sexta-feira, 19 de julho de 2019

Ciclistas disputam quatro títulos nacionais de Mountain Bike neste fim de semana

Brasileiro de MTB XCO 2018 - Crédito: Luis Claudio Antunes/CBC
Evento reúne os campeonatos brasileiros de E-bike, Mountain Bike XCO, Maratona e Downhil
Bikers do país inteiro estarão reunidos neste fim de semana na cidade de Mairiporã, em São Paulo, para a disputa dos Campeonatos Brasileiros de Mountain Bike E-bike, Cross Country (XCO), Maratona (XCM) e Downhill (DH). Ao todo, estão confirmados 1.100 atletas divididos entre os quatro campeonatos, que serão realizados entre os dias 19 e 21 de julho.


As provas acontecem no Cannondale MTB Festival, um espaço de 1.300.00 m² localizado no Instituto Mairiporã. O local oferece estacionamento gratuito, praça de alimentação, lojas especializadas e várias outras atrações para o público. A entrada para todos os dias é gratuita. O valor do ingresso é um agasalho, que será doado para entidades de Mairiporã. Para garantir sua presença no evento, o site para reservar o ingresso gratuito é o https://www.sympla.com.br/cannondale-mtb-festival__575541

O primeiro desafio acontece nesta sexta-feira, 19, com a prova de E-Mountain Bike (E-MTB), disputada especialmente com bicicletas elétricas, que será realizada como título nacional pela primeira vez na América Latina. A inovação da Confederação Brasileira de Ciclismo acompanha uma tendência mundial de agregar valor aos eventos e atrair um público diferenciado para dentro das competições de Alto Rendimento.

Nomes importantes do Mountain Bike nacional como Albert Morgen e Luciano Kdra estão confirmados na competição. A largada acontece precisamente as 08h e o cerimonial de premiação está previsto para as 09h30.

Cross Country Olímpico

No sábado, 19, a velocidade aumenta na prova de Cross Country Olímpico (XCO), uma das mais aguardadas da programação. Os atuais campeões da categoria Elite são Henrique Avancini, da Cannondale Factory Racing, atual terceiro melhor atleta do mundo no Ranking Internacional UCI, e Jaqueline Mourão, que defende a Sense Factory Racing, ambos confirmados na prova.

A pista do E-MTB e XCO será a mesma. O percurso conta com 5,9 km de distância por volta e 178 metros de altimetria acumulada. O circuito proporciona uma experiência muito agradável, passando por trechos técnicos, subidas, descidas e pontos específicos que irão proporcionar uma oportunidade única de pilotagem.

As provas de Maratona e Downhill serão disputadas no domingo, 21, encerrando a programação do festival. No XCM, as provas terão percursos de 82km e 41km, passando por trilhas e estradas da região. Os atuais campeões são Tania Clair e Mário Verissimo. Já no DH, os pilotos encaram uma pista promissora com 1480m de distância e 320m desnível. Lucas Bertol e Lais Flecke estão confirmados na defesa do título.

Transmissão Bandsport

Uma grande novidade para as provas de XCO, XCM e DH será a transmissão ao vivo pelo canal Bandsports. O Cross Country será transmitido entre 12h30 e 14h30 do sábado, enquanto a Maratona e o DH, terão transmissão a partir das 11h30.

O Campeonato Brasileiro de Mountain Bike E-Bike, XCO, XCM e DH 2019 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Federação Paulista de Ciclismo (FPC), Cannondale MTB Festival, com patrocínio da Jeep, Monster Energy, Coca-Cola, Barbedo, Cannondale, Shimano e Vittoria.  

Programação 

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 
08h: Largada Campeonato Brasileiro E-MTB XCO 
10h às 12h: Treino Livre XCO 
13h às 16:30h: Classificatórias Downhill – Elite, Master, Infanto, Júnior, Juvenil e Open
16h às 17h: Congresso Técnico Campeonato Brasileiro de XCO

Sábado, 20 de Julho de 2019
07h às 8:30h: Largada Campeonato Brasileiro XCO – Open e Paradesportivo 
09h às 10:30h: Largada Campeonato Brasileiro XCO – Infanto (M-F), Júnior (F), Juvenil (F), Master A, B, C (F), Master B1, B2, C1, C2, D1, D2 (M) 
11h às 12:30h: Largada Campeonato Brasileiro XCO – Júnior, Juvenil, Sub-30, Master A1, Master A2 (Masculino)  
13h às 14:30h: Largada Campeonato Brasileiro XCO – Elite e Sub-23 

Domingo, 21 de Julho de 2019
08h: Largada Campeonato Brasileiro de XCM
08:30h: Largada XCM Sport 
09h: Finais Brasileiro de Downhill

Campeonato Brasileiro de Mountain Bike – E-bike/XCO/XCM/DH

Dia: 19 a 21 de Julho

Horário: 07 às 17h

Local: Instituto Mairiporã

Endereço: Av. Dr. Thomaz Rodrigues da Cruz, 1113, Mairiporã - SP

Entrada gratuita


Fonte: Assessoria de Comunicação - CBC