segunda-feira, 6 de junho de 2022

Mountain Bike BH se une a CIMTB Michelin em prol do desenvolvimento do esporte

A entidade e a organização do evento fecham parceria para a atual edição do principal evento de mountain bike da América Latina

CIMTB Michelin em Araxá (Crédito: Jonathas Abrantes)
A Associação Mountain Bike BH de Ciclismo – ou simplesmente Mountain Bike BH – é uma entidade que tem como objetivo promover o desenvolvimento do mountain bike em Minas Gerais. O grupo de ciclistas, que deu origem à entidade, começou a atuar em 2004 em uma comunidade da extinta rede social. Inicialmente, se dedicava à organização de passeios, cicloviagens, treinos e preparação para competições e promovia ações de limpeza e manutenção de trilhas. Em 2007, se tornou pessoa jurídica, uma associação civil sem fins lucrativos, para buscar melhores condições para desenvolver suas atividades e garantir perpetuidade às iniciativas e projetos do grupo.


Ao longo de sua história, o Mountain Bike BH deu origem a diversas ações para promoção do uso da bicicleta e desenvolvimento do esporte. Destaca-se, neste sentido, o Dia Mundial sem Carro em Belo Horizonte, realizado no dia 22 de setembro, que era promovido pela entidade mas foi incorporada como política pública da cidade.

No âmbito esportivo, além de manter uma equipe desde 2007, a entidade foi a idealizadora do Campeonato Mineiro de equipes em 2013, uma iniciativa para estimular outros grupos de ciclistas a se organizarem em equipes para disputar pontos ao longo do ano nas competições realizadas em Minas Gerais.

E, na área de conservação e melhoria dos locais para prática do mountain bike, a entidade é parceira do Projeto Trilhas, iniciativa que tem estimulado empresas a investir na construção e manutenção de trilhas na região metropolitana de Belo Horizonte.

Em junho de 2021, a entidade obteve o Certificado de Registro Cadastral perante a Secretaria Especial do Esporte. Este certificado atesta que o Mountain Bike BH atende a requisitos de transparência, boa administração e capacidade operacional para planejar, desenvolver e executar projetos esportivos voltados para o alto rendimento, utilizando o mecanismo da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Com isto, a entidade buscou estabelecer parcerias com organizadores de eventos de mountain bike para atrair patrocinadores para o esporte. E, uma das parcerias foi estabelecida com a Copa Internacional Michelin de Mountain Bike, o que viabilizou a entrada da CBMM como apoiadora para o evento.



De acordo com Vitório Silvestre, diretor presidente do Mountain Bike BH. “A ideia da parceria surgiu no dia em que gravei um episódio podcast da CIMTB Michelin em janeiro de 2021. Após a gravação, Rogério e eu começamos a conversar e constatamos que nossa entidade poderia contribuir para melhorar ainda mais a qualidade da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike”.

Além de projetos em parceria com a CIMTB Michelin, o Mountain Bike BH tem projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esportes, que buscam captar recursos para outros eventos de Classe 1 em Minas Gerais, um projeto voltado a apoiar atletas femininas em competições fora do Brasil, um projeto de desenvolvimento do ciclismo como esporte escolar e projetos voltados para o desenvolvimento da equipe da entidade.

“Nosso objetivo é ser referência como entidade esportiva sem fins lucrativos no mundo do ciclismo no Brasil. Ser uma entidade criada e administrada por ciclistas dedicada a buscar o desenvolvimento das condições em que se pratica o esporte, atrair novos patrocinadores e acumular e disseminar conhecimento sobre a gestão esportiva voltada para o mountain bike”, finaliza Vitório Silvestre.

História da CIMTB Michelin
A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Em 2022, a CIMTB Michelin aumentará ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CIMTB Michelin:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/

Nenhum comentário: