sexta-feira, 19 de junho de 2020

Quais os benefícios dos pneus mais largos no MTB e como escolher a melhor opção?

Kenda Saber Pro
Mais que uma tendência, a escolha por perfis mais largos de pneus de bicicleta já é uma realidade. Seja nas trilhas mais extremas ou no mountain bike mais leve, ciclistas de todas as modalidades vão em busca dos benefícios que pneus 2.4 podem trazer em relação aos 2.0 mais tradicionais. Conheça as vantagens deles e saiba como escolher o pneu ideal, de acordo suas necessidades.





Gilberto Nunes, analista de produtos da Isapa, distribuidora exclusiva da Kenda no Brasil, explica que o fato dos pneus mais largos terem uma área de maior contato com o solo traz muitos benefícios para o ciclista.
“Este é o maior diferencial dos pneus mais largos. Desta forma, além de melhorar tração do pneu, essa maior largura aumenta a aderência nas curvas e o controle da bicicleta em si”, comenta.
Além disso, estes pneus não precisam de uma calibragem tão alta. Então, é possível ter uma pedalada mais confortável. Isso ocorre pois, com uma área maior de contato, fica mais fácil de o pneu se moldar às irregularidades do terreno.
Principalmente no MTB, mas também nas modalidades mais agressivas, que estão crescendo cada vez mais aqui no Brasil. Como por exemplo o all mountain e o enduro, com ciclistas buscando mais desafios e diversão em trilhas mais técnicas.
Atenção à escolha do aro da roda
Para poder se beneficiar de tudo isso, porém, Gilberto alerta sobre a importância da carcaça do pneu ser também volumosa.
“É preciso considerar isso e a largura do aro da roda, especialmente a largura interna do aro. Não adianta colocar um pneu 2.4 e usar uma roda antiga que foi feita para pneus 1.95, pois trará dificuldades como instabilidade em curvas”, lembra ele.
É possível encontrar no mercado algumas opções de rodas mais modernas, com um perfil mais largo de aro, que adapte melhor os pneus também mais largos. Ou, então, a depender do modelo que possui, trocar apenas o aro, já que algumas opções no mercado permitem isso.
“Uma ótima solução pra quem usa pneus mais largos, como um 2.4, mais voltado para o cross country, é o aro Absolute Wild. É um modelo bem acessível, com excelente custo X benefício, compatível com tubeless e que possui 26mm de largura interna”, indica Gilberto.
Como escolher um pneu mais largo?
O especialista também lembra que para encontrar o pneu ideal, é preciso ter consciência do que se procura. Porque o melhor pneu é aquele que se adapta à sua necessidade e tipo de uso: “antes de tudo é preciso saber qual o seu objetivo e qual a sua utilização da bike. Não adianta você comprar um pneu específico para trilhas se você pedala muito mais em estradões, por exemplo”.
Sobre isso vale lembrar que, no mountain bike, estradão são aquelas vias de terra super tradicionais de norte a sul no Brasil, onde em grande parte das vezes as bikes dividem espaço com carros, cavalos e outros meios de transporte. Já as trilhas e single tracks são trechos e circuitos mais fechados, em terrenos mais acidentados, onde em geral só passa uma bike por vez. 
Gilberto trouxe algumas opções de pneus para cada tipo de uso. Veja a seguir:
Pra quem curte XC e quer velocidade para competir
Se o objetivo é ter performance em provas e competições, ou mesmo para o seu lazer, será preciso um pneu leve e de rolagem muito rápida. É o caso do pneu Kenda Saber Pro TR, um dos mais leves do mercado. Ele é ideal para quem pratica o cross country e pra quem vai andar em terrenos pouco acidentados mas muito rápidos. Seja em estradões, terrenos mais lisos e trilhas com menos raízes e menos pedras.
Pra quem vai pra trilhas mais acidentadas mas também quer velocidade
Se você também tem aquele perfil competitivo e quer descer os terrenos mais acidentados com mais rapidez, uma ótima opção é o Kenda Booster. Com mais cravos, ele topa uma variedade maior de terrenos, seja com lama, pedra ou até raízes. Alia a rolagem mais rápida com uma excelente tração nas subidas e curvas mais extremas.
Se você busca a pura diversão e um uso mais agressivo
Caso o seu objetivo seja apenas se divertir em cima da bike, para descer, subir e saltar sem pensar tanto em velocidade, peso e linhas retas, o Kenda Regolith é o pneu perfeito. Totalmente focado em quem busca o uso extremo da bike nas trilhas, com muita tração nas subidas, ele possui muita força de frenagem e alto poder de controle e estabilidade nas curvas.
Apesar desta indicação, engana-se quem pensa que os pneus mais largos são apenas para o MTB. Ao optar por um pneu mais largo na bike, o ciclista distribui melhor a pressão exercida nessa área de contato, que é curta, deformando menos o pneu e oferecendo menor resistência ao rolamento.
Portanto, você pode usar um perfil mais largo em qualquer modalidade, basta entender o tipo de uso que vai fazer para achar o pneu mais adequado.
A Kenda é uma das fabricantes de pneus mais conhecidas do mundo e modernizou toda sua linha de produtos – para uso no asfalto, na terra, ou na estrada -, que está disponível através da Isapa nas melhores lojas e bike shops do país.
Sobre a Isapa
Fundada em 1962 pelo sr. Abramo Douek, a Isapa é uma das principais distribuidoras do mercado brasileiro de bicicletas. Com décadas de experiência, é a representante oficial no Brasil de marcas como Kenda, Manitou, Park Tool, Giro, Bell, Zéfal, Blackburn e Onguard, entre outras, além de possuir as marcas próprias Absolute e Oggi. Com três centros de distribuições (em São Paulo-SP, Vitória-ES e Itajaí-SC), conta com mais de 30 mil metros quadrados de depósitos.

Nenhum comentário: