quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Shimano Fest fará homenagens a entidades e profissionais que se engajaram pela causa da bicicleta com o Prêmio Cláudio Clarindo

Destaques do último ano no segmento de bike receberão a honra em cerimônia virtual, a ser realizada nos dias 02 e 03 de setembro; Outras atrações do festival também tratarão de temas como esporte, paraciclismo e bikes elétricas.

Foto: Divulgação Shimano Fest

Durante a nova edição do Shimano Fest, exclusivamente em formato virtual este ano, será realizado o Prêmio Cláudio Clarindo para homenagear pessoas públicas, profissionais, instituições e projetos que se destacaram no ramo da bike, do esporte e na defesa e segurança dos ciclistas no período 2020, 2021. 

 

Os agraciados serão referenciados no Dia do Festival – segundo dia do evento, que acontece nos dias 02 e 03 de setembro –, a partir das 17h. A programação, inteiramente dedicada ao público final, também contará com debates sobre mobilidade, sustentabilidade, diversidade, discussões sobre gênero e liberdade de expressão no universo da bicicleta, além de um bate papo com atletas e paratletas profissionais do ciclismo.

 

O bloco será apresentado por Brou Bruto Drews, atleta, empresário, fenômeno da internet e um dos principais responsáveis pela popularização do MTB no Brasil. Entre os homenageados do Prêmio Cláudio Clarindo desta edição, estão:

 

Instituto Aromeiazero

 

Foto: Divulgação AroMeiaZero

O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve projetos sociais, educacionais e culturais, com o objetivo de reduzir desigualdades sociais e promover uma visão integral da bicicleta, como transporte, expressão artística, trabalho, lazer, esporte, além da bike como ferramenta de mudança no modo de vida e de relações em centros urbanos e comunidades rurais.

 

Os projetos da instituição contam com patrocínio de empresas e pessoas físicas, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis;

 

Projeto Pedala Queimados 

 

Foto: Divulgação Pedala Queimados

 

Com a missão de promover a transformação social através da bicicleta, desde 2015 a Pedala Queimados promove ações que visam a transformação de grandes centros urbanos pelo ciclismo. Em 2020, em plena crise econômica e pandêmica, o projeto disponibilizou bicicletas compartilhadas a baixo custo em Queimados, Rio de Janeiro, com o valor simbólico de aluguel por apenas R$ 5.

 

Dentre as atuações da associação, estão: pedaladas, caminhadas, trilhas em unidades de conservações, rurais e urbanas; palestras, seminários, debates, cursos de capacitação, entre outras atividades;

 

Campanha Proteja o Ciclista

 


Foto: Instagram / Projeto Proteja o Ciclista

 

Criada por Solange e Iasmin, mãe e irmã, respectivamente, do ciclista Henrique Isaac Panzarini Silva, a campanha foi iniciada após o falecimento do jovem, tragicamente atingido por um caminhão enquanto andava de bicicleta.

 

A iniciativa tem como principal objetivo a conscientização sobre cuidado e respeito ao ciclista no trânsito, além da doação de capacetes para ciclistas que não têm condições de adquirir um.

 

O nome da premiação homenageia Cláudio Clarindo, ativista e ultra ciclista brasileiro, que, por cinco vezes, completou a Race Across America (RAAM), a mais dura prova de ultra ciclismo do mundo. Clarindo foi embaixador da Shimano na categoria road, de 2011 à 2016, ano em que faleceu devido a um acidente enquanto treinava na Rodovia Rio-Santos. Em vida, destacou-se no cenário internacional do ciclismo de endurance e foi um grande incentivador da bicicleta e da mobilidade sustentável.

 

Debates

 


Além da seção de homenagens, também serão realizados os seguintes debates:

 

Bate-papo: Olimpíadas e Paraciclismo (dia 3/9, às 19h) com Tomaz Bueno, dono do canal de YouTube Vida Adaptada (www.youtube.com.br/vidaadaptada), que mediará uma conversa com os atletas olímpicos Renato Rezende, Priscilla Stevaux (BMX), Fernando Aranha (triathlon) e a paraciclista Paula Ferrari, falando sobre bike na olimpíada, inclusão e a valorização dos esportistas com deficiência;

 

Cenário de E-bike no Brasil: uma tendência mundial versão brasileira (dia 2/9 às 13h45), com William Mendes, gestor de uso público e ecoturismo do Legado das Águas, maior reserva particular de mata atlântica do país, que vai falar da vocação do espaço para a prática de MTB, principalmente, a utilização de bikes elétricas, as E- MTB. Em seguida, a Shimano irá apresentar um pouco do seu grupo para bicicletas elétricas assistidas, o STEPS.

 

E, por último, A Explosão do MTB Brasileiro (dia 2/9 às 14h30): um bate-papo com Henrique Avancini, em Nová Mesto, na República Tcheca; heptacampeão brasileiro, tricampeão pan-americano e maior nome do ciclismo nacional na atualidade, com a participação de Brou Bruto Drews. Avancini vai falar sobre suas recentes conquistas e a experiência nas Olimpíadas de Tóquio.

Nenhum comentário: