sábado, 15 de abril de 2023

Henrique Avancini e Karen Olimpio vencem no segundo dia da CIMTB Araxá 2023

Foto: Alemão Silva


Principal destaque da programação deste sábado (15) da Copa Internacional de Mountain Bike em Araxá, a segunda de três provas das super elites neste fim de semana coroou dois novos vencedores na temporada, durante a edição especial de 20 anos da disputa na cidade. Henrique Avancini e Karen Olimpio foram os vencedores do Cross Country Olímpico (XCO) Classe 1, somando 60 pontos nos rankings internacionais, após estarem sempre como protagonistas de suas corridas. Com os resultados do dia, em ambas categorias as camisas de líder mudaram de mão. Agora, Avancini e Agustina Apaza são os líderes na soma dos resultados.


Campeões do dia anterior e líderes de 2023 do campeonato de Short Track (XCC), Martin Vidaurre e Raiza Goulão optaram por não correrem o Cross Country Olímpico deste sábado, se poupando para a principal corrida do fim de semana, o XCO Hors Class de domingo (16). Ao todo, são ofertados 170 pontos (10 da prova de Short Track, 60 do XCO de sábado e 100 do XCO domingo) para os campeões nos rankings olímpico e mundial, ou seja, pontuação extremamente importante para quem quer estar em Paris-2024.


Super elite masculina

A disputa dos homens largou exatamente às 10h20 deste sábado, para completar as 6 voltas no tradicional circuito do XCO no Barreiro. Na primeira volta, José Gabriel Marques, Catriel Soto (ARG), Henrique Avancini, Gustavo Xavier e Luiz Cocuzzi se destacaram no primeiro grupo. Com a saída de Cocuzzi e a entrada de Ulan Galinski no primeiro pelotão, a prova transcorreu com 5 ponteiros, até sua metade. Na quarta volta, Catriel se afastou dos líderes. Na volta seguinte, foi a vez de Ulan perder contato por conta de um furo de pneu. Assim, ficou para os 5 km finais a decisão do vencedor, entre José Gabriel, Henrique e Gustavo.


"Foi uma prova muito disputada. Espetáculo quente para o público. Não me senti tão bem na primeira metade, cometi alguns erros e não estava em um bom equilíbrio. Na segunda metade da corrida melhorei e consegui entender melhor como eu deveria andar no circuito. Comecei a estudar, principalmente, o Zé. O Gustavo também estava bem. Eu sabia que era dia de espremer bastante se eu quisesse a vitória. Isso ficou claro para mim, que seria difícil alcançá-la. Estou muito feliz com o triunfo, porque foi uma das vitórias mais sofridas aqui em Araxá. Já garanti uma. Prometi que venceria. Uma promessa está cumprida. Agora é recuperar e fazer uma boa prova neste domingo", disse Avança, como é chamado.


O top 3 da etapa teve José Gabriel e Gustavo Xavier, em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Completaram as cinco primeiras posições Ulan Galinski e Catriel Soto. Subiram também no pódio Jhonnatan Botero (COL), Alex Malacarne, Guilherme Muller, Joel Fernando (ARG) e Kennedi Sampaio, entre sexto e décimo lugares.


"A prova foi definida na última volta. Logo após o ponto de apoio, fiz uma aceleração que deu certo, porque passamos à frente só eu e o Henrique. Tentei outras acelerações, em que o Henrique desconectava e conectava em determinados pontos. Foi uma prova dinâmica e tática, em que andei agressivo e liderei em vários momentos. Na última subida, da Caixa d'Água na Dona Beja, optei por uma linha agressiva para tentar chegar mais rápido no topo, mas fui infeliz na escolha porque estava mais liso, perdi a tração e fiquei no meio do caminho. Henrique abriu diferença, dali para frente era só descida. Tentei tirar o máximo possível, mas não foi possível. Feliz pelo o que apresentei. Estou no caminho certo", analisou o vice-campeão, José Gabriel.


Super elite feminina

Na prova das mulheres, Karen Olimpio foi dominante do começo ao fim. Ao término da primeira volta, apenas Isabella Lacerda conseguiu acompanhá-la. Porém, já na volta seguinte Karen abriu vantagem de cerca de 30 segundos, crescendo volta a volta a distância para Isabella de forma gradual. Após o triunfo, Karen lembrou suas experiências mais recentes em Araxá e também o momento difícil que passou na temporada passada, ao sofrer uma lesão na primeira corrida da CIMTB 2022, em Petrópolis (RJ).



"Em 2021 aqui em Araxá, fiz um bom início no Short Track, vencendo a prova e tive um imprevisto no XCO no mesmo ano. Em 2022, eu voltei a Araxá após me recuperar de um acidente na abertura em Petrópolis, então confesso que a temporada do ano passado foi muito difícil. Tive que ser muito resiliente pela recuperação do acidente. Contei com total apoio de equipe, família, namorado, todos patrocinadores, além dos médicos", relembrou Karen. "Trabalhei forte para chegar bem em Araxá este ano. Optei por não competir no XCC ontem (sexta-feira), porque minha estratégia são os XCO. Estou focada na vaga olímpica. Vou buscar os pontos dia após dia. Feliz de ter iniciado bem minha participação na CIMTB Araxá", completou a vencedora do dia.


Ao lado de Karen e Isabella nos lugares mais altos do pódio, a argentina Agustina Apaza, que esteve entre as três primeiras colocações. Giuliana Morgen e Ines Gutierrez (ARG) completaram o top 5. O pódio teve ainda as atletas Yarela Gonzalez (CHI), Michela Molina (EQU), Sabrina Oliveira, Andrea Ornelas (MEX) e Luiza Cocuzzi.

Nenhum comentário: