terça-feira, 21 de outubro de 2025

Com etapa cancelada, Brasil Ride reuniu atletas para confraternização nesta terça (21) No Briefing, a organização anunciou a etapa 4, com o percurso Arraial - Guaratinga para a manhã de quarta-feira (22)



Os atletas foram recepcionados na Arena Uíki para a Brasil Ride Lunch / Créditos: Wladimir Togumi/ Brasil Ride

As fortes chuvas e ventos que causaram vários transtornos na região, foram responsáveis também pelo cancelamento da etapa 3 da Brasil Ride. O anúncio feito no início da noite de ontem, já era esperado pela maioria dos participantes. 


A Brasil Ride ressaltou em comunicado oficial aos atletas que o adiamento da etapa - que faria o percurso Arraial - Guaratinga - teve como intuito preservar a integridade de seus competidores e colaboradores. 


No mesmo comunicado, a organização revelou que para as atividades do dia estariam a Brasil Ride Lunch - um encontro entre os participantes e o briefing das próximas etapas, que anunciou a etapa 4, com o percurso Arraial- Guaratinga, nesta quarta-feira dia 22.


Próximos dias


Segundo o diretor de prova, Rafael Campos, os próximos três dias serão os de maior quilometragem sendo 127 km de ida para Guaratinga, 100 km da Etapa Rainha e 130 da volta para Arraial d’Ajuda e sábado mais 47km dentro de Arraial. “Sobre a logística de amanhã: entrega das malas das 5h30 às 6h30 e descem para a Uíki. A largada acontece às 7h. No trajeto, estrada de terra, asfalto, poças d'água e lama. A partir do km 74 começam as subidas e descidas da prova. O tempo de corte para essa etapa é de 10h45, ou seja 17h45. A previsão é tempo nublado sem chuva no início da prova, mas ao longo do dia é esperada uma garoa leve”, explicou. 


No briefing, o diretor ainda explicou sobre o acampamento e conveniências oferecidas, além de falar sobre a etapa Rainha, que terá como palco o Parque Nacional do Alto Cariri e o retorno ao Arraial d’Ajuda, além de informar sobre a segurança. 


“Para os trajetos, contamos com veículos 4x4 tripulados pela equipe médica circulando pelo percurso, motolâncias, além das ambulâncias na maioria dos pontos de apoio. No entanto, muitas vezes a concorrência, o atendimento, ou a informação chega por pelos próprios atletas. Então caso vocês passem por alguém que está parado, pergunte-se, se precisa de ajuda, qual é a situação, e tão logo vocês passem por um carro ou ponto de apoio, informem quem estava e a situação para que a gente se mobilize para chegar”, argumentou. 

Entre a refeição e a sobremesa, os atletas aproveitaram a resenha e trocaram dicas para a etapa de amanhã: a ida para Guaratinga / Crédito: Ney Evangelista/ Brasil Ride

Opiniões


O niteroiense Juan Muela, conheceu a Brasil Ride Bahia em sua Lua de Mel, em 2019 e se apaixonou pelo ciclismo. “É  a minha primeira Brasil Ride e todo mundo fala que a Ultramaratona acontece na ida pra Guaratinga. Então, eu espero muitos desafios, bastante lama, e enfim, buscar esse grande desafio. Acredito que seja transformador. Apesar de todos os problemas, o Brasil Ride proporciona esse ambiente maravilhoso de a gente conseguir interagir com pessoas que a gente segue, pessoas que a gente nunca viu na vida mas que compartilham o mesmo gosto, o mesmo hobby que nós temos, e esse evento, que foi fantástico. Foi frustrante não ter as etapas, mas a natureza é imponderável”, ressaltou.


A curitibana Emanuele Bringhentti está em sua segunda Brasil Ride Bahia e espera conseguir mais um jersey finisher.  “Estou muito feliz porque finalmente o tempo deu uma trégua e o pessoal da organização anunciou a ida para Guaratinga. Agora é gastar a energia desses últimos dias e tentar dosar porque serão dias muito duros. A Brasil Ride sem Guaratinga não tem sentido”, afirmou a atleta que se agradou com a festa organizada para os participantes. “Eu achei bem bacana a festa. Acho que quando a gente tem essas situações adversas, é muito bom se reunir com as pessoas para confraternizar e conversar. Aqui é um evento de reencontro de amigos de outros estados que a gente acaba encontrando somente nas provas de bike”.


A Brasil Ride Bahia é apresentada pelo Banco Bradesco.

Para saber tudo o que rola na prova, siga nossos canais: 

YOUTUBE : www.youtube.com/@BrasilRideBR

SITE: www.brasilride.com.br

INSTAGRAM: www.instagram.com/brasilride

FACEBOOK: www.facebook.com/BRASILRIDE


Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida

Além da confraternização, os participantes puderam saber um pouco mais das próximas etapas da Brasil Ride Bahia 2025, com o briefing da organização / Crédito: Gabriela Almeida/ Brasil Ride

Box 1: ETAPAS DA ULTRAMARATONA

4ª ETAPA  | Arraial d'Ajuda > Guaratinga

DISTÂNCIA: 127 km

ALTIMETRIA: 1.938 m

 

5ª ETAPA | ETAPA RAINHA | Guaratinga >Guaratinga

DISTÂNCIA: 101 km

ALTIMETRIA: 2.400 m

 

6ª ETAPA | Guaratinga > Arraial d'Ajuda

DISTÂNCIA: 130 km

ALTIMETRIA: 1.710 m


7ª ETAPA | Arraial d'Ajuda > Arraial d'Ajuda

DISTÂNCIA: 48,2 km

ALTIMETRIA: 560 m

Com a etapa cancelada, o dia foi de descanso e lazer para os atletas que aproveitaram para relaxar, inclusive com massagem / Crédito: Alemão Silva/ Brasil Ride

Nenhum comentário: