segunda-feira, 10 de julho de 2017

De entregador de pamonha a campeão da República, vencedor da Volta de Guarulhos quer conquistar o bi

Volta Ciclística Internacional de Guarulhos 2017 (Divulgação)
Foi aos 15 anos de idade que o pequeno Betinho começou a trabalhar, descascando e entregando pamonha ao mercado, para ganhar dinheiro e comprar sua primeira bicicleta. Depois de ter juntado R$ 260,00, adquiriu uma speed (bike de corrida) e começou a pedalar pela cidade de Parnamirim (Rio Grande do Norte). Hoje, aos 34, Roberto Pinheiro é um dos melhores ciclistas do país, tem como principal título da carreira a Copa da República (2008) e sonha em conquistar o bicampeonato da Volta Ciclística Internacional de Guarulhos. 

Todo o incentivo ao ciclismo começou com o irmão. “Ele pedalava e um dia me levou a uma competição. Disse a ele que conseguia vencer todos aqueles garotos que estavam correndo, e então ele me desafiou”, conta Betinho. Foi aí que ele ganhou uma mountain bike (bicicleta de montanha), inapropriada para corridas. “Logo na minha primeira corrida com essa bike, fiquei em segundo”, relembra.
A partir dessa conquista, foi que Betinho começou a fazer bicos com os vizinhos do bairro para comprar a bicicleta apropriada. “Fiz bastante coisa para juntar dinheiro. Eu ajudava a vizinha a descascar o milho para fazer pamonha na época de festa junina e depois fazia a entrega no mercado”, contou. 
Tudo o que juntava de grana, entregava a sua mãe. Quando apareceu a oportunidade de comprar uma speed, ele não perdeu. “Meu amigo Soro (Moisés) me ofereceu uma bike pelo valor de R$ 260,00. Eu não tinha tudo, mas minha mãe completou o que faltava então consegui minha primeira bicicleta speed”, explicou. 
Em 1998, Betinho correu a Copa Nordeste e ficou com o título. Depois de se destacar no Rio Grande do Norte, um ano depois, ele foi convidado para ir ao interior de São Paulo, na cidade de Assis, correr pela equipe do município. Lá, ficou até 2007, quando fechou contrato com a sua atual equipe, que era instalada em Pindamonhagaba. 
Foi a partir daí, em 2008, que a sua carreira começou a deslanchar e Roberto Pinheiro ganhou títulos como o Torneio de Verão, GP de Ciclismo de Montes Claros, Copa da República e um ótimo quarto lugar na Copa América de Ciclismo em 2009. 
Ciclista sofre acidente no Uruguai, vive drama em 2009, mas realiza sonho de fã
Durante a Volta do Uruguai em 2009, Betinho sofreu um grave acidente ao cair na última etapa. Ele quebrou a clavícula e teve um pequeno traumatismo craniano. “Poucos dias depois da queda já fui querer correr e acabei piorando, pois tive um problema grave no joelho”, disse. 
Por conta disso, teve que parar de novo até se recuperar completamente. Ele se tratou no hospital de Pindamonhangaba, onde conheceu a chefe de medicina do local, a Conceição, e o fisioterapeuta, Still, que segundo ele, foram essenciais para o seu tratamento. 
“Quando eu entrei no hospital, a médica que me ajudou viu que eu era ciclista e disse que tinha o sonho de conhecer o campeão da Copa da República. Quando falei que era eu, ela me abraçou como um filho”, relembrou. “Foi ela que conseguiu tudo para mim, como ressonância e tratamento”, completou. 
Quatro meses depois voltou a pedalar e seguiu vitorioso em conquistas de etapas de grandes voltas ciclísticas, e título como a Prova 9 de Julho (2011 e 2013), classificação por pontos na Volta do Estado (2011), Prova Ciclística de Salvador (2013) e Volta de Guarulhos (2016). 
Principal desafio de Betinho em Guarulhos será a etapa de montanha
Apesar de considerar a 2ª Volta de Guarulhos mais difícil do que em 2016, Betinho vive a expectativa de subir ao lugar mais alto do pódio na classificação geral mais uma vez. Para o ciclista que é especialista em velocidade, esse ano será mais difícil por conta da 2ª etapa, que larga do Bosque Maia e chega no alto da montanha, em Mairiporã. 
“Não vou deixar de lutar pelo título, mas esse ano a etapa de montanha vai dificultar bastante. Mas será importante nesse dia eu não perder muito tempo dos demais, para conseguir vencer outras etapas e brigar pela classificação geral”, afirmou.
Betinho ainda elogiou o diretor-geral da prova, José Claudio dos Santos, o Facex. “Desejo parabéns ao Facex por organizar uma prova desse nível. Será muito importante para o calendário brasileiro”, concluiu.

Serviço: 

Evento: 2ª Volta Ciclística Internacional da Cidade de Guarulhos
Data: 19 a 23 de julho
Local: Avenida Paulo Faccini com largada às 11h. Apenas no dia 23 será às 8h. 

Mais informações, www.voltaciclisticadeguarulhos.com