sábado, 1 de maio de 2021

Com pedal de 400 km, organizador do THE ROCK busca renovação, solidariedade e aprendizado Ao se propor um novo desafio particular, Felipe Tambasco encarou a Estrada dos Romeiros em um pedal que arrecadou uma tonelada de alimentos

 

O esporte, em muitos sentidos, é uma pequena escola para a vida. Exagero? Com certeza não! Afinal, muitas das lições que nós aprendemos jogando bola em uma quadra, correndo pela rua ou pedalando em uma estrada ou trilha podem ser levadas direta, ou indiretamente, para diferentes áreas de nossas vidas.

 

Com a chegada da pandemia da Covid-19, a vida de muitas pessoas virou de cabeça para baixo. Para o empresário Felipe Tambasco, organizador do THE ROCK, série de competições de Mountain Bike realizadas na cidade paulistana de Santana de Parnaíba, isso não foi diferente. Afinal, além de ver seu negócio paralisado, a pandemia também afetou sua maior fonte de diversão e de contato social - as pedaladas e os eventos de bike.


Porém, quem é apaixonado pelo ciclismo aprende a levar a vida como se fosse uma pedalada. Todo ciclista sabe que, se você estiver longe de casa, sentindo o cansaço de muitos quilômetros percorridos, a única coisa que você pode fazer é reunir suas energias e continuar em frente: só assim você chegará ao seu objetivo.


E foi justamente em busca de renovar sua relação com a bike que, em setembro de 2020, Tambasco realizou um Everesting: o desafio de escalar o equivalente aos 8.848 metros do Monte Everest, em uma única atividade, utilizando apenas uma subida. 

Agora, em busca de uma nova superação pessoal, ele foi atrás de um novo desafio, capaz não só de renovar ainda mais seu amor pela bike, mas também de ajudar aqueles que mais precisam neste momento tão delicado pelo qual estamos passando: o Desafio 400, uma pedalada beneficente de 400 quilômetros pela Estrada dos Romeiros, ícone do ciclismo nacional, localizada no interior de São Paulo. 


Um novo desafio, agora com oportunidade de ajudar ao próximo

“Depois do Everesting, consegui encaixar duas competições duras de ciclismo. Já havia me programado para outras provas, mas novamente tudo foi paralisado. Então, na falta dos eventos, comecei a bolar um novo desafio. A ideia dos 400 km veio da minha idade. Com 40 anos, pensei em fazer 10 para cada um”, explicou Tambasco. 


“Porém, mais do que isso, senti que havia uma oportunidade de ajudar as pessoas, então transformei meu desafio em um evento beneficente. Meu objetivo era arrecadar, no mínimo, 400 Kg de alimentos para a cidade de Cabreúva, principal base da Romeiros.”, complementou Tambasco. 


Desafio 400 - Superação e doações acima do esperado!

Na manhã do sábado, dia 10 de Abril, Felipe Tambasco partiu do Empório UAI, point do ciclismo localizado na cidade paulista de Cabreúva, para encarar nada menos do que 400 km pelas subidas, descidas e curvas da Estrada dos Romeiros - a rota é conhecida por seus belos e desafiadores caminhos, sempre repleta de ciclistas aos fins de semana. 

Percorrendo o trecho entre Pirapora do Bom Jesus e Itu, Tambasco e seu amigo Tiago Silva, que também participou do Everesting, pedalaram por mais de 13 horas, acumulando um total de 5.493 metros escalados, com velocidade média de 30 Km/h. Além de superar a distância, a atividade no Strava ainda marcou a quebra de 19 recordes pessoais - indicando que a pedalada foi sem corpo mole. 


“Mais uma vez recebi o convite do Tambasco, e a gente não fala não para os amigos”, comentou Tiago Silva.


“A ideia foi usar um pedal em um lugar muito conhecido para criar uma ação social e arrecadar alimentos. O Felipe fez todo o contato com as autoridades de Cabreúva para fazer as doações, e foi essa energia que permitiu fazer o desafio, com todos os amigos e conhecidos entrando de cabeça nas doações. Estou muito feliz por ter participado de tudo isso”, finalizou Tiago. 


Além do desempenho na pedalada, as doações também quebraram recorde, registrando uma tonelada de alimentos arrecadados para instituições da cidade de Cabreúva - simplesmente mais do que o dobro do planejado. 


“O pedal foi redondo e sem nenhum imprevisto, e isso é resultado de um planejamento muito bem feito. Aprendi que basta se dedicar, fazer um bom planejamento e pensar grande. Assim como no Everesting, os 400 km pareciam algo distante, mas quando você tem tudo certo, parece que o caminho encurta”, explicou Tambasco depois de completar o Desafio 400. 


“Não quero que pareça fácil, mas cheguei tão focado, tão treinado, com a alimentação e a hidratação tão levadas à risca, que o desafio ficou mais fácil. Além disso, com certeza o programa de preparação física desenvolvido pelo treinador Edson Oliveira fez total diferença”, complementou. 


“Essas 13 horas passaram rápido, algo que nem consigo explicar direito. Acho que é resultado da dedicação e da confiança que a preparação trouxe. Com certeza arrecadar uma tonelada de alimentos deu um gás extra. Nunca imaginei que poderia ajudar tanta gente. Isso foi muito gratificante, já que esses alimentos vão para as famílias que estão precisando”, afirmou Tambasco. 


Apoio de amigos e parceiros 

Obviamente, um desafio desse porte raramente é realizado sem a ajuda de terceiros. No caso do Desafio 400, o apoio de amigos e parceiros foi fundamental para a conclusão da jornada.


Além dos amigos que acompanharam Tambasco nas primeiras partes da pedalada na Estrada dos Romeiros, o Desafio 400 ainda contou com apoios importantes como o do Armazém Fit Store Alphaville, que forneceu alimentação para os atletas e doações de alimentos. O pedal ainda contou com a colaboração da Cicliville Bike Shop, que proveu todo o apoio logístico para o desafio, e também do Pingado Conveniência. 

"A parceria surgiu depois de pedalarmos juntos em um grupo de pedal. Percebemos a disciplina e comprometimento do Felipe e foi inspirador. Quando ele nos contou sobre o desafio, decidimos apoiar e se juntar à causa”, afirmou Sergio Melo, proprietário do Armazém Fit Store. 


“Foi um evento maravilhoso e que a meta de arrecadação foi alcançada e superada. Fora isso, foi muito bom ver o nível de performance deles nesse pedal. Fazer 400 km é difícil. Ainda mais num circuito como a Estrada dos Romeiros. Foi um fim de semana memorável”, complementou Sergio.


“Sempre colaboramos em eventos ou com entidades que ajudam as pessoas. Dessa forma, ajudamos com apoio de dois carros, um apenas para os atletas do Desafio 400, e outro para os ciclistas que foram acompanhar e atingir seus próprios desafios”, comentou Regis Almeida, proprietário da Cicliville. 

“Acreditamos que temos o dever de fazer algo a mais para quem precisa, principalmente agora com toda situação da pandemia. Esperamos ver mais lojas e mais atletas fazendo algo a mais de positivo”, complementou Regis. 


A arrecadação, que vai ajudar famílias em situação de fragilidade, foi muito bem recebida na cidade de Cabreúva. Por exigência de Felipe Tambasco, as arrecadações foram direcionadas para instituições que estimulam a prática esportiva que fazem parte do Projeto Corrente do Bem. 


“A cidade de Cabreúva passa por um momento delicado, assim como muitas em nosso país. Com este período grande do comércio fechado, muitos trabalhadores perderam o emprego. Temos o propósito de identificar as famílias mais carentes do município, para ajudá-los a passar por esta situação delicada. A doação do Desafio 400 vem com toda força para ajudar a matar a fome de crianças e adolescentes mais carentes das nossas escolinhas de Esporte”, afirmou Tatiana Tais Marciano, Secretária de Esportes de Cabreúva. 

Alguns dias depois, a ação foi encerrada em grande estilo, com todas as doações sendo entregues pessoalmente por Felipe Tambasco, Sergio Melo, do Armazém Fit Store, e Ronaldo Osmani Reche, do Empório Uai, em um evento que contou com a presença de Antônio Carlos Mangini, prefeito de Cabreúva.


O Desafio 400 contou com patrocínio do Armazém Fit Store Alphaville, Cicliville, Pingado Conveniência e apoio do Empório UAI.


-----------------------------------------------------------------------------------


Crédito das fotos: Paulo Prezoto  - Imagens em alta no link abaixo - Crédito na legenda.

Nenhum comentário: