quinta-feira, 30 de maio de 2019

NOVOS GRUPOS SHIMANO DEORE XT & SLX AGORA VÊM COM FUNÇÕES DE 12-VELOCIDADES

Criado especificamente para ciclistas de MTB, melhor opção da categoria ganha mais performance
Valendo-se da experiência dos principais pilotos de mountain bike do mundo, a Shimano apresenta o melhor da sua tecnologia campeã para ciclistas entusiastas e de competição.
A nova série DEORE XT M8100, mais recente versão do grupo criado originalmente para o MTB, continua seu legado com características de alta performance para necessidades e aventuras dos ciclistas de MTB.
Simultaneamente, o novo SLX M7100, criado a partir do mesmo DNA do XTR e do DEORE XT, foi projetado para oferecer desempenho superior para ciclistas ávidos a explorar ainda mais sua paixão pelo MTB.


Os dois grupos estarão disponíveis a partir do segundo semestre de 2019.

DEORE XT – durabilidade e performance para o mountain bike mais atual

A nova série do DEORE XT, a M8100, inclui características tais como a inovadora tecnologia do cassete MICRO SPLINE da SHIMANO, de 12 velocidades, com combinações de 10-45D ou 10-51D, pedivelas HOLLOWTECH II de 1x12 ou 2x12, freios potentes de 2 ou 4 pistões, trocadores ISPEC-EV totalmente ajustáveis, câmbios dianteiros e traseiros de 12 velocidades de alta precisão, rotores ICE TECHNOLOGIES FREEZA de rápido resfriamento e jogos de rodas completos para XC ou Enduro. Tudo aprimorado para os ciclistas do MTB atual.
Pedivelas: o novo  DEORE XT de 1X12 vem com tecnologia HOLLOWTECH II, eixo do movimento central integrado e braços ocos. As coroas apresentam perfil de dente com tecnologia Dynamic Chain Engagement+, que possui dentes estreitos e mais largos, sendo esse o ponto fundamental para uma melhor retenção da corrente, suavidade e funcionamento silencioso da transmissão. Para montagem rápida e segura das coroas, o sistema direto simplifica a troca e a substituição das coroas. Os pedivelas apresentam opções de coroas de 28D, 30D, 32D, 34D e 36D, todas intercambiáveis com o XTR e o SLX, além de opções de tamanho do braço de pedivela de 165mm, 170mm, 175mm e 180mm. Os pedivelas DEORE XT estão disponíveis em três medidas de linha de corrente (chain line):

-          52mm (FC-M8100-1) para tamanho de O.L.D. (Over Lock-Nut Dimensions) de 142mm ou 148mm, para um Fator-Q mais estreito de 172mm;
-          55mm (FC-M8120-1) para um O.L.D. de 148mm para pneus mais largos e maior folga para o quadro (Fator-Q 178mm);
-          56.5mm (FC-M8130-1) para um O.L.D. de 157mm e Fator-Q mais largo de 181mm.

Peso dos Pedivelas: FC-M8100-1(620g), FC-M8120-1 (628g), FC-M8130-1 (636g). Todos 32D; 175mm, sem B.B..

Os pedivelas DEORE XT de 2X12, HOLLOWTECH II com 36-26D oferecem imbatível possibilidade de amplitude de marchas quando combinados com um cassete de 10-45D, maximizando as possibilidades para todos os tipos e condições de terreno, enquanto mantém saltos menores entre os passos das marchas, para uma cadência sempre constante.

Dois pedivelas duplos estão disponíveis, ambos com Sistema de 2 parafusos para fixação do braço esquerdo do pedivela no eixo. O pedivela FC-M8100 2 (duplo) possui O.L.D. de 142mm para linhas de correntes de 48.8mm e Fator-Q de 172mm. Já o FC-M8120-B2 possui um O.L.D. de 148mm para linha de corrente de 51.8mm e Fator-Q de 178mm.

O peso do FC-M8120-B2 (36-26T, 175mm, sem B.B.) é de 672g e o do FC-M8100-2 (36-26T, 175mm, sem B.B.) é de 654g.

Cassete: os  DEORE XT de 12-velocidades apresenta o sistema de encaixe ‘MICRO SPLINE’ e está disponível nas opções 10-45D para menor diferença entre os passos na mudança de marchas e  10-51D para máximo alcance. Os dois cassetes vêm com tecnologia HYPERGLIDE+, que proporcionam subidas e descidas rápidas da corrente nas trocas de marcha, além de garantir uma transmissão realmente silenciosa. Os cassetes são construídos com uma aranha em alumínio que comportam 10 pinhões de aço e dois em alumínio para elevada  durabilidade e menor peso. O cassete CS-M8100-12 de 10-51D pesa 470g e a opção de 10-45D pesa 461g.

Corrente: a nova corrente HG de 12 velocidades do DEORE XT foi redesenhada com a placa interna estendida para melhoria do engate e retenção, além de ter os roletes cromados das chapas de elo da corrente , para maior durabilidade e trocas de marcha, para cima e para baixo, ainda mais suaves e rápidas. A corrente CN-M8100 (113 elos + Quick Link) pesa 252g.

Câmbios: apresentando versões para coroas single (RD-M8100-SGS) ou dupla (RD-M8120-SGS), o câmbio traseiro DEORE XT permite trocas de marcha precisas e rápidas em uma ampla gama de combinações. . Os dois câmbios apresentam tecnologia SHIMANO SHADOW RD+, preventores de impacto e roldanas de 13D que permitem pedaladas com menos chacoalhar da corrente, portanto, mais prazerosas. Peso dos câmbios traseiros: RD-M8100-SGS: 284g, RD-M8120-SGS: 290g.

Já o câmbio traseiro DEORE XT vem com uma especificação para linha de corrente de 48.8mm e 51.8mm,  disponível para montagens dos tipos D-type, E-type ou M-type. O câmbio dianteiro pesa: FD-M8100-D: 135g, FD-M8100-E: 106g, FD-M8100-M: 114g.

Trocadores: com opções de ajuste lateral e rotacional, os trocadores ISPEC-EV, que se adequam perfeitamente ao manete de freio, oferecem soluções customizadas para o feeling de pedal de cada um. Pontos de borracha nos manetes do trocador e  tecnologia two-way release (liberação dupla) melhoram ainda mais a troca de marchas. O trocador direito (SL-M8100-IR) faz uso da característica multi-release (multi-liberação) para descer as marchas rapidamente pelo cassete e, para os ciclistas que utilizam um setup 2x12, uma alavanca ÚNICA no lado esquerdo (SL-M8100-IL) faz a troca dianteira com precisão. Os trocadores DEORE XT M8100 também estão disponíveis em uma versão com abraçadeira. Os trocadores pesam: SL-M8100-IR: 120g, SL-M8100-IL: 73g, SL-M8100-R: 117g, SL-M8100-L: 78g.

Freios: as pinças de freio DEORE XT estão disponíveis para as versões de 2 pistões específica para XC ou de 4-pistões para Trail / Enduro. A opção de 2 pistões compartilha o mesmo design que a versão anterior XT M8000, fazendo com que as pastilhas de resina anteriores G02A/3A/J02A/3A ou de metal G04S/J04C sejam compatíveis.A versão de 4 pistões é um projeto totalmente novo, baseado no design do XTR M9100, compartilhando as mesmas pastilhas aletadas, tanto de resina N03A, quanto a N04C de metal (compatível também com pastilhas D03S ou D02S).

Os manetes de freio do DEORE XT funcionam com ambas as pinças de XC e Trail / Enduro, equipadas com o sistema SERVO WAVE da Shimano para engate rápido, potência melhorada e menor curso livre do manete. Os manetes de freio agora podem ser anguladas em 2 posições em relação ao guidão, para uma sensação de frenagem mais firme. Os manetes também apresentam seletor para o ajuste de alcance do manete e, parafuso de ajuste do curso livre para ajustes e regulagens simples na trilha.

Os kits de freio para XC (BR-M8100-BL-M8100) com rotores (160 mm RT-MT800) e pastilhas de freio pesam 392g, enquanto os freios para Enduro (BR-M8120-BL-M8100) com rotores e pastilhas inclusos pesam 410g.

Rotores: os rotores de nível DEORE XT(RT-MT800) com tecnologia ICE TECHNOLOGIES FREEZA são projetados para maximizar o resfriamento, resultando em uma performance de frenagem consistente e em pastilhas de freio com maior vida útil. O núcleo de alumínio do sanduíche com camadas externas de aço inox ajuda a dissipar o calor através de aletas centrais. Tamanhos disponíveis: 140mm (88g), 160mm (109g), 180mm (132g) e 203mm (164g).

Rodas: diferentemente das rodas da série XTR M9100, a nova série DEORE XT M8100 da Shimano oferece rodas completas de 27.5” e 29” para ciclismo de XC e Trail / Enduro. As rodas Shimano para XC oferecem aros totalmente fechados de 24mm prontos para receber pneus tubeless, e que aceitam pneus de até 2.35”. Os 28 raios duplos perfilados de raiação direta oferecem uma combinação perfeita entre rigidez e peso (WH-M8100-27.5: 1764g, WH-M8100-29: 1840g) para uma performance rápida no XC.

Simultaneamente, as rodas específicas Trail / Enduro do DEORE XT oferecem 30mm de largura interna do aro, própria para pneus de até 2.6”. Cubos traseiros apresentam O.L.D. de 148mm e os aros de alumínio comportam 28 raios em jota para manter as rodas tubeless fortes e, ao mesmo tempo, leves para pilotos agressivos, em condições críticas de pedal (WH-M8120-27.5: 1846g, WH-M8120-29: 1932g).

Ambas as rodas traseiras de XC e de Trail / Enduro vem com eixos passantes E-THRU (de 15mm na frente e 12mm atrás), com O.L.D. de 148mm de largura, além de apresentar interface para cassetes com tecnologia Shimano MICRO SPLINE nos cubos traseiros.

Cubos dianteiros e Freehubs individuais DEORE XT também estão disponíveis em larguras de 100mm e 142mm, 110mm e 148mm, e 157mm. Peso dos cubos: HB-M8110: 142g, HB-M8110-B: 147g, HB-M8110-BS: 158g, FH-M8110: 305g, FH-M8110-B: 307g, FH-M8110-BS: 306g e FH-M8130-B: 310g.

SLX – para ciclistas ávidos a explorar sua paixão pelo mountain bike

Assim como o DEORE XT, a nova série SLX M7100 também apresenta o inovador cassete MICRO SPLINE de 12 velocidades da Shimano, com uma ampla gama de combinações de 10-45D ou 10-51D, pedivelas 1x12 ou 2x12, uma corrente específica SLX para 12 velocidades, freios com 2 e 4 pistões, trocadores ISPEC-EV totalmente ajustáveis, câmbios dianteiros e traseiros otimizados, além de jogo de cubos pronto para 12 velocidades, trazendo tecnologiapremium para ciclistas em busca do verdadeiro mountain bike.

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Pedivelas: o novo pedivela SLX 1x12 apresenta a tecnologia HOLLOWTECH II com eixo do movimento central integrado e braços ocos do pedivela. As coroas vêm com perfis de dente Dynamic Chain Engagement+, estreitos e largos, que  ajuda na retenção da corrente e em um sistema de transmissão suave e silencioso. Para uma montagem rápida e segura, o pedivela apresenta o sistema de montagem direta. O pedivela vem com coroas de 30D, 32D e 34D intercambiáveis com coroas XTR e DEORE XT, e possui opções de braço de pedivela de 165 mm, 170 mm e 175 mm.

Os pedivelas SLX M7100 estão disponíveis em três linhas de corrente (chain lines):
-          52mm (FC-M7100-1) para distância entre porcas (O.L.D.) de 142mm ou 148mm, que oferece um Fator-Q mais estreito de 172mm;
-          55mm (FC-M7120-1) para um O.L.D. de 148mm para pneus mais largos e folga para o quadro (Fator-Q 178mm);
-          56.5mm (FC-M7130-1) para um O.L.D. de 157mm e um Fator-Q de 181mm.

Peso dos pedivelas: FC-M7100-1: 631g, FC-M7120-1: 638g, FC-M7130-1: 656g (todos com 32D; 175mm, sem B.B.).
 
O pedivela SLX 2x12, HOLLOWTECH II, com 36-26D oferece amplitude de marchas imbatível quando combinado com o cassete de 10-45D, maximizando as possibilidades em todos os tipos de terreno, mantendo pouco salto entre as marchas.
 
Dois pedivelas duplos estão disponíveis, ambos com sistema de 2 parafusos para fixação do braço esquerdo do pedivela no eixo. Assim como o DEORE XT, o pedivela FC-M7100-2 possui O.L.D. de 142 mm. para linha de corrente de 48,8 mm e um Fator-Q de 172 mm. O pedivela FC-M7120-B2 possui O.L.D. de 148 mm para linha de corrente de 51,8 mm e um Fator-Q de 178 mm.

O peso do FC-M7120-B2 (36-26D, 175mm, sem B.B.) é de  682g. O FC-M7100-2 (36-26D, 175mm, sem B.B.) pesa 674g.

Cassete: os cassetes SLX de 12 velocidades vêm com sistema de encaixe MICRO SPLINE e estão disponíveis em opção de 10-45D para saltos menores entre as marchas, ou na opção de 10-51D para máxima amplitude das marchas. Os dois cassetes possuem tecnologia HYPERGLIDE +, permitindo mudanças rápidas, tanto para cima quanto para baixo, e um sistema de transmissão super silencioso. Os cassetes vem com aranha de alumínio para acomodar onze pinhões de aço e um pinhão de alumínio para um equilíbrio perfeito entre durabilidade, peso e estilos de pilotagem. O cassete CS-M7100-12 de 10-51D pesa 534g e a opção de 10-45D pesa 513g.
 
Corrente: a nova corrente HG de 12 velocidades do SLX foi redesenhada com a placa interna estendida para melhorar o engate e a retenção da corrente, além de apresentar as placas de rolete dos elos com tecnologia SIL-TEC para uma operação mais suave e maior durabilidade em todas as condições de pedal. A corrente CN-M7100 (de 113 elos + Quick Link) pesa 252g.

Câmbios: disponível para versões de pedivela single (RD-M7100-SGS) ou duplo (RD-M7120-SGS), o câmbio traseiro SLX oferece mudanças precisas e rápidas sobre uma enorme gama de combinações de marchas em 12 velocidades. Os dois câmbios possuem a tecnologia de posicionamento SHIMANO SHADOW RD +, assim como redutores de impacto e roldanas de 13D para pedaladas mais silenciosas e agradáveis. O peso dos câmbios traseiros RD-M7100-SGS e RD-M7120-SGS é de 316g e 322g, respcetivamente.
 
O câmbio dianteiro SLX vem em uma especificação para linhas de corrente de 48,8 mm e 51,8 mm, mas está disponível para montagens tipo D-type, E-type ou tipo M-type. O peso dos câmbios dianteiros é d 125g para oFD-M7100-D, 166g para o FD-M7100-E166g e 114g para o FD-M7100-M.

Trocadores: com ajuste lateral e opções de ajuste rotacional, os trocadores ISPEC-EV, que se encaixam perfeitamente na alavanca do freio, oferecem soluções para o piloto customizar seu estilo e feeling de pedalada. Para ciclistas que utilizam uma configuração 2x12, uma alavanca ÚNICA (SL-M7100-IL) no lado esquerdo do guidão aciona o câmbio dianteiro para cima e para baixo de forma extremamente precisa e leve. Os trocadores SLX M7100 também estão disponíveis na versão com abraçadeira de fixação. Peso dos trocadores: SL-M7100-IR é de 121g, SL-M7100-IL 73g.

Freios: as pinças dos freios SLX vêm em versão de 2 pistões específica para o XC ou de 4 pistões para Trail / Enduro. A opção de 2 pistões tem o mesmo design da versão anterior, permitindo que as pastilhas de resina nível SLX da versão anterior, as G02S / J02Ae as pastilhas de metal G04S / J04C sejam compatíveis. Já a versão de 4 pistões é um projeto totalmente novo, baseado no design do XTR M9100 que utiliza pastilhas D03S (resina) ou D02S (metal), compatível também com as pastilhas aletadas N03A e NO4C.

Os manetes de freio SLX funcionam tanto com pinças de XC, quanto de Trail / Enduro. Eles vêm com o sistema Servo Wave da Shimano que garante engate mais rápido, potência melhorada e menor curso livre. Os manetes de freio agora estão posicionados em ângulo em duas posições em relação ao guidão, para uma sensação de frenagem mais firme. Além disso, possuem um seletor de ajuste de alcance para regulagens simples de freio no meio da trilha.

Os kits de freio estilo XC (BR-M7100-BL-M7100) com rotores (160 mm SM-RT70) e pastilhas pesam 425g, enquanto os kits de freio estilo Enduro (BR-M7120-BL-M7100) pesam 444g, incluindo rotores e pastilhas.

Rotores: os rotores ICE TECHNOLOGIES (SM-RT70) do nível SLX são projetados para rápido resfriamento graças a um núcleo de alumínio prensado entre camadas externas de aço durável, resultando em frenagem de performance consistente e maior vida útil das pastilhas de freio. Disponíves nos tamanhos de 140 mm (121 g), 160 mm (133 g), 180 mm (159 g) e 203 mm (193 g).

Cubos: cubos dianteiros SLX e FREEHUBs traseiros estão disponíveis individualmente em larguras de 100 mm e 142 mm, 110 mm e 148 mm ou 157 mm. O FREEHUB (FH-M7110) possui um cassete com tecnologia MICRO SPLINE da Shimano. Peso dos cubos: HB-M7110(142g), HB-M7110-B(147g), FH-M7110(350g), FH-M7110-B(354g), FH-M7130-B(359g).
 
Para finalizar, a ampla gama de opções da nova série DEORE XT M8100 deixa evidente os recursos de alto desempenho para os mountain bikers mais exigentes e aventureiros, enquanto a série SLX M7100, que traz em sua bagagem o mesmo DNA, se inspira nesse conceito para oferecer performance de qualidade aos ciclistas que estão descobrindo todo o divertimento do mountain bike.
 
Henry Bosch, coordenador de produtos de MTB da Shimano Europa: “Embora o nosso mantra durante o desenvolvimento do XTR foi a velocidade, o foco e o controle, sentimos a necessidade de ampliar isso para os projetos do DEORE XT e do SLX. Fizemos muitas reflexões sobre ‘como‘e ‘por quê’ as pessoas praticam mountain bike. A resposta foi criar um conjunto de componentes com classificação e especificação corretas para atender às demandas competitivas, estilos de pilotagem e qualidade de desempenho dos mountain bikers de todas as partes do globo, garantindo que eles tenham performance durável para diversão à longo prazo. ”
 
SHIMANO DEORE XT e SLX estarão disponíveis no mercado de revenda (lojas com prioridade), como componentes a partir de sexta-feira, 14 de junho de 2019, e nas bikes a partir do segundo semestre de 2019. Deixe sua marca nessa temporada: shimano.com/makeyourmark