terça-feira, 27 de agosto de 2019

Tocantins domina Copa Norte e Nordeste de Ciclismo e conquista o bicampeonato da competição

Tocantins é campeão da Copa Norte e Nordeste 2019
Crédito: Wesley Kestrel/CBC
A Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada mostrou mais uma vez porque é considerada uma das mais importantes e disputadas competições do calendário nacional. As provas aconteceram entre os dias 16 e 18 de agosto, em Aracaju (SE) e consagrou o estado do Tocantins com o título geral do evento pelo segundo ano consecutivo.

Com presença de 16 estados e mais de 350 competidores, a capital sergipana respirou ciclismo nos últimos dias. A cidade foi palco da 42ª edição da copa e reuniu os principais ciclistas das duas regiões nas corridas de contrarrelógio individual, resistência e circuito. Os primeiros colocados também somaram pontos para o ranking brasileiro da modalidade.

Já no primeiro dia, após os resultados do contrarrelógio, Tocantins assumiu a ponta da classificação geral e não deu mais chance para os adversários. O plano estratégico da seleção tocantinense, comandada pelo presidente da federação, Marcelo Leão, foi decisivo para a conquista do bicampeonato. A primeira conquista do estado de Tocantins na copa foi competindo em casa em 2018.

“Esse ano entramos na competição decididos a defender o título. Sabíamos da importância de finalizar o primeiro dia na liderança, então chegamos com força total e os resultados foram excelentes. Nos outros dois dias, procuramos ficar sempre atentos e manter o pódio das principais categorias. Acabou tudo dando certo e estou muito feliz pela vitória. Todos os atletas estão de parabéns”, declarou Marcelo.

Na prova de circuito, que fechou a programação, o paraibano Pedro Paulo da Silva surpreendeu os adversários com um forte sprint nos metros finais para garantir a vitória da categoria Elite masculino. O cearense Fracisco Jackson Freitas terminou com a medalha de prata, seguido pelo baiano Renato Martins, terceiro colocado.

“Passei por um momento difícil nos dias que antecederam a copa. Acabei perdendo um parente e isso mexeu demais comigo, não sabia nem se iria competir. Mas acabei confirmando minha participação de ultima hora e essa vitória veio para confirmar uma fase de superação muito difícil. Estou muito emocionado”, contou Pedro.

A paraense Aline da Fonseca Batista festejou a medalha de ouro na Elite feminino. O primeiro lugar também foi definido apenas no final. A segunda colocação ficou com a rondoniense Ligia Lima Queiroz, enquanto a baiana Cristiane Duque fechou o pódio na terceira posição.

“Até após a chegada ninguém sabia quem tinha vencido de tão apertado que foi. Quando confirmaram a minha vitória fiquei muito feliz, a copa é como um campeonato brasileiro para nós, atletas do norte e do nordeste. Passamos praticamente o ano inteiro pensando nessa competição e sair com uma medalha de ouro é incrível”, destacou Aline.

Na classificação geral entre os estados, mais uma vez deu Tocantins, que conquistou o bicampeonato após somar 566 pontos. A Bahia comemorou a segunda colocação com 484 pontos e o Pará completou o pódio contabilizando 404 pontos.  Os anfitriões sergipanos, ficaram na quarta colocação com 291 pontos.

Premiação especial

Este ano a copa contou com uma premiação especial oferecida pela marca Sense Bike. Os três melhores estados na classificação geral ganharam uma bicicleta Sense. A marca esteve presente no evento com sua carreta personalizada demonstrando todos os seus modelos de bicicletas, assim como sua apresentando sua política de atendimento e planejamento comercial.

“A Sense está muito feliz de poder estar presente nesse projeto. Aqui encontramos pessoas felizes com uma energia incrível, e esse é também o objetivo da nossa marca. Trabalhamos com uma filosofia diferenciada que presa por esse tipo de ação. Ficamos bastante surpresos com o formato e a confraternização de todos os participantes, realmente esse é um evento diferenciado que merece ser cuidado com carinho”, destacou Wilhan Cardoso, Supervisor de Vendas da Sense Bike.

O estado campeão levou para casa o modelo Vortex, uma estradeira de carbono desenvolvida em parceria com a Swift Carbon, marca que também pertence a Sense. Já o segundo lugar levou a Criterium Race e o terceiro o modelo Criterium, montadas com freio a disco e destacadas pela sua alta qualidade de fabricação e dos seus componentes.

A Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Sergipana de Ciclismo (FSC), com patrocínio da SENSE Bicicletas, Fecomercio, Sesc, Senac, Setransp, Magazine Bike Show, RR Bike, Valor Imobiliária, Ecociclo e NC Eletrônica. O apoio é da prefeitura municipal de Aracaju e Governo do Estado de Sergipe.

Classificação

Prova de contrarrelógio – Resultados

Prova de Resistência – Resultados

Prova de Circuito – Resultados

Classificação geral por Estado – Resultados
Assessoria de Comunicação - CBC