segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Percurso UCI GF Rio 21 remonta 70% de prova de estrada das Olimpíadas Rio 2016



Com inscrições abertas, o evento marcado para maio deste ano cruza a cidade do Rio de Janeiro - Fotos: Daniel Kullock/Gran Fondo Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, 18 de janeiro de 2021 - A UCI Gran Fondo Rio de Janeiro 2021 é mais que um desafio para ciclistas de todos os níveis. Com largada no dia 2 de maio de 2021, o evento chancelado pelo órgão máximo do ciclismo dá a oportunidade aos participantes de reviver a experiência de atletas profissionais que disputaram os Jogos Olímpicos Rio 2016. 

 

Isso acontece nas duas distâncias da prova: o Gran Fondo (115 km, 1.257 m de altimetria total) e o Medio Fondo (77 km, 907 m de altimetria). Ambos cruzam a cidade do Rio de Janeiro aliando trechos planos, como as orlas da Zona Sul e da Barra da Tijuca, com subidas e descidas, entre elas, a 'temida' Mesa do Imperador. Recreio, a Serra da Grota Funda e a Prainha também são trechos que foram percorridos pelos atletas olímpicos. 

 

Há outros trechos em comum, porém com sentidos inversos, como a Estrada das Canoas e a Vista Chinesa. Nas Olimpíadas os ciclistas subiam Canoas e desciam a Vista, enquanto na prova marcada para maio de 2021 é o inverso. As novidades da UCI GF Rio 21 são parte do aterro do Flamengo, da orla de Botafogo e de Copacabana, que não faziam parte do trajeto Olímpico.

 

Nas duas distâncias da prova UCI GF Rio não há voltas em mesmos trechos, como nos 256 km da Rio-2016. O Gran Fondo e o Medio Fondo têm percursos parecidos, apesar da diferença de 38 km. "Esta diferença se dá pela presença do trecho Pontal-Serra da Grota Funda, de ida e volta, que faz parte somente do Gran Fondo", explica a diretora da prova, Mel Theophilo.

 

A UCI GF Rio 21 combina diversão e desafio pessoal, com belas paisagens em ambas as distâncias. Parque Nacional da Tijuca e Prainha, por exemplo, encantarão os participantes, enquanto os trechos da subida da Mesa do Imperador e a descida até Canoas são considerados os mais desafiadores.

 

"O maior ganho de altitude do percurso acontece na floresta da Tijuca, com a subida de 5 km, carinhosamente chamada de 'Alpes Cariocas'. Em seguida há uma parte sinuosa em meio à floresta, com curvas técnicas. Depois da parte de percurso plano de orla, chega-se ao Recreio, seguido da Serra da Grota Funda e da Prainha, com curvas em meio à subida", destaca Mel. 

 

Serviço

 

➔ Evento: UCI Gran Fondo Rio de Janeiro 2021.

➔ Gran Fondo: distância de cerca de 115 km (1.257m de altimetria acumulada)

➔ Medio Fondo: distância de cerca de 77 km (907m de altimetria acumulada)

➔ Data: largada às 6h, em 2 de maio

➔ Largada: Marina da Glória, no Aterro do Flamengo

➔ Chegada: Pontal, no Recreio dos Bandeirantes

➔ Expo: de 30 de abril a 2 de maio, no Recreio dos Bandeirantes (30 de abril – 10h às 22h; 1 de maio – 10h às 20h; 2 de maio – 10h às 14h)

➔ Inscrições: www.gfriodejaneiro.com.br

 

Nenhum comentário: