sábado, 25 de janeiro de 2020

Caloi e Cannondale, em parceria com Henrique Avancini, lançam projeto para mudar a história do ciclismo brasileiro de alta performance

  • Marcas reforçam seus patrocínios junto ao atleta e lançam as equipes Caloi Team e Cannondale Brasil Racing para 2020
    • Formar novos talentos do mountain bike e ajudar os atletas a se desenvolverem profissionalmente para grandes conquistas movem os dois projetos



Três potências do ciclismo unidas. Caloi, referência em bicicletas no Brasil, Cannondale, líder global em bicicletas de alta performance, e o atleta Henrique Avancini, maior nome da história da modalidade no País, reforçam seu compromisso em ajudar o ciclismo brasileiro a se desenvolver com o lançamento das equipes Caloi Team e Cannondale Brasil Racing. 

 

As duas equipes já existiam, mas agora estão remodeladas, com novos atletas, e sob nova gestão esportiva. Henrique Avancini seguirá competindo pela equipe global Cannondale Factory Racing, mas estará mais próximo aos dois times nacionais, atuando como mentor dos atletas para ajudar no desenvolvimento dos jovens ciclistas. Ruy Avancini, pai de Henrique e ex-atleta profissional, será o responsável por comandar as duas equipes, que participarão das principais provas da América do Sul e no mundo.

 

“Este é um projeto inovador, desafiador e, ao mesmo tempo, muito empolgante. O ciclismo brasileiro passa por um momento inédito, e a Caloi se orgulha em ser protagonista mais uma vez”, afirma Eduardo Rocha, diretor de marketing da Caloi e da Cannondale no Brasil. “De uma só vez a gente vai reunir toda a estrutura necessária para atletas muito promissores, com a supervisão e a convivência de um campeão do nível do Henrique Avancini. Será uma oportunidade única de entender como um atleta do nível dele treina e se prepara física e emocionalmente para cada desafio”.

 

Outra novidade está na nova estrutura oferecida aos jovens atletas, que levará o nome de Henrique Avancini Racing. Em Petrópolis, Rio de Janeiro, onde Avancini reside e treina a maior parte do ano, foi montado um centro de excelência para auxiliar na formação dos ciclistas. Profissionais de educação física, fisioterapia, psicologia, nutrição, engenharia e mecânica estarão à disposição dos atletas, além de pistas de treino, moradia e outros diferenciais. 

 

A antiga equipe Caloi Avancini Team, lançada em 2018, agora ganha o nome de Caloi Team e apresenta um novo integrante: o baiano Ulan Galinski, que se junta a Pedro Lage e Marcela Lima. O foco do time continua sendo o desenvolvimento e a formação de jovens talentos do Mountain Bike nacional, visando à constância da presença brasileira no cenário mundial de alta performance.

 

Já trabalhar com a equipe Cannondale Brasil Racing será uma grande novidade para Henrique e seu pai. O time, lançado em 2018, tem uma nova formação e o objetivo é lutar por todos os pódios possíveis. Edson Rezende, atual campeão brasileiro sub-23 e ex-integrante da Caloi Avancini Team, passa a ser o parceiro de Guilherme Muller, segundo brasileiro do ranking de XCO da União Ciclística Internacional (UCI).

 

“Concretizar este projeto é uma grande realização. Estamos oferecendo um ambiente profissional, com as ferramentas necessárias para o crescimento individual dos atletas. Eu não tive essa possibilidade e são poucas equipes no Mundo que operam neste nível. Fico grato por termos a chance de mais uma vez estabelecermos um novo padrão de referência para a modalidade e causa que dedico a minha vida. Construir atletas sob princípios consolidados possibilita o desenvolvimento cultural do esporte e da bicicleta como um todo. Acredito no time e em todos os parceiros que abraçam essa missão”, fala Henrique Avancini.

 

“Quando parei de competir e abri a loja de bicicletas, achei que minha vida seria só lazer. Mas veio o Henrique, ele começou a competir, mostrando grande potencial dentro do ciclismo, e o esporte de alta performance voltou à minha vida. Com essa transformação, que foram anos de aprendizado e onde estamos sempre ganhando mais conhecimento, surgiu a vontade de trabalhar com os jovens para passar a nossa experiência. Assim, primeiro surgiu o AVA Project, em 2015, e o projeto foi ganhando corpo, veio então o Caloi Avancini Team e agora esse novo desafio, com as equipes Caloi Team e Cannondale Brasil Racing. Ajudar o desenvolvimento do mountain bike brasileiro é o nosso desafio e missão”, diz Ruy Avancini.

 

A ligação da Caloi com Henrique Avancini começou em 2012, no lançamento do Caloi Elite Team. Com o crescimento do atleta no cenário mundial, ele migrou para a Cannondale Factory Racing, equipe que lhe dá todo o suporte para participar das principais competições internacionais e que ano passado conquistou o título da Copa do Mundo por equipes. As marcas Caloi e Cannondale pertencem ao grupo canadense Dorel, que no Brasil, por meio da divisão Dorel Sports, ainda comercializa as marcas GT, Schwinn e Fabric.

 

A equipe Caloi Team será apoiada pelas marcas Shimano, Schwalbe, Fizik, Barbedo, FSA, GU, Fabric, ABUS, FOKUS, Bauerfeind, Oakley, Amino Vital e Lithium. 

 

Já a Cannondale Brasil Racing tem os apoios de Shimano, Fizik, Schwalbe, Barbedo, GU, Oakley, Bauerfeind, Lithium e Amino Vital.

 


Caloi Team: @caloiperformance
Cannondale Brasil Racing: @cannondalebr
Henrique Avancini Racing: @henriqueavanciniracing]
 

FICHA TÉCNICA DOS ATLETAS

 

Caloi Team

 

Nome: Marcela Lima Braga Matos  

Idade: 19 anos 

Local de Nascimento: Itabirito (MG) 

Principais conquistas: 2 vezes vice-campeã brasileira e campeã da World Cup XCE etapa Congonhas 

 

“Comecei aos 16 anos e, com 18, ingressei na Caloi Avancini Team, um dos momentos mais marcantes da minha carreira. Sinto-me privilegiada em fazer parte da equipe. Em 2020, os trabalhos seguirão firmes e a dedicação será ainda maior, pois a equipe cresce e evolui junta e, com isso, os resultados serão consequência.”

 

Nome: Ulan Galinski

Idade: 21 anos 

Local de Nascimento: Vale do Capão (BA)

Principais conquistas: número 1 do ranking brasileiro de XCO sub-23 em 2019; vice-campeão brasileiro de XCO sub-23 2019; campeão da 3ª etapa da Copa Internacional, categoria Júnior 2016; tetracampeão baiano 2015, 2016, 2017, 2018

 

“Eu me sinto honrado por fazer parte desse projeto inovador no mundo da bike no Brasil, que é a unificação de duas grandes equipes, de duas grandes marcas, com os melhores profissionais e boas pessoas, onde poderemos nos unir, trabalhar e crescer juntos. Tentaremos extrair o melhor uns dos outros, e isso me dá a certeza que será um projeto de muito sucesso. Acho que 2019 foi o ano mais importante da minha carreira até então, não simplesmente por ter tido bons resultados, mas pelo fato de ter amadurecido muito como atleta e ser humano. Pude entender de forma mais clara como funciona o processo de ser um atleta de alto rendimento e passei a sonhar cada vez mais alto. Já para 2020 quero me desenvolver como atleta e conquistar meu espaço entre os melhores ciclistas do Brasil.”

 

Nome: Pedro Lage

Idade: 20 anos 

Local de Nascimento: Conselheiro Lafaiete (MG)

Principais conquistas: Vice-campeão Brasileiro Júnior 

 

“Difícil mensurar com palavras tamanha felicidade em estar por mais uma temporada neste projeto, e o quanto 2020 marcará a minha carreira e o MTB Brasileiro. O ano de 2019 foi atípico para mim. Iniciei em uma crescente considerável, com bons resultados, mas fui interrompido por uma lesão grave no joelho enquanto competia. Como lidei e contornei essa situação, tenho certeza de que adquiri a resiliência e maturidade necessárias para fazer um excelente trabalho nos próximos anos.”

 

Cannondale Brasil Racing

 

Nome: Edson Rezende

Idade: 23 anos 

Local de Nascimento: Lavras (MG) 

Principais conquistas: vice-campeão brasileiro 2016, campeão mineiro 2016, 8º colocado geral no Brasil Ride e 3º colocado na América Man, Campeonato Brasileiro Sub-23 em 2019, Campeonato Internacional Estrada Real na Elite e a Brasil Ride na American Man

 

“Quero continuar me desenvolvendo, como tenho feito nos últimos anos, para que consiga ter bons resultados. Meu principal objetivo é me consolidar no top 3 da elite brasileira e estar no top 3 das principais provas do país.”

 

Nome: Guilherme Muller

Idade: 26 anos 

Local de Nascimento: Monte Sião (MG)

Principais conquistas: vice-campeão brasileiro 2019, campeão da Taça Brasil, campeão Abierto Across Argentina, Campeão da Copa Barnechea Chile

 

“Em 2020 embarcamos em um projeto totalmente inovador para o ciclismo brasileiro. Estou muito feliz em poder vivenciar todo esse crescimento do esporte. As metas em 2020 são grandes e estamos empenhados para colher bons frutos de todo esse trabalho.”

 

Sobre a Caloi

A Caloi é uma marca brasileira de 122 anos com atuação em diversos segmentos, desde produtos infantis até performance. A marca produz cerca de 800 mil produtos por ano que são distribuídos em todo Brasil em diferentes canais, desde bike shops até grandes redes de varejo. A empresa pertence ao grupo canadense Dorel, que além da Caloi também é detentor de outras marcas globais, como Cannondale, GT, Schwinn e Fabric, que são distribuídos no Brasil.

 

Sobre a Cannondale

Fundada em 1971, a Cannondale é líder da indústria global, com uma forte reputação em design, inovação e qualidade no desenvolvimento e fabricação de bicicletas de alta performance, vestuário e acessórios. A sede da companhia está localizada em Wilton, Connecticut, EUA, com escritórios espalhados pelo mundo. A marca faz parte do grupo canadense Dorel Sports e no Brasil é comercializada pela Caloi. Para mais informações, acesse www.cannondale.com.br.

 

Sobre a Dorel Sports

A Dorel Sports chegou ao Brasil em 2013, quando a companhia realizou a compra da Caloi, marca sinônimo de bicicleta no País. A empresa pertence ao Grupo canadense Dorel, que atua em três divisões de negócios (Dorel Sports, Juvenile e Home) e está presente em dezenas de países com mais de 9.000 colaboradores. 

 

Além da Caloi, a Dorel Sports comercializa no Brasil as marcas globais Cannondale, Schwinn, GT e Fabric. Presente em todo o território nacional, a empresa tem fábrica em Manau e, escritório administrativo em São Paulo, contando com 750 funcionários.

Nenhum comentário: