segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Parapan de Lima: Brasil conquista dois ouros e um bronze nas provas de resistência do Paraciclismo

Lauro Chaman e Eduardo Pimenta conquistaram a vitória neste domingo. Marcia Fanhani e Cristiane Silva ficaram com a terceira colocação
 
Lauro Chaman
Crédito: Saulo Cruz/EXEMPLUS/CPB

Fechando a participação brasileira nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, a equipe de Paraciclismo de Estrada conquistou mais três medalhas na prova de resistência, disputada neste domingo, 1º de setembro, em um longo circuito de 9,8km por volta, montado na região das praias, em Lima, no Peru.
Lauro Chaman, que competiu na categoria C4-5, foi um dos destaques do dia ao somar o segundo ouro na competição. O brasileiro protagonizou uma longa fuga desde os primeiros quilômetros ao lado do colombiano Carlos Vargas. A decisão ficou para os metros finais, onde Lauro arrancou forte no sprint para garantir a vitória. O dominicano Jose Rodrigues completou o pódio em terceiro lugar.

Ainda na categoria C4-5, o Brasil contou com André Grizante na quinta colocação e Luis Steffens em 8º lugar. Já entre os atletas da categoria C1-3, Carlos Alberto finalizou na 6ª posição. Entre as mulheres, Ana Montenegro (C4-5) ficou em 6º lugar, enquanto Telma Alves (C4-5) e Samirian Grimberg (C1-3) não completaram a prova.

Na handbike, brilhou o talento do brasileiro Eduardo Pimenta, que dominou completamente a prova e garantiu a medalha inédita de ouro com mais de dois minutos de vantagem sobre o americano Lyons Brandon, segundo colocado. O argentino Oscar Biga levou o bronze. A seleção ainda teve Mauricio Soares na 7ª colocação.

“Fico muito feliz de estar fazendo parte desta fase positiva que o Handbike nacional está atravessando. São resultados importantes para a nossa modalidade. Espero com isso poder contribuir de alguma forma para o desenvolvimento do nosso esporte. Agradeço a confederação e o CPB pela oportunidade de representar a seleção e todos da delegação brasileira pelo empenho e dedicação durante os dias aqui em Lima, todos estão de parabéns”, comentou Eduardo.

Em mais uma participação bastante expressiva, as meninas da Tandem B colocaram novamente o Brasil no pódio. Marcia Fanhani (deficiente visual) e Cristiane Silva (piloto) conquistaram a medalha de bronze na prova de resistência. O ouro e a prata ficaram com as canadenses Shibley e Lemiski, e Bouchard e Gagnon, respectivamente. As brasileiras Gilce Duarte e Lorena Oliveira (piloto) completaram a prova na 6ª colocação.

Com esses resultados, o Paraciclismo Brasileiro encerrou a sua melhor campanha em Jogos Parapan-Americanos. No total, foram oito medalhas, sendo três ouros, uma prata e 4 bronzes. A participação histórica confirma a excelente fase da modalidade no Brasil e coloca o país entre as principais potencias da atualidade.

“Estamos saindo muito satisfeitos. Conseguimos conquistar pódio em todas as classes, foram oito medalhas no total, um feito histórico para o Brasil. Essa evolução no quadro de medalhas é muito importante. Isso é resultado de um trabalho que a gente vem fazendo há algum tempo, então estamos começando a colher os frutos. Alcançamos nosso objetivo em Lima e agora vamos dar continuidade aos trabalhos focados na classificação e preparação para Tóquio 2020”, destacou Edilson Rocha “Tubiba”, Coordenador do Paraciclismo na CBC.

Medalhistas brasileiros do Paraciclismo:
Ouro (3)
Lauro Chaman – Prova de Perseguição Individual (Pista)

Lauro Chaman – Prova de Resistência (Estrada)

Eduardo Pimenta – Prova de Resistência (Estrada)

Prata (1)
Lauro Chaman – Prova de contrarrelógio individual (Estrada)

Bronze (4)
Marcia Fanhani e Cristiane Silva (Piloto) – Perseguição Individual (Pista)

Marcia Fanhani e Cristiane Silva (Piloto) – 1km contrarrelógio (Pista)

Marcia Fanhani e Cristiane Silva (Piloto) – Prova de Resistência (Estrada)

Eduardo Pimenta – Prova de Contrarrelógio Individual (Estrada)

Fonte: Assessoria de Comunicação - CBC

Nenhum comentário: