sábado, 25 de janeiro de 2020

Sense Factory Racing é apresentada com novidades para 2020

Equipe oficial da Sense chega com novos patrocinadores, forte apoio aos atletas e projeto para as olimpíadas de Tóquio
Ao longo dos anos, a Sense Factory Racing, equipe oficial da Sense Bike, vem se consolidando como um projeto que visa elevar o mountain biking nacional a um patamar mais elevado. Agora, com sua nova formação para 2020, a equipe promete seguir trabalhando com a mesma filosofia, apresentando novos patrocinadores e uma estrutura ainda mais avançada para seus atletas. 


“Nós proporcionamos uma grande estrutura para nossos atletas, mas trabalhamos todos os dias para poder melhorar ainda mais e contribuir para a performance de nossos bikers. Trabalharemos para que, no futuro, possamos ter as mesmas condições oferecidas pelas equipes da Europa.
Do ponto de vista esportivo, nosso principal objetivo é representar o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio. Para isso, confiamos muito em nossa mountain biker Jaqueline Mourão”, afirmou Marlen Ferreira, líder de MTB da Sense e Team Manager da Sense Factory Racing.

Atletas Sense Factory Racing
Para encarar competições de mountain biking dentro e fora do Brasil, mais uma vez, a Sense Bike aposta em um time formado por atletas de diferentes idades e níveis de experiência. Isso porque, segundo Marlen Ferreira, a combinação entre os anos de experiência e a energia típica dos mais jovens é uma excelente combinação em uma equipe profissional, sendo capaz de criar um ambiente de estímulo e de aprendizado.

Jaqueline Mourão

Jaque é, sem sombra de dúvidas, uma das atletas mais importantes e vencedoras da história do mountain biking brasileiro. Do alto de seus 44 anos, ela esteve presente nos primórdios do esporte na década de 1990 e, nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e em Pequim 2008, foi nossa representante. Depois disso, Jaqueline se “aposentou” do MTB, focando suas atenções nos esportes de inverno - ela representou o Brasil em jogos olímpicos entre 2006 e 2018. 


Ainda em 2018, Jaque voltou a competir de MTB e, logo de cara, venceu o campeonato brasileiro de XCO. Em 2019, representando a Sense Factory Racing, conquistou  resultados importantes como o Bronze nos Jogos Pan-Americanos e a vitória na classificação geral da Copa Internacional de MTB e está um passo mais perto de seu maior objetivo - representar o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, que começam no dia 24 de Julho de 2020.

“A experiência de estar correndo em uma equipe grande está sendo ótima e 2019 foi um ano muito especial pra mim. Equipe nova, muitas provas, onde pude me reconectar com o público do MTB e também me reconciliar com o passado, conquistando a medalha nos Jogos Pan-Americanos, que escapou em 2007”, comentou Jaque, que ficou em quarto lugar nos Jogos daquele ano, realizados no Rio de Janeiro. 

“Este resultado foi o melhor do Brasil durante anos, mas era a maior frustração na minha carreira...então lavamos a alma”, complementou.

“Estou liderando a corrida para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 por 350 pontos. O ano de 2019 foi muito importante para colocarmos o Brasil no top 21. Foi uma temporada muito exigente e estratégica, onde tive que, realmente, abraçar a causa e sacrificar os resultados para alcançar pontos para o Brasil. A sinergia com Sense me ajudou muito a ter carta branca para decidir meu calendário e alcançar meus objetivos. Estivemos muito alinhados durante todo o ano e o que ajudou muito é que a comunicação foi diária e transparente”, comentou. 

“Estamos, praticamente, à 6 meses para os Jogos e temos ainda grandes desafios pela frente, como o campeonato Pan-Americano e o campeonato Mundial, mas o "alicerce" já foi feito. Espero manter minha média de pontos para concentrar na preparação para os Jogos Olímpicos. Finalizo o ano na 36ª posição no ranking  mundial e espero, para 2020, conseguir minha terceira participação no MTB, totalizando sete presenças em Jogos Olímpicos”, finalizou. 

Giuliana Morgen 

Um dos maiores fenômenos do esporte dos últimos tempos, Giugiu terá muitos novos desafios em 2020. Isso porque, depois de completar 16 anos, a atleta sobe da Juvenil para a Júnior, categoria em que ela deve seguir buscando vitórias e ganhando experiência dentro e, principalmente, fora do Brasil - para se ter ideia, a Sense Factory Racing promete levar sua jovem atleta para o exterior, nada menos do que em 11 ocasiões. 


Além disso, para aprimorar ainda mais sua técnica, a atleta passará a competir também de Enduro, modalidade na qual ela já mostrou seu grande potencial durante as etapas do Sense Enduro Cup. 

Para este ano, um dos principais focos de Giugiu será a disputa de etapas da XCO Junior World Series, competição que equivale a Copa do Mundo de MTB XCO. Com isso, a equipe espera que Giugiu reúna experiência em disputas internacionais para, um dia, estar em pé de igualdade com as melhores ciclistas do mundo. Para completar, ela deve correr o Campeonato Mundial de MTB XCO, que acontece em Junho, na Alemanha.

Para suas viagens, ela contará com todo o apoio da equipe, que deve deslocar um time de profissionais experientes para ajudar Giugiu, com detalhes como alimentação e mecânica, para que a ciclista possa manter o foco naquilo que ela faz de melhor - ir da linha de largada até a de chegada no menor tempo possível. 

Mário Couto 

O jovem de Divinópolis, Minas Gerais, promete elevar o patamar de seu desempenho em seu último ano na Sub-23. Para 2020, o maior objetivo dele é tornar-se tricampeão brasileiro de MTB XCO, recuperando a boa forma que sempre o acompanhou ao longo de sua carreira, mas que, no ano passado, apenas foi reencontrada no final da temporada. 


“Estou treinando já faz um mês e meio para o ano que vem, e os treinos estão rendendo bastante. Esse ano encurtamos as férias e fiquei só 20 dias parado, tudo pensando no ano que vem. Como é minha última temporada de Sub-23, estou buscando novas experiências na categoria Elite para obter resultados mais expressivos”, comentou Mário.  

“A expectativa é grande e o calendário está bem completo, com várias provas fora do país. Logo no começo do ano teremos uma corrida classe 1 de XCO e classe 3 de XCC, em Porto Rico. Muito legal começar a temporada com uma prova internacional e isso será muito bom para buscar, novamente, meu título de Campeão Brasileiro, além da medalha no Pan-Americano, dois grandes objetivos meus para 2020”, finalizou Mário.

Albert Morgen

Albert Morgen, pai de Giuliana Morgen, é uma das maiores lendas do mountain biking nacional. O atleta competiu em grande nível até meados dos anos 1990 e, antes de parar com as provas, foi um dos maiores representantes do nosso esporte. Empolgado com o sucesso da filha, Albert resolveu voltar a competir, mas com foco nas provas de E-MTB.

 

No ano passado, além de se tornar o primeiro Campeão Brasileiro de E-MTB o primeiro colocado na classificação geral da Copa Internacional de Mountain Bike, Albert foi vigésimo primeiro no primeiro campeonato mundial oficial de MTB XCO de E-MTB, competição realizada pela UCI, em Mount-Sainte-Anne, no Canadá, juntamente com o Mundial de XCO. Vale destacar que, junto com ele, correram nomes como Julien Absalon, Jaroslav Kulhavy e Christoph Sauser, revelando o altíssimo nível da prova. 

Rafael Juriti 

Representante da Sense Factory Racing no Cross Triathlon, Rafael Juriti conquistou resultados importantes no ano passado, como o terceiro lugar na classificação geral do Xterra Brazil, principal competição da modalidade. Durante a temporada, ele venceu a etapa de Ilha Grande e ficou em segundo lugar na de Agulhas Negras, além de vencer uma prova em Pará de Minas. Para 2020, o objetivo de Juriti é focar as atenções no circuito Pan-Americano de X-Terra, além de correr o Mundial da modalidade no Havaí. 


“No ano retrasado fiquei em sétimo no Pan-Americano, que foi o melhor brasileiro. Para o ano que vem, o objetivo é ficar no TOP 5. Além disso, quero correr o mundial de X-Terra no Havai e fechar o circuito brasileiro em TOP 2”, comentou Juriti, que promete ser presença marcada na tenda da Sense Factory Racing em diferentes provas e eventos em que a equipe estiver presente.  

Rubens Donizete Valeriano

Além dos atletas citados acima, o time ainda conta com a presença de Rubens Donizete Valeriano, um dos maiores nomes da história do MTB nacional que está passando por um processo de julgamento depois de testar positivo para o diurético Furosemida, em um exame realizado durante o Campeonato Brasileiro de XCO 2019. 


Segundo um laudo realizado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, um dos suplementos do atleta estava contaminado. Por conta de sua suspensão temporária até que o julgamento seja realizado, a agenda do atleta ainda não foi liberada. 

Diego Knob

O piloto Diego Knob é um dos atletas mais conhecidos do cenário nacional do Enduro. Além de ter muita experiência e habilidade sobre a bike, Knob ainda desenvolve um trabalho muito importante na construção e nos projetos de trilhas. Durante as três etapas do Sense Enduro Cup, primeiro campeonato brasileiro oficial de Enduro, com chancela da CBC, ele foi responsável pelo trail-building do percurso, criando desafios que testaram as diferentes habilidades que um piloto precisa ter para vencer nesta categoria e momentos de muita diversão para os participantes das provas. 


Para a próxima temporada, além de seguir com este trabalho, ele deve voltar a participar de competições de enduro em alto nível, algo que havia ficado em segundo plano para ele nos últimos anos. 

Patrocinadores

Ao longo dos anos, a Sense Factory Racing sempre contou com o apoio de grandes marcas. Para a temporada 2020, o time ganha importantes reforços, sendo agora patrocinado pela Sense Bike e por outras marcas como LM Bike, Sentec, ASW, Shimano, Fox Ride, Michelin, Exceed, Fizik e HB. 

“Para nós é fundamental ter parcerias com marcas que agregam, não só ao nosso projeto, mas também para o esporte como um todo. Por isso abrimos o projeto para outras marcas e nos sentimos honrados em representar empresas que são referência no mercado”, comentou Marlen Ferreira. Dentre as novas parcerias, ele destaca a presença da HB óculos e da Michelin Pneus, duas marcas que passarão a apoiar a Sense Factory Racing à partir de 2020. 

“A HB foi fundada em 1971 pelo surfista australiano Terry Fitzgerald, que, além de competidor, era um excelente shaper, tendo criado tecnologias que revolucionaram o esporte. Por isso, sempre tivemos uma forte ligação com design e esportes de adrenalina”, explicou Rafael Fonseca, gerente de marketing da HB.  

“Hoje estamos inseridos em diverso esportes onde a adrenalina está presente e somos amantes do ciclismo, um esporte em que o óculos é um equipamento de proteção. Por isso, vimos esta parceria como um desafio e uma oportunidade para desenvolver equipamentos bonitos e funcionais. Isso porque, como indústria ótica, queremos trazer soluções para os óculos de performance”, complementou. 

Outra marca de respeito, que passa a oferecer suporte e equipamentos para a Sense Factory Racing é a Michelin, que, para a temporada, escolheu gamas de pneus utilizadas pelos grandes campeões do mundo, em todas as categorias de ciclismo e MTB, cujas tecnologias também estão acessíveis para os pneus de atletas amadores.
 
“Estamos muito felizes com esta nova e promissora parceria! Os atletas da Equipe Sense agora poderão sentir nas pistas todo o diferencial tecnológico dos pneus Michelin, que oferecem máxima performance e maior resistência, proporcionando mais agilidade e confiança para os atletas. E claro, queremos mais vitórias!”, celebra Adriana Shoshan, diretora de Marketing da Michelin América do Sul.


Além disso, parceiros de longa data como a ASW  também prestam um importante suporte para a Sense Factory Racing, criando um cenário de estímulo para diferentes gerações do esporte.

“Estamos entrando em nosso quinto ano de parceria com o time da Sense, acompanhamos a evolução dele nos últimos anos e enxergamos isso com bons olhos. Em 2020, nosso foco em ciclismo de alta performance é a Sense Factory Racing e mais uma vez vamos abraçar todos os atletas, com todas as suas demandas”, explicou Loris Verona Jr., Gerente Comercial da divisão Bike da ASW.

“Nós ouvimos muito o feedback dos atletas para desenvolver novos produtos e tecnologias e é um grande orgulho fazer parte do projeto. Acreditamos muito na Jaqueline Mourão, que é a representante feminina no Cross-Country nas olimpíadas e ainda temos a Giugiu, que é um tesouro dentro da equipe e o Mário, que é um cara com um super potencial”, complementou Loris. 
  
Com fortes patrocínios e um time robusto de atletas, a Sense Factory Racing segue para mais uma temporada atrás de seu principal objetivo: seguir melhorando,  para estimular o esporte nacional. 

“É só unindo forças que nós vamos conseguir levantar o patamar do mountain biking e do ciclismo brasileiro. Para nós, aqui na Sense Factory Racing, e também para nossos atletas e patrocinadores, o objetivo é sempre melhorar. É uma filosofia da marca, do time e de cada um de seus integrantes”, finalizou Marlen Ferreira. 

A Equipe Sense Factory Racing 2020 conta com patrocínios da Sense Bike, LM Bike, Sentec, ASW, HB, Shimano, Michelin, Fox Ride, Fizik, Exceed. 

Acompanhe a Equipe Sense Factory Racing nas redes sociais:

Fotos: Alemão Silva / Fabio Piva / Ney Evangelista / Pedro Cury / Thiago Lemos

Nenhum comentário: