domingo, 1 de outubro de 2017

Duplas favoritas reúnem campeões para a Brasil Ride 2017

Fabian Rabensteiner e Alexey Medvedev, campeões de 2016 Foto: Igor Schifris
A oitava edição da ultramaratona Brasil Ride, de 14 e 21 de outubro, no Sul da Bahia, começa a confirmar seus principais competidores. Entre os 500 inscritos aparecem nomes como o português Tiago Ferreira, campeão mundial de marathon de 2016, que será parceiro do grego Periklis Ilias.O Team Trek Selle San Marco, que detém o título de atual campeão da Brasil Ride, volta à Costa do Descobrimento pronto para tentar manter a camisa amarela da ultramaratona. Fabian Rabensteiner e Samuelle Porro formarão a dupla principal da “squadra azzurra”, com uma formação que está entre as favoritas ao título.


No feminino, a dupla da campeã brasileira Raíza Goulão será a francesa Margot Moschetti, que tem no currículo os títulos de campeã nacional júnior de XCO e vice-campeã europeia júnior, o que também torna a parceria uma das favoritas.

Na Máster, a dupla formada pelo holandês Bart Brentjens, lenda do MTB, medalhista de ouro em Atlanta-96 e campeão mundial de 1995, que tem feito uma vitoriosa parceria com o brasileiro Abraão Azevedo, é desde sempre favorita.

A tricampeã chilena Pilar Covalan, que competirá ao lado de Ana Luisa Panini, Samuelle Porro, bicampeão italiano de maratona, que formará parceria com o atual campeão da Brasil Ride, seu compatriota Fabian Rabensteiner, os norte-americanos Sonya Looney, campeã Mundial de 24h, e Gordon Wadsworth, campeão nacional e da Ultra Endurance Series, formando uma dupla mista, e os dinamarqueses Sebastian Carstensen, campeão sub-23 da UCI Junior Series, companheiro de Hans Becking, e Soren Nissen, bicampeão nacional, que correrá com o portugês Luis Leão Pinto também se destacam.

Oficializada nos últimos dias, a parceria entre Henrique Avancini e Jiri Novak promete dar o que falar. Além do currículo vitorioso na principal ultramaratona de MTB das Américas, com Avancini, vencedor em 2103, e Novak, bicampeão nos dois anos seguintes, eles chegarão à Costa do Descobrimento em alta, após o brasileiro ter feito história no Campeonato Mundial de MTB XCO (cross country olímpico), na Austrália, com a quarta colocação, ou seja, o melhor resultado de um latinoamericano na competição.

“Estou super feliz de voltar à Brasil Ride este ano. Já declarei várias vezes que é a minha prova preferida, a que mais eu curto fazer. Não foi possível trazer algum dos meus parceiros de equipe, mas surgiu uma grande oportunidade de competir com o Jiri Novak. O melhor é que ele é muito tranquilo. Por isso estou bastante animado em participar ao lado dele, uma pessoa que não se estressa. Vou largar bem e em forma, mas não quero o estresse de performance ou resultado. O Jiri é bem sossegado neste sentido e está na mesma sintonia que eu, de terminar bem a temporada”, conta Avancini.

O tcheco Jiri Novak também avaliou a expectativa para correr com uma nova dupla. Nas últimas três edições ele estava ao lado de seu antigo companheiro de equipe, o holandês Hans Becking. “Estou ansioso para a Brasil Ride 2017 com o Henrique. Será fantástico”, destacou Jiri. “Minha primeira vez na ultramaratona, em 2013, na Chapada Diamantina, foi muito difícil e não consegui completar. Neste mesmo ano, o Henrique venceu e naquela hora percebi que ele era um atleta realmente forte”, relembra o ciclista tcheco. “O Henrique não competiu em 2016 e apenas assistiu ao evento, ou seja, ele está super motivado, igual a mim. Agora é a hora de brigar outra vez pela camisa amarela, a de campeão geral”, completou Jiri Novak.

AS ETAPAS
Percurso total de 558,2 km, com 11.379 m de altimetria acumulada
14/10 – Sábado – Entrega de kit atleta em Arraial d’Ajuda
15/10 – Domingo – Etapa 1: Prólogo em Arraial d’Ajuda – 21 km e 330 m altimetria
16/10 – 2ª feira – Etapa 2: Deslocamento para o acampamento da Vila Brasil Ride (138 km e 2.199 m altimetria)
17/10 – 3ª feira – Etapa 3: Largada e chegada no acampamento (74 km e 2.559 m altimetria)
18/10 – 4ª feira – Etapa 4: Largada e chegada no acampamento (90 km e 2.712 m altimetria)
19/10 – 5ª feira – Etapa 5: Deslocamento do acampamento da Vila Brasil Ride para Arraial d’Ajuda (130 km e 1.974 m altimetria)
20/10 – 6ª feira – Etapa 6: Percurso XCO em Arraial d’Ajuda (31,8 km e 564 m altimetria)
21/10 – Sábado – Etapa 7: Última etapa e Maratona dos Descobrimentos (73,4 km e 1.041 m de altimetria)