Líderes Jaqueline Mourão e Henrique Avancini disseram que mudança vai exigir mais dos atletas. Inscrições estão abertas
O XCM de 62 km começará em frente às termas, utilizará o percurso de XCO e mais um circuito de 16 km. Os atletas darão três voltas na pista no dia que abre a competição, quinta-feira (25). O líder do campeonato, Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing), comentou que Araxá tinha uma característica marcante: uma prova Hors Class com menor volume de competições. “Eram provas curtas e intensas, com essa nova regra da UCI acredito que isso mude a tônica da prova. Antes era a capacidade do atleta de acelerar de forma intensa, repetidos dias. Agora, são quatro dias de prova, além de ser um acúmulo diferente, o competidor terá mais volume no começo, o que tira muito essa capacidade de velocidade de alguns atletas e creio que isso trará alternâncias e variações em relação aos nomes que se destacam em Araxá”, comentou.
Avancini afirmou que isso pode exigir mais do atleta. “Eu acho que isso pode requerer do competidor outras qualidades e habilidades, além de uma preparação um pouco diferente para quem deseja desempenhar realmente bem a etapa de Araxá, que é sempre uma das principais provas do nosso calendário brasileiro”, comentou.
No feminino, a líder Jaqueline Mourão (Sense Factory Racing), vai lutar para manter a camisa amarela, mas sabe que o XCM vai exigir mais da atleta. “Vamos ter que saber lidar com a intensidade de longa duração e de curta duração também. Em Petrópolis eu fiz um treinamento visando esse tipo de recuperação e vamos ter que dosar um pouco para concluirmos bem os quatro dias. Vai dar um tempero a mais para a competição que já é difícil”, afirmou.
Para a competidora, Araxá será uma prova importante para ela e para a nação brasileira de mtb. “Os pontos UCI dessa prova são muito importantes. Eu espero estar no ápice para representar bem minha equipe e conquistar pontos para a nação visando os Jogos 2020”. A competidora ainda ressaltou “Tenho pouca experiência nesse tipo de prova. No ano passado participei da Israel Epic e fiquei em quarto lugar. Vai ser mais uma experiência de provas de longa duração”, comentou.
O organizador, Rogério Bernardes, afirma que o quarto dia é um desafio a mais. “Estamos trabalhando em criar uma prova de Maratona no formato diferente, que seja dura e desafiadora para os atletas e que ao mesmo tempo que tenha interação com o público. Por isso, optamos por uma pista de 21 km aproximadamente, usando a pista de XCO para que o público consiga ver os atletas passando por pontos relevantes, como a Dona Beja”, disse.
Além dos parceiros tradicionais que fazer da CIMTB Michelin o sucesso que é em Araxá, como a Prefeitura Municipal e Codemig mais um parceiro, Mosaic Fertilizantes, está fazendo com que a Maratona se torne espetacular.
A camisa dos líderes de 2019 são elaboradas pela La Maglia. Com a modelagem PRO RIDE, tecido tecnológico com proteção UV e antibactericida, a camisa também possui elástico de silicone na barra para ter o ajuste ideal do atleta, zíper inteligente e ainda um corte slim, vestindo como uma segunda pele.
A La Maglia é a marca oficial das camisas de líderes e da organização da CIMTB Michelin. “É um dos eventos mais importantes e com os melhores atletas do MTB. Estar na CIMTB é um laboratório para nós. Colocamos os nossos melhores produtos para vestir os melhores atletas. Com a aprovação deles, certamente será aprovado pela grande maioria”, comentou o CEO da La Maglia, Ricardo Marchiori Maimone.
Michelin
A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tonar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.
Sense Bike
Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal). A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.
CIMTB Michelin 2019
A CIMTB Michelin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.
Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 24ª Edição em 2018. O evento tem patrocínio da Michelin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike.