sábado, 30 de julho de 2011

TOUR DO RIO 4ª ETAPA

Brasil consegue uma dobradinha no pódio da quarta etapa do Tour do Rio

Magno Nazaré crava tempo de 4h41m15s e é o mais rápido no percurso de 193km; Antonio Nascimento, em segundo, é eleito o melhor na montanha

Os brasileiros Magno Nazaré e Antonio Nascimento, da equipe paulista Funvic/Pindamonhangaba, venceram a batalha contra os colombianos e ficaram em primeiro e segundo colocados, nos 193 km entre Teresópolis e Rio das Ostras, neste sábado, pela quarta e penúltima etapa do Tour do Rio. O americano Tyler Wren, da Jamis Sutter Home Pro Cycling, completou o pódio.
Magno Nazaré, da equipe de Pindamonhangaba, comanda o pelotão entre a serra e o litoral (Foto: Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET) 
Magno Nazaré, de Pindamonhangaba, no pelotão entre Serra e litoral (Foto:Marcio Rodrigues/FOTOCOM.NET)
As montanhas, a variação do clima e o ritmo forte complicaram a etapa. O trecho foi muito sinuoso e perigoso, por isso, todo o cuidado é pouco. Vencer o pelotão da Colômbia foi muito difícil. Passamos com três e eles estavam completos. Meus batimentos cardíacos estavam acima de 200, mas eu ainda tinha forças para atacar. Estamos física e psicologicamente preparados - contou Magno Nazaré, que pensou até em desistir nos 2km de prova.
A quarta e penúltima etapa do Tour do Rio, de Teresópolis a Rio das Ostras, foi marcada por duas serras e muitos trechos de descida. A mudança de temperatura entre a serra e o litoral foi mais um obstáculo para os competidores. Por volta dos 138km, o ciclista Renato Seabra, da DataRo, caiu numa descida, sofreu cortes nas pernas e foi removido de ambulância até o hospital. Ontem, ele havia assumido a condição de líder de montanha. Ainda não se saber se o atleta estará bem para correr a última etapa até a capital fluminense.
O campeão brasileiro de contrarrelógio e tricampeão de montanha na Volta de São Paulo Antonio Nascimento, o Tonho, ganhou as duas metas de montanha e ficou com a camisa branca de bolinhas vermelhas, que era do antigo líder Seabra. A amarela, que simboliza a liderança geral, continou com o colombiano Juan Pablo Suarez, da EPM-Une, que terminou em sexto, e a verde, de melhor velocista, ainda é do argentino Edgardo Simon, da Padaria Real, que ficou em 24o.
Magno Nazaré comemora o tírulo de campeão da quarta etapa do Tour do Rio (Foto: Tony Andrea / FOTOCOM.NET) 
Magno Nazaré comemora título da quarta etapa do
Tour do Rio (Foto: Tony Andrea / FOTOCOM.NET)
Os colombianos, especialistas em subida, atacaram muito nas montanhas. Uma fuga de 11 atletas (quando os ciclistas abrem uma vantagem sobre o pelotão) dominou a prova do início ao fim. Os escapados foram se distanciando cada vez mais do pelotão, chegando a abrir uma vantagem de seis minutos. Nos últimos 15km, num trecho plano, Magno aproveitou para a atacar e abriu 20 segundos de vantagem sobre os outros. Depois, foi só administrar para se consagrar o campeão da quarta etapa. O montanhista Tonho conquistou o segundo lugar no sprint final. A estratégia usada pela técnico Benedito Tadeu Azevedo, o Kid, de Pindamonhangaba, foi perfeito. A ideia era neutralizar (conter) os colombianos nas montanhas e avançar ao longo do percurso.
- É uma conquista dia a dia, e o resultado foi muito positivo. Ganhei as duas metas de montanha, agora precisamos melhorar na classificação geral. Ontem tive um erro banal (quando errou na curva e perdeu a ponta), não consegui nem dormir à noite. Mas temos que aprender com os erros e tocar a pedalada para frente. Estou evoluindo a cada etapa e minha perna está muito melhor agora - afirmou Tonho, atual dono da camisa de escalador.
Rafael Andriato, jovem promessa do Brasil na modalidade e considerado um forte candidato ao título no Rio, não suportou a serra e terminou a prova em 44o lugar, com mais de 11 minutos de distância do campeão Magno Nazaré. No individual, só o brasileiro Tonho está entre os 10 mais rápidos, na quinta posição. Os quatro primeiros colocados são os colombianos Juan Pablo Suarez, Jaime Castaneda, Edward Beltran e Javier Gomezo. Já na disputa por equipes, a colombiana EPM-Une lidera com a Funvic/Pindamonhangaba em segundo e a americana Jamis Sutter Home Pro Cycling, em terceiro.
A caravana saiu de Teresólopis na manhã de sábado, e passou por Guapimirim, Cachoeira de Macacu, Nova Frigurgo, Lumiar, Sana e Casimiro de Abreu, até chegar à Rio das Ostras. Ao longo do percurso, pessoas com bandeiras do Tour acenavam para o pelotão, torcendo muito pelos brasileiros. A competição, que acontece entre 27 e 31 de julho, tem seu percurso 800km entre serra e litoral. A largada foi na última quarta-feira, na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Após passar por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras, a caravana volta para a capital fluminense, numa arena montada na Quinta da Boa Vista.
Confira aqui os 10 primeiros colocados da quarta etapa:
1 - Magno Nazaré (Funvic/Pindamonhangaba) - 4h41m15s
2 - Antonio Nascimento (Funvic/Pindamonhangaba) - 4h41m25s
3 - Tyler Wren (Jamis Sutter Home Pro Cycling) - 04h41m25s
4 - Jaime Castaneda (EPM-Une Colômbia) - 4h41m25s
5 - Javier Gomez (EPM-Une Colômbia) - 4h41m25s
6 - Juan Pablo Suarez (EPM-Une Colômbia) - 4h41m25s
7 - Flávio Reblin (Memorial da Prefeitura de Santos) - 4h41m25s
8 - Ibon Zugasti (MMR.COM By Start Cycling) - 4h41m25s
9 - Josep Constantino (MMR.COM By Start Cycling) - 4h41m25s
10 - Adélio Silva (Funvic/Pindamonhangaba) - 4h41m25s

Saiba quem são as 10 melhores equipes no ranking do Tour do Rio:
1 - EPM-Une Colômbia - 44h34m08s
2 - Funvic/Pindamonhangaba - 44h41m07s
3 - Jamis Sutter Home Pro Cycling - 45h00m19s
4 - MMR.COM By Start Cycling - 45h00m28s
5 - Petroli Firenzi Cycling Team - 45h08m29s
6 - Trevigiani - 45h21m32s
7 - Clube DataRo de Ciclismo - 45h23m12s
8 - Padaria Real/Caloi/Céu Azul/Alimentos - 45h32m43s
9 - GRCE Memorial/Prefeitura de Santos/Giant - 45h57m01s
10 - São Francisco Saúde/Ribeirão Preto - 46h01m33s



RESULTADOS TOUR DO RIO 2011
FONTE:G1

Nenhum comentário: