quinta-feira, 5 de novembro de 2015

CIMTB Levorin em Congonhas: novas categorias e largada inédita passando pela feira de expositores

Bruno Senna / Divulgação CIMTB
A Copa Internacional Levorin de Mountain Bike chega à última etapa em 2015 com uma série de novidades. Novas categorias e mudanças, tanto nas largadas quanto na pista, são alguns dos atrativos para o público e para os mais de 1.800 atletas inscritos para competir em Congonhas, entre sexta-feira (6) e domingo (8). O número representa novo recorde da etapa, que no ano passado somou 1.600 inscritos.

A tradicional feira de expositores, com as melhores marcas do mercado de bicicleta, ficará localizada em um ponto estratégico neste ano. Pela primeira vez, todas as provas terão largada inédita passando dentro da feira.

Atendendo a pedidos, os organizadores também implementaram a categoria dupla mista/feminina, substituindo a dupla mista. De acordo com o regulamento vigente até então, mulheres só poderiam formar duplas com homens para competir no XCM. No domingo, haverá duplas formadas somente por mulheres.

"Importante ressaltar a manutenção da igualdade de condições na disputa desta categoria, pois a referência de tempo é sempre o(a) atleta mais lento(a)", explica Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Levorin.

Outra novidade é a instituição da categoria peso pesado no XCM, competição masculina e individual, entre ciclistas acima dos 95 kg.

Largadas e percursos - Em relação ao ano passado, houve algumas mudanças nos três percursos do XCM, disputado no domingo (8) e encerrando a temporada 2015 da maior competição de MTB da América Latina. O traçado completo dos circuitos de 60 km, 40 km e 33 km pode se visto no link http://cimtb.com.br/etapas/uci-mtb-marathon-series-xcm-congonhas/#percursos.
Outra alteração diz respeito à largada. Primeiro, serão alinhadas apenas as categorias cujo trajeto é de 60 km: Super elites masculina e feminina abrirão a competição, seguidas por júnior masculina, sub-30, sub-35, sub-40, sub-45 e sub-50. Na sequência, haverá um intervalo de 35 minutos e largada das categorias que percorrerão 38 km. Expert, Cadete, sub-17, sub-55, sub-60, over 60, segurança pública e pne largam na frente, e o segundo bloco será composto por máster, veterano, duplas, peso-pesado, feminina sub-40 e feminina over 40. As categorias júnior feminina e sub-15 masculina, cujo percurso é de 33 km, farão um deslocamento depois da última categoria e largarão no PC 3 para terem mais segurança. Os ciclistas mirins saem por último, para o traçado reduzido próximo à área de premiação.

Programação - Na "Cidade dos Profetas", como Congonhas é conhecida, a prova principal, domingo (8), será no formato maratona e encerrará a temporada 2015 da UCI Marathon Series, garantindo ao vencedor 100 pontos no ranking mundial de XCM. Na sexta-feira (6) à noite, haverá o Desafio da Ladeira e a CIMTB Extreme Night Run.
Como nas outras etapas, a competição em Congonhas valerá pelo calendário da UCI (União Ciclística Internacional). Novamente, a CIMTB Levorin será fundamental para as pretensões olímpicas do Brasil, que tenta garantir a segunda vaga na Rio 2016, tanto no masculino quanto no feminino.

Confirmação das inscrições - A confirmação das inscrições poderá ser feita em Belo Horizonte (entre os dias 3 e 5 de novembro) ou em Congonhas (dias 6 e 7). Nos mesmos locais será entregue o chip com o numeral. É importante os atletas se atentarem para o horário de funcionamento dos postos de atendimento, pois a secretaria do evento não abrirá no domingo (8).
Em Belo Horizonte, o atendimento será feito das 14h às 19h, entre terça (3) e quinta-feira (5), na loja Nerea: Avenida Francisco Deslandes, 1018, loja 01, bairro Anchieta (telefone para contato: 31 3225-5721). Na sexta-feira (6), das 11h às 19h30, na secretaria ao lado da Basílica, serão feitas as confirmações das inscrições para o Desafio da Ladeira e a prova de XCM de domingo (8). Das 10h às 18h do sábado (7) serão efetuadas as confirmações para o XCM de domingo.

O congresso técnico será às 18h de sábado, também na secretaria do evento.

Devolução dos chips - A exemplo das duas etapas anteriores (Araxá e São João del-Rei), em Congonhas o chip com o numeral deverá ser devolvido por todos os atletas ao final da competição, sob risco de aplicação de multa de R$ 50,00 numa próxima etapa, caso a devolução não seja efetuada, e até de desclassificação se o ciclista utilizá-lo em outra prova.
As medalhas disponíveis para todos os atletas que participaram das três etapas deste ano devem ser retiradas na secretaria, no ato de confirmação da inscrição.

A Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 20ª Edição em 2015. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e o co-patrocínio de LM Bike, Shimano, Specialized e Audax.

Mais informações:

Twitter: @CIMTBLevorin
Instagram: @CIMTB.
site http://cimtb.com.br/