sábado, 2 de março de 2019

Ciclismo feminino e da nova geração reunidos na13ª Volta do Futuro e 8ª Volta Feminina do Brasil

13ª Volta do Futuro e 8ª Volta Feminina do Brasil (Caio Storti/FPCiclismo)
Carnaval é sinônimo de folia e de ciclismo. Em pleno reinado de Momo, os melhores nomes do país no ciclismo feminino e da nova geração estarão reunidos em São Carlos, no interior paulista, para duas das mais importantes competições do calendário nacional: a 13ª Volta Ciclística do Futuro e 8ª Volta Feminina do Brasil. Serão três dias de competição, com provas de estrada, contrarrelógio e resistência. 
Cerca de 300 atletas, que se inscreveram gratuitamente, de todo o país, participarão de uma grande festa do esporte, que concentra o melhor da parte técnica, os principais nomes e a prova de maior nível técnico realizada.

As etapas acontecerão no Parque Eco-Esportivo Damha, acostumado a receber alguns dos principais eventos de ciclismo do país e com toda a infraestrutura de atendimento e segurança para os atletas. A programação da competição começará neste sábado, 2 de março, com a chegada das equipes e Congresso Técnico, no Hotel Perea, 17h.
O cronograma de eventos é o seguinte:  03/03 – Domingo (manhã), 1ª Etapa, Parque Eco Esportivo Damha, Prova de Estrada, 8h – Domingo (tarde), 2ª Etapa, Parque Eco Esportivo Damha, Contra Relógio Individual, 14h, circuito 5,5Km; 04/03 – Segunda-feira, 3ª Etapa, Distrito de Água Vermelha e Santa Eudóxia, Prova de Estrada, 8h, circuito 41,2Km; 05/03 – Terça-feira, 4ª Etapa, Parque Eco Esportivo Damha, Estrada, 8h, circuito 8,5Km.
Na condição de duas das maiores disputas do gênero no país, a 13ª Volta Ciclística do Futuro e a 8ª Volta Feminina do Brasil prometem, mais uma  vez, um elevado nível técnico. Afinal, a Volta do Futuro conta com feras da nova geração, tendo contribuído ao longo  de sua história para a revelação de atletas, no masculino e feminino, fortalecimento da base do esporte brasileira. Os mais destacados  ciclistas do país brigarão pelo topo do pódio.
Já a Volta Ciclística Feminina do Brasil é, reconhecidamente, a mais forte e representativa do naipe, com organização similar aos  grandes eventos internacionais da temporada. Além de contar com maior número de participantes, atrai equipes e ciclistas de todo o território nacional. Isso faz que com a participação na Volta seja fundamental para todas as atletas.
As categorias em disputa serão as seguintes: Volta do Futuro - Masculinas – Júnior 17 e 18 anos, Juvenil 15 e 16 anos e Infanto-Juvenil 12 a 14 anos; Femininas – Júnior 17 e 18 anos  ,Juvenil 15 e 16 anos e Infanto-Juvenil 12 a 14 anos, e na Volta Feminina – Elite, Sub 23 e Máster Feminino.
Parceria
A parceria entre o ciclismo paulista e a prefeitura do municípios de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, tem se destacado nos últimos anos. Com o apoio dos órgãos públicos e do Parque Eco-Esportivo Damha, a Federação Paulista de Ciclismo tem conseguido promover e organizar eventos de alto nível, importantes para o desenvolvimento da modalidade.
A 13ª Volta do Futuro do Ciclismo / 8ª Volta Ciclística Feminina do Brasil têm organização e realização da Federação Paulista de Ciclismo, com apoio do Parque Eco Esportivo Damha e Prefeitura Municipal de São Carlos.

Mais informações no site www.fpciclismo.org.br