença da Swift Carbon no Brasil, empresa especialista no desenvolvimento de bikes de estrada e triathlon em fibra de carbono, que nasceu na África do Sul e foi comprada pela Sense em 2018, em uma estratégia para trazer produtos de elevada qualidade para nosso mercado.

“Nossa linha atingiu um novo patamar de maturidade. Depois de 4 anos trabalhando, aprendemos muito sobre o mercado brasileiro e evoluímos em todos os nossos processos de desenvolvimento e de produção”, comentou Pierre de Tarde, gerente de produtos da Sense Bike.

“Até nossas pinturas evoluíram, algo que o consumidor vai perceber facilmente, apenas olhando paras a bicicletas. Todas elas ficaram com um acabamento ainda melhor, com cores mais vivas e um toque muito mais suave”, complementou. 

Conheça abaixo os principais lançamentos da Sense Bike para 2020. No fim da matéria, confira as informações de pesos e preços de todos os modelos da linha.

Linha Grom - Desempenho não tem idade
Grom é um termo em inglês que define garotos e garotas descolados, que fazem da saúde e da prática de esportes um estilo de vida. A expressão deriva da palavra “grommet”, que veio do mundo do surf para identificar surfistas de ambos os sexos com menos de 16 anos.


Atualmente, a imensa maioria das bicicletas para este público tem baixa qualidade ou são voltadas apenas ao lazer, muitas vezes sendo enquadradas como brinquedos. Com isso em mente, a Sense criou uma linha de bicicletas pequenas, mas ideais para quem deseja praticar o esporte de maneira mais radical. 

Assim como os modelos mais avançados da marca, a linha Grom também recebe a denominação Impact, com o número em seguida indicando o diâmetro do aro. Independentemente do tamanho, todas as bikes desta linha são plenamente capazes de encarar desafios de verdade - uma excelente opção para os pais, que querem praticar sua atividade favorita com seus filhos, fazendo com que eles também se apaixonem permanentemente pelo mundo do ciclismo.  

Impact 16 - Os primeiros passos são os mais importantes
A Impact 16 é construída ao redor de um quadro de alumínio 6061 T6 hidro formado superleve, com cabeamento interno e geometria super compacta. Suas rodas aro 16 polegadas, com parede dupla são calçadas por pneus CST 2.125 bem cravudos e com a lateral em alto relevo, na cor creme. Esta configuração permite que meninos e meninas entre 3 e 6 anos utilizem uma bike compatível com seu peso, com a dose adicional de confiança que um pneu mais largo oferece. 


O modelo utiliza uma transmissão com coroa de 25 dentes e pinhão de 14 dentes, freios a disco Tektro e componentes Sense, também em alumínio - um pacote bem interessante para quem vai dar os primeiros passos no mundo do off-road. 


Impact 20 - Para jovens entre 6 e 8 anos com espírito radical
A versão em miniatura da Impact Pro possui todos os predicados que fazem de sua irmã mais velha uma das bikes mais queridas do Brasil, quando o assunto é encarar pedais mais agressivos. Para se ter ideia, seu quadro de alumínio 6061 T6 hidro formado, com tubos de tripla espessura já possui tecnologias modernas como o cabeamento interno, que deixa o visual muito mais limpo. Além disso, sua geometria é diretamente inspirada nos modelos para adultos, para uma pilotagem rápida e fluída, mesmo nas descidas mais radicais.


Com aros de 20 polegadas, de parede dupla, pneus 2.25, com composto de borracha especial, freios a disco Shimano e suspensão dianteira Suntour XCT-JR com 63mm de curso, trata-se de uma bike capaz de levar jovens entre 6 e 8 anos mais longe, com mais velocidade, técnica e segurança. 


Fechando o pacote, o grupo Shimano Altus de 8 velocidades permite encarar uma grande variedade de terrenos, principalmente por conta da relação formada entre o pedivela Sense, com coroa de 28 dentes e pelo cassete 11/34 de grande amplitude. 

Impact 24 - Para entrar na adolescência com chave de ouro
A Impact 24 é a versão reduzida de uma mountain bike para adultos, criada para garotos e garotas entre 8 e 12 anos, que querem encarar trilhas e desafios “de gente grande”. O modelo é construído ao redor de um quadro de alumínio 6061 T6 hidro formado, de tripla espessura, com direito a cabeamento interno e caixa de direção com 68 graus de angulação, o que permite uma pilotagem mais agressiva. A geometria é novamente inspirada da linha Impact adulta, responsiva e desenvolvida para oferecer agilidade nas trilhas.


Subidas e descidas podem ser transpostas com o uso de uma relação Shimano Altus M2000 1x9, com pedivela Sense, com coroa de 30 dentes e cassete 11/42. Além disso, ela é equipada com uma suspensão dianteira Suntour de 80mm de curso, freios a disco Shimano no padrão post mount, rodas de parede dupla, com pneus 2.25 e componentes Sense em alumínio, um pacote raro em uma MTB aro 20.


Criterium Factory - Alto desempenho e alma de alumínio
Em sua linha 2020, a Sense utilizou a denominação Factory para indicar seus modelos com pacotes de componentes mais avançados. Por isso, a Criterium Factory é a expressão máxima de desempenho, quando falamos em bikes de estrada com quadro de alumínio da marca.


Para melhorar as acelerações e respostas da bike, a equipe de engenharia da Sense reduziu o comprimento do triângulo traseiro, posicionou a fixação superior do seat-stay mais para baixo no seat-tube e aumentou o espaçamento para 142mm com eixo passante 12mm - medidas que elevam, consideravelmente, a rigidez do conjunto. O resultado é muito perceptível, com respostas e acelerações imediatas. 


Por falar em componentes, a novidade vem totalmente montada com um grupo Shimano 105 R7000 com 2x11, pedivela compacto e cassete 11/28. A rodagem fica a cargo dos pneus Chaoyang Viper 700x28, montados sobre as novíssimas rodas Sentec 380, que tem 38mm de altura, para um perfil mais aerodinâmico e eficiente. Fechando o pacote, o fabricante apostou no seu cockpit Sentec RS1 semi-integrado, com selim Selle Royal, que proporciona um visual bem agressivo e baixo peso. 

Impact Factory - Grupo Shimano XT 1x12 e geometria comprovada
O melhor quadro de cross-country de alumínio da Sense, feito em liga 6061 T6 hidro formado, de tripla espessura, foi combinado com um dos melhores e mais avançados grupos de mountain biking disponíveis no mundo para criar a Impact Factory, uma XCzeira para ninguém botar defeito. 


Seguindo a tendência do ano passado, a Sense apostou em uma geometria agressiva, com a caixa de direção mais relaxada em um ângulo de 68.5 graus. De acordo com a marca, o desenho da bike não sofreu alterações - até porque, seu comportamento foi amplamente elogiado por diferentes veículos da mídia especializada. O cabeamento é totalmente interno, seguindo o padrão de alta tecnologia, completado pela caixa tapered e pelo espaçamento boost, com eixos passantes 12mm. 

O modelo vem equipado com o novíssimo grupo Shimano Deore XT M8100 de 1x12 velocidades, com uma coroa de 34 dentes e um cassete 10-51, oferecendo amplitude de marcha sem igual no mercado. Para absorver os obstáculos, a Sense apostou na novíssima Rock Shox Recon RL Air de 100mm de curso. As rodas Sentec Ultimate TLR apostam em cubos DT Swiss 350, com raios DT Competition Straight Pull, tendo 25mm de largura interna para apoiar, com mais eficiência, os pneus Schwalbe Racing Ralph e Racing Ray 2.35. 

Por falar em pneus, diversos modelos da linha possuem uma exclusividade mundial: os pneus Schwalbe na versão Classic Edition. Segundo a marca, eles possuem uma lateral especial na cor creme, com uma construção diferente, que possui maior capacidade de copiar o terreno. Para os componentes, o fabricante apostou na linha RS1 da Sentec, marca high end da Sense Bike. 

Impact Carbon Evo - Alto desempenho no XC
A hardtail top de linha de carbono, da Sense, foi totalmente renovada para a próxima temporada. O primeiro passo foi atualizar o quadro, que agora é feito em fibras de carbono Mitsubishi M40, tecnologia de absorção de impactos flex stays, espaçamento boost 142mm e uma novíssima geometria XC / Trail, com caixa de 68.5 graus e alcance de 425mm no tamanho M. O projeto tem molde exclusivo e segue a tendência das mais modernas bicicletas de cross-country do mercado mundial, já pensadas para trilhas e pistas mais técnicas.  


Seguindo o pacote de alto rendimento, ela aposta na excelente suspensão Fox Float 32 Step-cast de 100mm, com trava e no novíssimo grupo Shimano XT M8100 de 12 velocidades. A rodagem e a aderência são proporcionadas por pneus Schwalbe Racing Ralph e Racing Ray Classic Edition 2.35, montados sobre as novíssimas rodas Sentec Ultimate, com 25mm de largura interna, cubos e raios DT Swiss.

 

Apesar de grandes inovações, um dos detalhes que mais chama a atenção na bike é o novo cockpit Sentec RS1 Ultimate, que conta com um revolucionário sistema de cabeamento totalmente interno. Com ele, os cabos passam por dentro do guidão e da mesa, para criar um visual muito mais clean e ainda inédito no mercado nacional. 

Invictus Factory - Uma full moderna para trilhas e competições atuais
A cada dia que passa, mais e mais pilotos de cross-country descobrem as vantagens de uma bike mais capaz do que uma XCzeira tradicional. Apostando nesta tendência, a Sense renovou completamente a Invictus. Agora, a bike ganha um projeto ultramoderno, fruto de um grande desenvolvimento técnico, com geometria e componentes alinhados com o que existe de mais eficiente no mercado. 


Como era de se esperar, itens como a caixa cônica e espaçamento boost 148mm estão presentes. O cabeamento segue o mesmo padrão de sua irmã hardtail, com os cabos e a mangueira do freio traseiro passando por dentro do guidão, da mesa e do quadro - um avanço técnico que ultrapassa o padrão mundial.   

Além da geometria XC / Trail, com caixa de 67,5 graus e 435mm de alcance no tamanho M, o modelo agora aposta na montagem vertical do amortecedor traseiro, o que posiciona o componente em um local muito mais robusto do quadro, o movimento central. Além disso, o triângulo traseiro não possui pivôs, apostando na rigidez para maior transferência de energia, aliada a flexibilidade do carbono, para não deixar de lado o conforto. Graças ao projeto desenvolvido pela Sense, em parceria com a Swift Carbon, em molde exclusivo, todas as características da nova Invictus foram precisamente ajustadas para oferecer o melhor desempenho.   


O modelo utiliza um shock Fox Float Performance, com montagem Trunnion, com 110mm de curso na traseira, enquanto a frente possui 120mm de curso em um garfo Fox Float Step-cast, com canelas de 34mm, ambos controlados por trava remota. 

As trocas de marcha ficam à cargo do supermoderno SRAM Eagle AXS eletrônico de 12 velocidades, com as frenagens sendo realizadas pelos novos freios SRAM G2 RCS. Para manter o desempenho e a rolagem em situações de cross-country, a Sense montou um par de rodas Sentec Ultimate Carbon TLR, com 32mm de largura interna e pneus Schwalbe Racing Ralph e Racing Ray Classic Edition, ambos com 2.35 de largura, para aumentar a estabilidade e controle da bike. 

Exalt LT - Mais curso, mais capacidade e mais diversão
No ano passado, quando a Sense apresentou sua All Mountain Exalt, a marca deixou claro seu objetivo: apostar no pedal “for fun” e no Enduro para evoluir ainda mais o mercado nacional de bicicletas. Agora, com a versão Long Travel da Exalt, o fabricante espera levar este desenvolvimento ainda mais longe.


A nova Exalt LT chega para atender aquele público que precisa de uma bike com uma configuração mais agressiva, capaz de encarar, com desenvoltura, trilhas extremamente técnicas, com grandes obstáculos e saltos - situações cada vez mais comuns em provas de enduro dentro e fora do Brasil.

Na traseira, o curso subiu para 140mm, com o uso de um shock Fox Float, de dupla câmara de ar e com trava remota. Além disso, a dianteira ganhou 10mm de suspensão e agora tem 150mm, extraídos de um robusto garfo Fox Float 36 Rythm. Mais do que isso, a mudança leva a caixa de direção de 67 para 66 graus, uma diferença significativa quando falamos em descer trilhas super inclinadas e técnicas. Para melhorar ainda mais o controle em situações extremas, o modelo vem equipado com guidão de 780mm e mesa de 40mm, ambos da linha Turbine, da Race Face, criada especialmente para enduro e all mountain.


As trocas de marchas ficam a cargo do novíssimo Shimano Deore XT M8100 de 12 velocidades, com as frenagens garantidas por pinças de 4 pistões da mesma linha. O canote retrátil Sentec tem 150mm de curso nos tamanhos M e L, com a versão S tendo 125mm. A rodagem ganha aderência e robustez com o uso de pneus Michelin Wild Enduro 2.4, que possuem uma excelente reputação no Enduro World Series.

Preços e pesos
All-Mountain
Impulse E-Trail - R$ 28,990.00 - 22,3kg
Exalt LT - R$ 26,990.00 - 14,4kg
Exalt Factory - R$ 34,990.00 - 14,4kg
Exalt Evo - R$ 24,990.00 - 12,9kg
Exalt Comp - R$ 19,990.00 - 12,2kg

Cross-Country carbono
Invictus Factory - R$ 39,990.00 - 10,5kg
Invictus Evo - R$ 24,990.00 - 12kg
Invictus Comp - R$ 18,990.00 - 12,4kg
Impact Carbon Evo - R$ 17,990.00 - 10,4kg
Impact Carbon Comp - R$ 13,490.00 - 10,9kg

Cross-Country alumínio
Impact Factory - R$ 9,990.00 - 11,9kg
Impact Race - R$ 8,490.00 - 12,1kg
Impact SL - R$ 6,690.00 - 12,7kg
Impact Pro - R$ 5,490.00 - 13kg
Intensa - R$ 3,690.00 - 13,9kg
Intensa Pro - R$ 5,490.00 - 13kg
Rock Evo - R$ 3,690.00 - 13,6kg
Fun - R$ 2,590.00 - 14,1kg
One - R$ 1,990.00 - 14,7kg

Grom
Impact 24 - R$ 2,290.00 - 12,3kg
Impact 20 - R$ 1,890.00 - 11,1kg
Impact 16 - R$ 1,490.00 - 7,9kg

Estrada carbono
Stream Factory - R$ 29,990.00 - 8,4kg
Vortex Factory - R$ 32,990.00 - 7,5kg
Vortex Disc - R$ 19,990.00 - 8,1kg
Vortex - R$ 14,990.00 - 7,8kg
Prologue Disc - R$ 12,990.00 - 8,4kg
Prologue - R$ 10,490.00 - 8,3kg

Estrada alumínio
Criterium Factory - R$ 8,490.00 - 9,9kg
Criterium Race - R$ 5,490.00 - 10,5kg
Criterium Comp - R$ 3,690.00 - 11,7kg
Versa - R$ 4,390.00 - 11,4kg

Urbanas
Impulse - R$ 7,290.00 - 25kg
Easy - R$ 5,490.00 - 20,7kg
Breeze - R$ 5,990.00 - 23kg
Activ - R$ 2,490.00 - 12,2kg
Move - R$ 1,490.00 - 13,7kg

Sobre a Sense Bike
A Sense Bike nasceu em 2009, como uma marca de apaixonados para apaixonados, com o objetivo de oferecer bicicletas capazes de encantar pela experiência positiva em pedalar. Ao longo dos anos, o fabricante marcou seu nome no Brasil com modelos como Impact Pro, Criterium e Active. Depois de comprar a Sul-Africana Swfit Carbon, a Sense Bike volta suas atenções também para os projetos em fibra de carbono, com molde exclusivo, preparando-se para seguir quebrando limites dentro e fora do Brasil. 

Sense Bike Passion - Breaking Limits.

Mais informações: