domingo, 24 de novembro de 2019

Confraternização e diversão marcam a Diverge Gravel Race Brasil Ride

Primeira prova do país exclusiva na modalidade Gravel tem sua segunda edição neste sábado (23) em Botucatu (SP) com vitórias de Douglas Santiago e Victoria de Sá

A segunda edição da Diverge Gravel Race Brasil Ride é mais uma vez um sucesso, realizada neste sábado (23) em Botucatu (SP), na Cuesta Paulista. Em clima de encontro com amigos, o evento reuniu no Celeiro Restaurante cerca de 150 ciclistas de todo país que encararam percursos com lindos visuais em duas distâncias: a dos 90 km e 1.292 m de altimetria acumulada, que fez sua estreia no evento, e o percurso de 65 km, com altimetria acumulada de 1.172 m. 


"Foi diversão para todo mundo, a competição foi muito dinâmica com trocas de posições entre os líderes, o que é muito legal da Gravel é esse ambiente relaxado, que apesar de competir sempre é um ambiente amigável e diferente. Como ninguém entende nada desse negócio todo mundo fica igual e vira criança para se divertir em cima da bicicleta", comenta Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

O Brasil é definitivamente o país para as bicicletas de Gravel, capaz de percorrer estradas de asfalto e percursos "off-road" como pavimentos em terra, cascalhos e até trilhas leves, onde cada vez mais os atletas estão se aventurando na nova modalidade.

"O desempenho da minha Diverge foi sensacional. Nunca tinha corrido com este tipo de bicicleta. A agilidade e a velocidade que ela te entrega é igual uma road, que estou acostumado. Então coloquei muita confiança e somente errei em alguns trechos por mera inexperiência na modalidade", disse o campeão geral Douglas Santiago, da equipe Velo48 de São Paulo (SP), que completou os 90km de percurso em 3 horas, 2 minutos e 50 segundos, numa velocidade média de 30.5 km/h, em que assegurou o título somente a 4 quilômetros do final após um duelo contra o atleta Vitor Fonseca, da Cadence Bicicletas.

"Foi um percurso duro com muitas subidas, mas ao mesmo tempo muito divertido, já que a Gravel é uma bike rápida, diferente de uma mountain bike ", explicou Michel Fernandes, da loja BikeShow de Maringa/PR, que viajou quase 500 quilômetros para vivenciar essa experiência e ainda terminar em top 5 geral.

Já a mulher mais rápida foi novamente Victoria de Sá, da equipe Fuga de São Paulo (SP) com o tempo de 3h50min30seg, seguida por Cristiane Silva (3h54min49seg) e Bianca Julio 4h14min03seg.

Todos os atletas que completaram o percurso puderam sentir-se vencedores por serem protagonistas de um momento histórico do ciclismo brasileiro.
“Foi apenas a segunda de uma prova exclusiva de Gravel com todo o clima, espírito e identidade própria”, acrescenta Mário Roma. Outro aspecto importante foi do evento acontecer no sábado de tarde: "Pensamos na comodidade do ciclista, assim os participantes podem curtir a prova e o happy hour e, no dia seguinte, retornarem com segurança para suas casas" - complementa Eduardo Gasperini, Diretor de Marketing e Desenvolvimento de Mercado da Specialized Brasil.
Inovar ou Morrer
Desde que a Specialized foi fundada em 1974, o DNA da marca sempre foi a inovação. Sob o lema “Innovate or Die” (Inovar ou Morrer), a marca desenvolveu os melhores equipamentos e bicicletas com benefícios cientificamente comprovados. E neste espírito de inovação é que nasceu a Brasil Ride Diverge Gravel Race em 2019 agora com suas edições.
A Specialized oferece em sua linha o modelo Diverge, bicicleta específica para Gravel com tamanhos de rodas aro 700 e com guidão Drop (tipo curvado usado no ciclismo estrada) concebidas para ciclistas que apreciam andar rápido em quaisquer condições.

Uma Gravel bike não é mountain bike nem estrada. Ela mistura os elementos das bikes de estrada (speed), caracterizadas por pneus finos e geometria agressiva, somados a capacidade de encarar aos terrenos irregulares do mountain bike, como pisos mistos de terra, grama, pedriscos ou qualquer outro tipo de superfície.

As "bikes para cascalhos", numa tradução livre e simplista são uma nova e crescente tendência no mundo do ciclismo. As Gravels desafiam os limites do que se é possível fazer com uma bike de estrada, nos estimula a divergir e buscar a aventura onde antes não era possível com uma bicicleta de estrada tradicional. 
Resultados completos no site da Brasil Ride
Sobre a Specialized
A Specialized foi fundada em 1974 por ciclistas, para ciclistas. Com base no norte da Califórnia, seu foco está nas necessidades dos praticantes, produzindo produtos funcionais e tecnicamente avançados, que fornecem um benefício de desempenho.

Nenhum comentário: