Raiza Goulão foi prata no feminino. Campeonato assegurou vaga direta para os Jogos Pan-Americanos de Santiago
Crédito: Ana Patrícia/CBC
Uma disputa de gigantes! Esse certamente foi o resumo das provas de Elite do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023, disputado na cidade de Congonhas (MG) e encerrado neste domingo (30). Os protagonistas desse filme foram a norte-americana Kate Courtney e o mexicano José Gerardo Ulloa, que já haviam vencido a disputa do XCC na sexta-feira, e mostraram mais uma vez um pedal avassalador para faturarem mais uma medalha de ouro, agora no XCO.
De olho na classificação para os Jogos Pan-americanos de Santiago, no Chile, além de somar pontos importantes no ranking rumo aos Jogos Olímpicos de Paris2024, os melhores atletas não decepcionaram o público local e protagonizaram uma belíssima disputa pelo pódio.
Na prova feminina, logo após as duas start laps, Kate Courtney e Kelsey Urban aceleraram e despontaram na liderança. Com todo apoio da torcida local, que vibrava muito, Raiza Goulão pedalou forte com o objetivo de não permitir que as adversárias abrissem uma larga vantagem. Kate mostrou que estava novamente com muito gás e acabou abrindo fuga já na segunda volta. Kelsey e Raiza fizeram então uma bela disputa pela segunda posição durante praticamente as 3 voltas finais. E, pela segunda vez neste Pan-Americano, Kate seguiu firme e conquistou seu segundo título na competição.
"Mais uma vez me diverti bastante. É fantástico correr aqui no Brasil, essa torcida super calorosa, a pista estava da forma como gosto, mais úmida. Certamente, após a prova de sexta, estava bem confiante para o dia de hoje, então procurei me concentrar para errar o mínimo possível", disse a campeã Pan-Americana de XCC e XCO 2023.
Para Raiza, a competição foi um verdadeiro teste para os grandes desafios da atual temporada. "Eu entreguei tudo na pista, estou muito satisfeita da prova que fiz. Todas as meninas do Brasil estão de parabéns. A prova foi muito disputada, vários países em condições de vencer. Deu pra sentir qual meu nível, o que precisa melhorar para chegar ali no ouro e vamos pra cima por que logo mais tem Copa do Mundo", afirmou a brasileira medalhista de bronze.
Na prova masculina, os experientes Henrique Avancini, o chileno Martin Vidaurre e o mexicano José Gerardo Ulloa já se impuseram e tomaram a liderança logo após as duas start laps. Mas quando iniciaram as voltas completas do circuito, José Gabriel do Brasil e Gunnar Holmgreen do Canadá também encostaram nos líderes, embolando a disputa e formando o primeiro grande pelotão da prova. Assim como ocorreu na prova de XCC, Ulloa optou por atacar logo no início e abriu uma bela vantagem para os adversários já na segunda das 6 voltas. A briga então ficou concentrada no Top 5, com várias alternâncias de posições durante as 3 voltas finais.
Com uma prova totalmente controlada e um ritmo muito forte, Ulloa levou a bandeirada final com o tempo de 1h27min05. O segundo colocado foi o canadense Gunnar Holmgren, que chegou pouco depois de 1h27min45, e o terceiro lugar ficou com o argentino Contreras Fernando, que chegou em 1h28min48.
"Fiz uma preparação em algumas corridas em Porto Rico, que tinham características similares ao que encontraríamos aqui no Pan-Americano. Depois desses compromissos iniciamos uma preparação mais específica, com treinos mais curtos e intensos, com um cenário mais competitivo, já pensando nos adversários. Graças a Deus tudo saiu conforme planejamos", contou o atleta 2x medalhista de ouro nesta edição do Pan.
Campeão geral
Com a participação em massa dos ciclistas brasileiros e um excelente nível técnico em diversas categorias, o Brasil ficou também com o título entre nações do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023. O país somou 41 medalhas, sendo 14 de ouro, 16 de prata e 11 de bronze.
O segundo lugar no ranking por nações foi para o México com 8 medalhas, sendo 4 de ouro, 1 prata e 3 bronzes. Em terceiro, o Chile, com 6 medalhas, 2 ouros e 4 pratas.
O Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023 é uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) com supervisão da Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) e União Ciclística Internacional (UCI), com patrocínio da Prefeitura Municipal de Congonhas.
Resultados completos: http://cbc.esp.br/modalidades/resultados/busca/mtb
Nenhum comentário:
Postar um comentário