segunda-feira, 29 de novembro de 2021

XTERRA acelera retomada e aquece economia e turismo de Itabira

 

Itabira, cidade natal do poeta Carlos Drummond de Andrade, aproveitou o momento atual de retomada nos setores de turismo e eventos para trazer até a terra do minério de ferro um festival que vale ouro. O XTERRA, maior circuito de esportes offroad do planeta, agitou o município mineiro entre os dias 19 e 21 de novembro, levando mais de 6 mil pessoas entre participantes e espectadores para uma etapa inédita em 16 anos de história do evento no Brasil. 


Crédito das fotos: César Delong

Mais de 90% da rede hoteleira foi ocupada para hospedagem dos atletas e seus familiares e aproximadamente 300 staffs e 50 tipos de serviços foram contratados, ativando a economia local. Outro ponto interessante é que o XTERRA, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, promoveu um concurso cultural com alunos do ensino fundamental estimulando a pesquisa e a criatividade da garotada.


"Nossa cidade tem vocação para receber grandes eventos e com o XTERRA nós projetamos Itabira para o Brasil inteiro e para o mundo. Nós geramos renda, receita, empregos, mesmo que temporários, a população também interage com os turistas, tem acesso a uma prática esportiva que não estamos acostumados. Enfim, são muitos benefícios", afirma o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, que ainda coloca o XTERRA como referência de organização, logística e padrão de estrutura. "A gente aprende com os grandes eventos. Isso estimula os produtores locais a desenvolverem seus projetos", finaliza. 



Os mineiros representam o segundo maior público do XTERRA Brazil, quase 30%, ficando atrás somente do Rio de Janeiro (46%). Valorizar o patrimônio histórico e natural do país faz parte da responsabilidade social do festival. Assim, agregar as paisagens incríveis de Itabira ao universo de mais 600 provas já realizadas é uma conquista que merece ser celebrada. 


"O XTERRA é mais do que uma competição. É uma verdadeira aventura para esportistas que querem sair da zona de conforto. É uma viagem perfeita para criar memórias com amigos e familiares. São roteiros que fogem da mesmice e ampliam a consciência ambiental. Somos uma comunidade totalmente engajada, com propósito e em constante expansão. Não é a toa que estamos presentes em mais de 40 países. É um evento para toda a família", ressalta Bernardo Fonseca, CEO do XTERRA Brazil.


Fizeram parte da programação da etapa de Itabira provas de Trail Run (corrida de montanha), Duathon (corrida e ciclismo), mountain bike e uma corrida especial para a garotada. Ou seja, atividades para todas as idades, níveis e gostos.

Nenhum comentário: