quarta-feira, 5 de junho de 2019

Com vitórias de Lucio Otavio e Sofia Subtil, XTERRA Ouro Preto marca início do MTB Cup Pro em grande estilo

Crédito da foto: Pedro Brandão
A 3° etapa do circuito XTERRA Brazil Tour 2019 foi realizada nos últimos dias 1 e 2 de junho, em Ouro Preto, Minas Gerais. O XTERRA Ouro Preto marcou a abertura das competições de MTB no ano e não desapontou os amantes de bikes, que contaram com premiação em dinheiro para os três primeiros colocados (feminino e masculino), percursos técnicos e a homologação da Federação Mineira de Ciclismo (FMC). Mais de 1.300 atletas estiveram presentes nas modalidades de duathlon, trail runs, corrida kids e a já citada MTB Cup.

O clima de diversão e bom-humor tomou conta do festival, que foi ensolarado durante seus dois dias de esportividades. A etapa também marcou a estreia do XTERRA Rock You, novo nome do espaço para as comemorações entre os envolvidos, a famosa festa, que já é tradicional e bem aceita pelos fãs. Na ocasião, houve show do cantor Celestino e da banda Seis Ponto Bola, que atraiu cerca de 400 pessoas em cada fase de musicalidade.

Duathlon
Na prova de duathlon, disputada no sábado, o heptacampeão nacional Felipe Moletta conseguiu sua primeira vitória na atual temporada. Aos 33 anos de idade, o triatleta parece estar cada vez melhor fisicamente e terminou todo o trajeto de 2,5km (corrida) + 31,7km (bike) + 5,15km (corrida) em 02h24min56seg, chegando cerca de dois minutos antes do segundo colocado, Diogo Malagon. Marcelo Sebastião, Hugo Amaral e Rafael Juriti completaram o pódio da elite masculina.
O triunfo de Moletta serviu para ganhar ainda mais confiança na briga pelo ranking de 2019. O paranaense está cada vez mais próximo do octacampeonato e foi breve nas palavras pós-prova. “Que prova dura! Estou muito feliz com a primeira vitória no circuito 2019”, afirmou.
No feminino, Laura Mira, embaixadora XTERRA, ficou com a 3° colocação entre as profissionais e, com isso, manteve-se no topo do ranking. A paulista está em busca de seu primeiro título nacional no evento. A campeã da etapa foi a jovem Maria Paula Mesquita, mais conhecida por Paulinha Mesquita, de 23 anos.  Ela terminou o percurso em 3h25min52seg. A vice-campeã em Ouro Preto foi Márcia Helena Matos.

MTB Cup Pro e Sport
Na estreia da modalidade mais veloz do circuito XTERRA, a expectativa era alta e foi bem atendida em todos os quesitos, desde a entrega dos kits, passando pelo percurso altamente técnico até chegar à premiação. O MTB Cup Pro, de 44km de distância, foi elogiado por Edivando de Souza, embaixador do MTB XTERRA. “Acho que o circuito aqui foi mountain bike 100%. Foi uma largada muito dura no centro histórico, a gente já subiu no paralelo e chega a 31% de inclinação. Gostei muito mesmo”, comentou.
Na categoria masculina, Lucio Otavio, campeão Cimtb e pentacampeão brasileiro sub-30, chegou na frente de todos os quase 200 ciclistas. O atleta aproveitou para agradecer o apoio da torcida e revelou matar uma saudade: “Como é bom competir, já estava com saudade de colocar o numeral na bike e alinhar para a largada. Feliz demais com o resultado nessa prova, que por sinal, é duríssima e muito disputada. Obrigado à torcida de todos”, exclamou.
Gustavo Vilela Junior, Edivando de Souza, César Augusto e Samuel Marotta completaram o pódio. Entre as mulheres, a atual bicampeã da modalidade, Sofia Subtil, começou a temporada como de costume, com triunfo e troféu de ouro erguido. Sofia pode se tornar a primeira mulher a ser tricampeã de MTB no XTERRA. A paulista começou essa jornada com pé direito. A mineira Roberta Stopa, principal concorrente de Sofia pelo título, ficou em segundo lugar e foi seguida por Luana Machado, Laurita Moreira e Márcia Helena Matos, que subiu ao pódio pelo segundo dia.
Na categoria MTB Cup Sport (29,5km), os melhores foram Jozimar Peixoto e Bárbara Domingues.

Trail Run 21K
Na distância mais longa de corrida, a única com ranking e disputa em jogo, melhor para Sandro Arcanjo e Maria Aparecida da Cunha. Ambos finalizaram a prova de 21K com vantagem de sobra para os segundos colocados, Joseilton Santos e Ana Paula de Oliveira, respectivamente. Mais de 700 corredores largaram nas trail runs 5K, 10K e 21K.


Todos os resultados do XTERRA Ouro Preto, que foi apresentado pelo Sesi e recebeu apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, podem ser consultados em http://xterrabrasil.com.br/tour/resultados-xterra-ouro-preto-2019/