A produção de bicicletas totalizou 72.293 unidades em agosto. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, o volume é 3,3% inferior em relação a julho (74.760 unidades). Na comparação com o mesmo mês de 2020, houve alta de 13,1% (63.908 bicicletas).
O vice-presidente do segmento de bicicletas, Cyro Gazola, afirma que, apesar da retração registrada em julho, a indústria dá sinais de recuperação. “A demanda por bicicletas segue alta e deve continuar assim. A bicicleta hoje é uma alternativa de mobilidade urbana por ser um veículo que une sustentabilidade, economia e hábitos saudáveis. A pandemia permitiu que muitas pessoas descobrissem o prazer de pedalar e os benefícios dessa prática”, comenta.
Segundo Gazola, a escassez de insumos é o que impede a indústria do Polo Industrial de Manaus (PIM) de produzir mais. “Esse problema é resultado do desequilíbrio entre oferta e demanda de matérias primas provocada pela pandemia nas cadeias globais de produção”, explica. Na avaliação do executivo, a falta de peças e componentes ainda deve se estender até 2022.
No acumulado do ano, foram fabricadas 502.770 bicicletas, volume 34,2% superior ao registrado no mesmo período de 2020 (374.685 unidades).
Produção por categoria
Em termos percentuais, a categoria Elétrica registrou o maior aumento. Em agosto, foram produzidas 1.043 unidades, volume 371,9% superior ao registrado em julho (221 bicicletas) e 7.923,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado (13 unidades).
Já em números absolutos, a Moutain Bike (MTB) foi a categoria mais produzida, com 42.158 unidades e 58,3% do volume total. Na sequência, vieram a Urbana/Lazer (19.754 bicicletas e 27,3% do total fabricado) e a Infanto-Juvenil (6.872 unidades e 9,5%).
Confira o ranking mensal de produção:
PRODUÇÃO DE BICICLETAS NO PIM |
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AGOSTO/20 |
JULHO/21 |
AGOSTO/21 |
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CATEGORIA |
A |
PARTICIPAÇÃO |
B |
PARTICIPAÇÃO |
C |
PARTICIPAÇÃO |
C/A |
C/B |
MTB |
31.509 |
49,3% |
43.642 |
58,4% |
42.158 |
58,3% |
33,8% |
-3,4% |
Urbana/Lazer |
19.876 |
31,1% |
22.449 |
30,0% |
19.754 |
27,3% |
-0,6% |
-12,0% |
Elétrica |
13 |
0,0% |
221 |
0,3% |
1.043 |
1,4% |
7923,1% |
371,9% |
Estrada |
1.017 |
1,6% |
1.922 |
2,6% |
2.466 |
3,4% |
142,5% |
28,3% |
Infanto-Juvenil |
11.493 |
18,0% |
6.526 |
8,7% |
6.872 |
9,5% |
-40,2% |
5,3% |
TOTAL |
63.908 |
100,0% |
74.760 |
100,0% |
72.293 |
100,0% |
13,1% |
-3,3% |
Fonte: Associadas Abraciclo
Os três primeiros lugares no ranking do acumulado do ano foram ocupados pela MTB (300.177 unidades e 59,7% do volume fabricado), Urbana/Lazer (145.959 unidades e 29%) e Infanto-Juvenil (39.409 unidades e 7,8%).
Exportações
As exportações em agosto totalizaram 3.618 bicicletas, aumento de 229,8% na comparação com julho (1.097 unidades) e de 16,6% em relação ao mesmo mês do ano passado (3.103 bicicletas).
Segundo levantamento do portal Comex Stat, que faz um levantamento dos embarques totais de cada mês e que foram analisados pela Abraciclo, os maiores embarques foram para os países da América do Sul: Paraguai (1.929 bicicletas e 53,3% do volume total exportado) e Uruguai (1.652 unidades e 45,7%).
De janeiro a agosto, foram exportadas 12.970 bicicletas, o que corresponde a um aumento de 40,7% na comparação com o mesmo período do ano passado (9.217 unidades). As posições no ranking do acumulado do ano foram as mesmas do levantamento mensal: Paraguai (7.473 bicicletas e 57,6% do volume total exportado), Uruguai (4.967 unidades e 38,3%) e Bolívia (452 unidades e 3,5%).
Frases – Cyro Gazola
Vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo
“A indústria de bicicletas dá sinais de recuperação, apesar de enfrentar a escassez de insumos. Esse problema é resultado do desequilíbrio provocado pela pandemia nas cadeias globais de produção.”
“Todas as associadas se esforçam para atender aos consumidores que aguardam por uma bicicleta. A demanda por bicicletas ainda deverá continuar alta. Afinal, muitas pessoas descobriram o prazer de pedalar e os benefícios dessa prática.”
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com 45 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão o fomento e o desenvolvimento do setor, por meio de ações que visem a mobilidade, a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura. A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 14 mil empregos diretos em Manaus/AM.
MOTOCICLETAS* |
BICICLETAS* |
Frota nacional: acima de 29 milhões |
Frota nacional: mais de 70 milhões |
Produção anual: acima de 961 mil unidades |
Produção anual: 2,5 milhões |
7º maior produtor mundial |
4º maior produtor mundial |
(*) Dados do fechamento de 2020.
(**) Estimativa de produção em todo o território nacional e excluídas as bicicletas infantis.
Para mais informações acesse o site
www.abraciclo.com.br
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