sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Copa do Mundo de MTB e CIMTB são os principais desafios dos ciclistas Shimano no fim de semana

Henrique Avancini na Copa do Mundo de MTB (Michele Mondini / Divulgação)
O fim de semana é de agenda cheia para os integrantes do Shimano Sports Team, com 15 mountain bikers em ação no Brasil e no exterior. Em La Bresse, na França, Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing), número 2 do mundo, encerra a temporada da Copa do Mundo UCI de MTB. Em São Paulo (SP), 13 atletas de seis equipes patrocinadas pela Shimano competem na terceira etapa da CIMTB. E, em Pomerode (SC), Lucas Borba (Manoel Marchetti/Shimano) disputa o Meeting Vale Europeu de Downhill.


A etapa final da Copa do Mundo tem início para Avancini nesta sexta-feira (24), com a disputa do Short Track (XCC), às 12h20 (horário de Brasília). Reunindo os 40 melhores do ranking mundial, a prova é importante por definir o grid de largada do Cross Country Olímpico (XCO), marcado para o domingo (26), às 9h30 (horário de Brasília). A Red Bull TV transmite ambas disputas ao vivo no endereço: http://www.redbull.tv/uci/portugues, sendo uma ótima oportunidade para o público brasileiro se familiarizar cada vez mais com o MTB. Avancini ocupa a terceira posição no ranking da competição internacional, com chances até de ser o vice-campeão. Na disputa por equipes, a Cannondale Factory Racing lidera a competição e é a principal favorita ao título de 2018.

“A temporada tem sido muito positiva. Consegui bater as metas que havia estipulado para o ano e tenho grandes chances de terminar no top 5 geral da Copa do Mundo, que é uma marca muito expressiva e significativa. Isso mostra que alcancei o meu primeiro objetivo do ano, que era ter consistência e de consolidar essas performances repetidas vezes. É muito difícil, na Copa do Mundo, ter regularidade de resultados”, conta Avancini, ciclista que nesta temporada utiliza em sua bike o grupo XTR de alta performance para MTB da Shimano.

Copa Internacional - Na terceira etapa da CIMTB, o Shimano Sports Team estará representado por 13 ciclistas de seis equipes na super elite e na sub-35 das disputas masculinas. São eles: Pedro Lage, Edson Rezende e Wolfgang Olsen (Caloi Avancini Team); Mario Couto, Guilherme Muller e Rubens Valeriano (Sense Factory Racing); Daniel Grossi e José Gabriel (Team Groove XCO); Lukas Kaufmann e Sherman Trezza (Cannondale Brasil Racing); Kennedi Lago e Luiz Eduardo Ferreira (Squadra Oggi); e Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano/Giro 29).

A disputa realizada em São Paulo terá início na manhã desta sexta-feira, com Short Track, a partir das 10h. A prova, realizada em uma pista reduzida de 2 km, tem duração de 25 minutos e, ao final deste tempo, são mais duas voltas até a definição dos vencedores. Já no domingo, será a vez do Cross Country Olímpico, com a largada das super elites masculina e feminina, às 15h. Já a sub-35, com Luiz Eduardo Ferreira em ação, tem início às 12h. A competição terá transmissão diária ao vivo pelo canal MTB90: https://www.youtube.com/mtb90.

Meeting Vale Europeu de DH - A cidade catarinense de Pomerode será sede neste fim de semana do Meeting Vale Europeu de Downhill. Natural de Ibirama (SC), Lucas Borba é um dos favoritos à vitória da elite. A competição conta pontos para o ranking nacional de DH e é válida pela quinta etapa do Campeonato Estadual de Santa Catarina da modalidade.

Live com Brou Bruto - Um dos ciclistas mais carismáticos do mountain bike nacional, o mineiro Thiago Drews, o Brou Bruto, participará nesta sexta-feira, a partir das 15h, de uma transmissão ao vivo no Facebook da Shimano: https://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/. Entre os temas abordados por Brou está a nona edição do Shimano Fest, o maior festival de bike da América Latina, marcado para os dias 14 a 16 de setembro, no Memorial das América Latina, em São Paulo.

Novidades Shimano - Em 2018, a Shimano fez o lançamento do tradicional grupo de ciclismo de estrada 105 R7000, totalmente remodelado: são novas tecnologias herdadas do Dura-Ace, alavancas de STI adequadas para mãos menores (de mulheres por exemplo) e freio a disco hidráulico - finalmente regulamentado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Vale destacar que o ciclismo de estrada é uma modalidade bastante praticada por atletas de MTB, como complemento aos treinos.

Também neste ano, a marca lançou o XTR M9100 e atendeu o pedido dos fãs com a configuração de 12 velocidades, trazendo muitas outras inovações. O grupo apresenta um cassete totalmente inovador com pinhões de amplo alcance de 10-45D ou 10-51D, freios com 2 ou 4 pistões, e um novo cubo com a nova tecnologia Shimano Micro Spline. Um novo projeto de configuração de freios e alavancas, que permite ao ciclista posicionar seus comandos, incluindo a alavanca de canote retrátil de selim “dropper post” XTR, em uma situação otimizada para máximo conforto e acionamento rápido.

Mais informações no site: bike.shimano.com.br

Twitter:@shimanobrasil
Fanpages no Facebook: https://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/
https://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/