sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Etapa Urubici (SC) do Sense Enduro Cup definirá primeiro Campeão Brasileiro oficial de Enduro Competição acontece em Meca do fun ride, nos dias 16 e 17 de novembro

Diferente do que acontece em uma prova de cross-country, uma competição de Enduro costuma ter um ar muito mais solto, com uma grande parcela dos participantes procurando apenas uma oportunidade de pedalar em trilhas bem feitas e super divertidas. Este é o verdadeiro espírito do fun ride, que nasceu junto com o mountain biking nos anos 1970.

Quando a Sense apresentou o Sense Enduro Cup no começo deste ano, o objetivo foi levar este espírito de diversão para mais pessoas, e também elevar o nível do Enduro no Brasil, profissionalizando ainda mais as competições e melhorando o contato entre público, patrocinadores e atletas. Para isso, a organização fez uma parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), criando o primeiro campeonato nacional oficial da modalidade - a novidade segue uma tendência internacional, que começou no ano passado, quando a UCI passou a chancelar o Enduro World Series, competição mais importante da categoria. 

Além disso, a organização da prova aposta em formato do tipo evento esportivo, com uma arena de apoio onde o público pode interagir com os atletas, além de um prólogo que coloca espectadores e ação no mesmo lugar - geralmente ele acontece em alguma trilha ao lado da arena. 

“O prólogo foi a maneira que encontramos para colocar o público em contato direto com toda a ação de uma prova de Enduro. A novidade é inédita no Brasil e foi muito bem recebida por atletas e por quem vai acompanhar a competição” explicou Gustavo Abah, do departamento de marketing da Sense Bike. 



“Os eventos foram muito bem recebidos por todos, não só pela estrutura física, mas também pelo carinho na escolha das trilhas e dos percursos. Detalhes como flow, sinalização, obstáculos e tempo de cada especial foram levados em conta, com trajetos feitos por quem participa ativamente do cenário nacional do Enduro”, complementou Gustavo.

Final em Urubici 
Conhecida por bikers de todo o Brasil como um dos melhores lugares do país para a prática do Enduro e do Mountain Biking em geral, Urubici, em Santa Catarina, será palco da decisão final do Sense Enduro Cup 2019. Até então, a série passou por Nova Lima, Minas Gerais, nos dias 6 e 7 de Abril e por Petrópolis, Rio de Janeiro, em 13 e 14 de Julho. Entre as mulheres, ambas as etapas tiveram Danielle Daher como vencedora, com a atleta somando 600 pontos. Nara Faria, a segunda colocada, acumula um total de 500 pontos. 



Já entre os homens, a liderança está com Bernardo Cruz, atleta que levou a etapa de Petrópolis e ficou em terceiro em Nova Lima, somando assim 520 pontos. O segundo posto está com Julio Giani, com 430 pontos. Levando em conta que os três primeiros lugares somam 300, 250 e 220 pontos respectivamente e que os quatro atletas estarão presentes em Urubici, a disputa em ambas as categorias de elite está em aberto.  


“Nosso objetivo com as etapas foi testar os pilotos em diferentes condições de trilhas, representando um pouco do que o Brasil tem para oferecer para o mountain biker. Em Minas, o ponto alto foram as pedras e o minério típico da região. Já em Petrópolis, trechos da Mata Atlântica e trilhas com grandes inclinações foram o destaque”, comentou Abah.

Este detalhe foi reconhecido também por quem compete, com boa parte dos participantes destacando positivamente a variedade das locações escolhidas. “As primeiras etapas exigiam preparo físico dos pilotos. Na segunda etapa tivemos que empurrar bastante e bike, o que exige um outro tipo de preparo. As pistas foram muito bem marcadas e escolhidas a dedo, com o nível técnico alto”, comentou a líder Danielle Daher.

“Os terrenos foram bem diversos e específicos para cada região, o que não favoreceu ninguém. Por isso, minha expectativa na última etapa é manter a constância para pegar o título de Campeã Brasileira”, complementou Danielle. 



“Urubici é uma região maravilhosa, um canto do Brasil muito especial, com um visual espetacular e vegetação única. Desta vez, o Vale Europeu Catarinense será visitado em uma época de mais calor e provavelmente não teremos chuvas. As trilhas são rápidas, técnicas e divertidas ao mesmo tempo. A região tem uma cultura muito forte do mountain biking, com os locais preparando muitas trilhas e novidades para o evento”, complementou Christian Wagner, diretor técnico da prova. 

Viagem com tudo pago para assistir a final do EWS na itália
Além da estrutura completa montada em uma arena de 2300 metros quadrados com shows, DJs, diversos food trucks, apresentações variadas, cerveja e trilhas de elevadíssima qualidade, a organização do Sense Enduro Cup ainda pensou em um outro grande estímulo para os pilotos que participam da prova - o sorteio de três viagens com tudo pago para assistir uma etapa do Enduro World Series.


Com os nomes dos vencedores dos dois primeiros sorteios já anunciados, a etapa final selecionará o último vencedor da promoção. Além disso, o local da viagem também foi revelado - trata-se da etapa final da do EWS 2020, competição que será realizada em Finale Ligure, Itália, nos dias 26 e 27 de Setembro. A promoção é válida apenas para atletas inscritos na prova, com o sorteio sendo realizado durante a etapa de Urubici do Sense Enduro Cup. 

As inscrições para a terceira etapa do estão abertas e com desconto promocional de 25% até o dia 12 de Outubro. 


Ranking Sense Enduro Cup 2019
Elite Masculino
1 - Bernardo Cruz - 520
2 - Julio Giani - 430
3 - Henrique Becker - 420
4 - Leonardo Mattioli - 390
5 - Wallace Miranda - 370

Elite Feminino
1 - Danielle Daher - 600
2 - Nara Faria - 500
3 - Barbara Jechow - 440
4 - Luiza Zanini - 200
5 - Lucy Onodera - 200

Nenhum comentário: