segunda-feira, 27 de setembro de 2021

A Importância da Zona Franca de Manaus é Tema de Evento Apoiado Pela Abraciclo Reunião on-line promovida pela Fundação Getúlio Vargas vai analisar e discutir os caminhos do polo industrial


A próxima edição do projeto Diálogos Amazônicos, promovida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e que será realizada nesta segunda feira (20 de setembro), vai abordar o programa da Zona Franca de Manaus, instituído há mais de 50 anos e que permitiu a instalação de um importante polo industrial na cidade de Manaus (AM).

“O setor de Duas Rodas é um exemplo do êxito desse programa. Temos um parque industrial altamente avançado e com processos produtivos de última geração. Isso é resultado dos investimentos das empresas, que geram postos de trabalho e colaboram para garantir o desenvolvimento sustentável da região”, afirma Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, uma das apoiadoras do evento.

Os números comprovam a afirmação do executivo. O setor de Duas Rodas, por exemplo, gera cerca de 14 mil empregos diretos na região, além de ser um dos setores com mão de obra mais qualificada. De acordo com dados de 2020, da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), o PIM (Polo Industrial de Manaus) gera 81 mil empregos diretamente e tem faturamento anual de R$ 120 bilhões.

Para falar sobre a importância e os caminhos possíveis para o futuro da Zona Franca de Manaus como mecanismo de desenvolvimento socioeconômico sustentável da Amazônia brasileira, comparando com experiências internacionais, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) convidou Cleinaldo de Almeida Costa (professor e reitor da Universidade do Estado do Amazonas/UEA) e Juliano Assunção (professor na PUC-Rio e diretor do Climate Policy Initiative no Brasil).

O evento terá moderação dos professores Márcio Holland e Daniel Vargas, da FGV EESP e será transmitido, a partir das 19h00 (horário de Brasília), no canal do YouTube da FGV.

Além da Abraciclo, a reunião conta com apoio do CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), FIEAM (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas e ELETROS (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos),

 

Serviço:

Para saber mais e se inscrever, acesse o link: https://evento.fgv.br/dialogosamazonicos_27/

 

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 45 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão o fomento e o desenvolvimento do setor, por meio de ações que visem a mobilidade, a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura. A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 14 mil empregos diretos em Manaus/AM.

 

 

 

MOTOCICLETAS*

BICICLETAS*

Frota nacional: acima de 29 milhões
de unidades

Frota nacional: mais de 70 milhões
de unidades

Produção anual: acima de 961 mil unidades

Produção anual: 2,5 milhões
de unidades**

7º maior produtor mundial

4º maior produtor mundial


(*) Dados do fechamento de 2020.
(**) Estimativa de produção em todo o território nacional e excluídas as bicicletas infantis.


Para mais informações acesse o site

 

        www.abraciclo.com.br

Nenhum comentário: