sábado, 25 de junho de 2016

Clemilda Fernandes e Rodrigo do Nascimento vencem contrarrelógio do Brasileiro de Estrada 2016


Rodrigo Nascimento Clemilda Fernandes /Crédito: Luis Claudio/CBC
Competição que reúne os melhore do país continua no fim de semana (25 e 26) em Joinville (SC)
Começou com tudo nesta sexta-feira (24) o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada 2016. Aproximadamente 200 atletas, vindos dos quatro cantos do país, esquentaram o público nas ruas de Joinville (SC), que presenciaram disputas acirradas na prova de contrarrelógio individual.



O destaque da abertura do evento foi Clemilda Fernandes. A ciclista, que irá defender as cores do Brasil na prova de resistência nos Jogos Olímpicos do Rio2016, foi a grande campeã na elite feminina. A competição na Estrada do Oeste foi em alta velocidade, do início ao fim, mas Clemilda (Clube Fernandes de Ciclismo) mostrou que está em ótima forma, fechando o percurso de 14km em 19min55s, quase 10 segundos para Ana Paula Polegatch (Memorial/Santos/FUPES), segunda colocada (20min03). Cristiane Pereira (Funvic Soul Cycles/São José dos Campos) completou o pódio em terceiro lugar.

"Estou muito contente com o resultado. Treinei muito para esse momento, investi bastante na alimentação e toda minha preparação. Pretendo representar muito bem o Brasil na Rio2016. Amanhã espero voltar ao pódio, é meu aniversário, mas o meu grande objetivo é estar bem para os Jogos em agosto e por isso espero correr bem aqui", contou a atleta, que em 24 horas já volta para a estrada para defender seu título na prova de resistência.

Na elite masculina, outro campeão brasileiro, voltou ao pódio. Rodrigo do Nascimento (São Francisco Saúde/Powerade/SME Ribeirão Preto), vencedor da prova de resistência em 2013 e de contrarrelógio de 2009, levou o título de 2016 com uma boa folga para o segundo colocado, Marcos Novello (Green Bike/Piracicaba). Rodrigo cruzou a linha de chegada em 35min25s, enquanto Marcos terminou a prova com 35min42s. Luiz Carlos Amorim (Osasco Cycling Team/Penks/SBC Trans/Studio Pier88) foi o terceiro, concluindo as duas voltas do percurso de 28km em 35min56s.
Rodrigo Nascimento

"Fiquei muito feliz. Estou buscando essa vitória na prova há 7 anos. O nível da prova é sempre muito elevado. Foi um grande presente pra mim. Estamos com uma boa equipe, domingo mais uma vez vamos correr pra vencer. Não vai ser fácil, todos treinam e se dedicam, mas a meta é sair de Joinville como campeões", contou o atleta.

Na sub-23, os jovens também mostraram que o ciclismo de estrada brasileiro está se desenvolvendo de maneira acelerada e estruturada. Entre os homens, Caio Godoy, que integra o projeto intercâmbio da CBC, ganhou a disputa contra o colega de seleção brasileira Endrigo da Rosa, que defende as cores da Memorial/Santos/Fupes, levantando a taça de campeão. Lucas Motta (Avaí/Florianópolis/APGF) foi o terceiro. Na categoria feminina, o primeiro lugar ficou com Tamires Radatz (Avai/FME Florianópolis/APGF), seguida por Wellyda dos Santos (Memorial/Santos/FUPES), segunda, e Ana Paula Casetta (Clube Maringaense de Ciclismo) terceira.

As competições seguem neste fim de semana com as provas de resistência. No sábado (25), Elite e Sub-23 Feminino encaram um percurso de 112km, com largada prevista para as 11h. No domingo (26) será a vez da Elite e Sub-23 Masculino irem para a rodovia, num trajeto de 187,2km. Devido à falta de efetivo da Polícia Rodoviária Estadual o percurso precisou sofrer alteração e agora as provas de resistência tem início previsto para as 10h com concentração no Perini Business Park (Distrito Industrial). 

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite 2016 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Catarinense de Ciclismo (FCC), com patrocínio da Caixa Econômica Federal, e apoio da Policia Militar, Detran/Joinville e Bombeiro.


 
Resultados completos:

Prova Elite/Sub-23 masculina [CLASSIFICAÇÃO]


Prova Elite/Sub-23 feminina [CLASSIFICAÇÃO]

Fonte:
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO