terça-feira, 26 de abril de 2016

Etapa de São João del-Rei da CIMTB Levorin é única prova no Brasil da UCI Junior Series

Evento acontece entre os dias 13 e 15 de maio Foto: Bruno Fernandes/Nóis Pedala
A cidade ‘Onde os sinos falam’ irá se transformar na capital do mountain bike entre os dias 13 e 15 de maio. São João del-Rei irá sediar a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) pelo quarto ano consecutivo. O evento acontece no Campus Tancredo Neves da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e traz batalhas do Cross Country Olímpico (XCO) e Cross Country Elimator (XCE). Além disso, este é o terceiro ano que esta etapa estará entre as 25 provas da União Ciclística Internacional (UCI), UCI Junior Series XCO, e a única no Brasil. Dentre as novidades da UCI Junior Series está a largada da categoria Júnior Feminina que nesta edição largará junto com a Júnior Masculina, no domingo.


Segundo o organizador do evento, Rogério Bernardes, a UCI Junior Series é como uma etapa de Copa do Mundo da categoria. “Receber uma etapa da UCI Junior Series é uma grande responsabilidade pois é como uma Word Cup da categoria. Além disso, este ano os pontos do XCO e XCE serão os últimos do Ciclo Olímpico do Rio 2016 e as competições terão ainda mais importância”, afirmou.

Com a UCI Junior Series XCO, a CIMTB Levorin irá receber atletas do Brasil e de países da América do Sul entre eles o colombiano que foi medalha de ouro no panamericano em 2016 e 3º colocado no ranking da UCI, Wilson Peña de 18 anos. A pontuação para o ranking é diferenciada para as etapas do Junior Series, uma vez que a proposta da União Ciclística Internacional (UCI) é de fomentar a categoria. Assim, os 20 primeiros pontuam no ranking mundial, garantindo 60 pontos aos campeões.

Com a realização dos Jogos Olímpicos entre os dias 5 e 21 de agosto, e etapa de São João del-Rei será decisiva no número de vagas e representantes do mountain bike no Rio 2016. O ranking olímpico fechará no dia 25 de maio de 2016.