domingo, 8 de novembro de 2020

Maior prova de ciclismo amador do mundo tem etapa confirmada no Rio de Janeiro para 2021

Única etapa na América do Sul é classificatória para o Campeonato Mundial já está com inscrições abertas. Prova será em 2 de maio, com percurso inspirado circuito olímpico da Rio-2016 - Fotos: Gran Fondo Rio de Janeiro/Divulgação


O UCI Gran Fondo Rio de Janeiro 2021, única etapa do circuito da Union Cycliste Internationale (UCI) em 2021 na América do Sul, está confirmada para 2 de maio na cidade do Rio de Janeiro. A etapa é classificatória para o Campeonato Mundial UCI de Ciclismo Amador, que acontecerá em Banja Luka, na Bósnia e Herzegovina, neste mesmo ano. As inscrições para a prova na Cidade Maravilhosa já estão abertas no link - https://bit.ly/gfrio2021


O evento esportivo tem dois percursos, o Gran Fondo, com 108 km de distância e 1.285 m de altimetria, e o Medio Fondo, com de 77 km de distância e 907 m de altimetria. Ambos são inspirados na prova de estrada das Olimpíadas Rio-2016. As largadas acontecerão no Aterro do Flamengo (em frente à Marina da Glória) a partir das 6h do dia 2 de maio e o trajeto tem como cenário praias, florestas e cartões postais cariocas. 


Os ciclistas passam pelas praias de Botafogo, Copacabana, Ipanema e Leblon. Depois, chegam ao Jardim Botânico para atravessar a Floresta da Tijuca e seguir pelas praias da Barra e Recreio. O trecho final do Gran Fondo é composto pela subida e descida da estrada da Grota Funda rumo à linha de chegada, no Pontal do Recreio dos Bandeirantes. Já no Medio Fondo os participantes vão somente até a pedra da Prainha para fazerem o retorno e completar o percurso. 


A programação do UCI Gran Fondo Rio de Janeiro 2021 começa no dia 29 de abril, com a abertura da Expo. Até 2 de maio, fãs do ciclismo poderão conferir produtos e serviços de última geração nos estandes das marcas participantes. Após cruzarem a linha de chegada, 

os ciclistas serão recepcionados com a tradicional pasta party.


"É uma alegria anunciar a retomada do UCI Gran Fondo Rio de Janeiro 2021 e tudo que esse projeto representa, não só para o ciclismo, mas para o turismo esportivo e a economia carioca. A prova beneficia ciclistas e um vasto mercado que gira em torno da bike com diversas oportunidades para profissionais e empresas de todo o Brasil", comenta Gabriela Monteiro de Barros, organizadora do UCI Gran Fondo Rio de Janeiro e diretora da DNA Sports & Events, empresa responsável pelo evento. 


O UCI Gran Fondo Rio de Janeiro 2020, programado para maio na Serra do Piloto, em Mangaratiba, foi adiado por causa do COVID-19. Para a edição 2021, a organização respeitará uma série de protocolos de segurança, estipulados pelos órgãos públicos e Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), vigentes no período de realização da prova. A reabertura de inscrições tem lote promocional de curta duração, com o mesmo valor da época do adiamento.


Serviço

UCI Gran Fondo World Series Rio de Janeiro 2021

Distâncias: Gran Fondo (108 km com 1.285m de altimetria acumulada) e Medio Fondo (77 km com  907m de altimetria acumulada)

Data: Largada às 6h, em 2 de maio

Largada: Marina da Glória, no Aterro do Flamengo, 

Chegada: Pontal, no Recreio dos Bandeirantes

Expo: de 29 de abril a 2 de maio, no Recreio dos Bandeirantes

Inscrições: https://bit.ly/gfrio2021



Sobre o UCI e o UCI Gran Fondo World Series


Fundada em 14 de abril de 1900, em Paris, na França, a Union Cycliste Internationale (UCI) é a entidade mundial que regula o ciclismo. Sua missão é desenvolver e supervisionar este esporte em todas as suas formas, para todas as pessoas, seja como um esporte de competição, uma atividade recreativa saudável, meio de transporte e, também apenas como diversão. Ter a chancela UCI significa, entre outros motivos ou razões, a garantia de um evento de ciclismo de altíssimo padrão.


A prova no Rio de Janeiro é um dos 31 eventos do calendário UCI Gran Fondo World Series de 2021 e vale vaga para o UCI Gran Fondo World Championships, que acontece entre 1 a 5 de setembro de 2021 em Banja Luka, na Bósnia e Herzegovina, com provas de contrarrelógio, revezamento, Gran Fondo de 155 km e Medio Fondo de 96 km.

Nenhum comentário: