quinta-feira, 30 de julho de 2020

Pista de XCO em Taubaté garante fluidez e diversão a competidores




A pista de Cross Country Olímpico (XCO) da etapa de Taubaté da CIMTB Michelin está pronta. O percurso que está localizado no Parque Municipal Vale do Itaim já tinha o trajeto traçado e passou por modernizações para a realização da CIMTB Michelin que está marcada para de 6 a 8 de novembro. De acordo com o treinador Rodney Hoffmann, com as mudanças os atletas terão mais fluidez e diversão no percurso. E, segundo o construtor do percurso, Valmor Hausmann, a pista é marcada por saltos e também paredões para manter a fluidez.

Hausmann adiantou que a dica para os atletas é aprender a impulsionar a bicicleta para cima. “Conseguindo impulsionar a bicicleta de forma correta, o competidor encaixa bem a recepção para pegar velocidade. Tem saltos grandes e vai ser um desafio para grande parte do pessoal. Mas todos são fáceis, é só vir na velocidade e levitar a bicicleta. Está bem divertido”, afirmou.


Rodney Hoffmann contou que já havia um traçado na pista e que o lugar era usado para campeonatos regionais. “As mudanças levam a pista a acompanhar o avanço do mountain bike no cenário mundial. A pista conta com mais obstáculos e com isso ganhamos no nível técnico. O percurso está moderno e rápido e o atleta que competir vai precisar de muito conhecimento fisiológico já que agora o local conta com bastante rampas, descidas, curvas em nível e como consequência, muita fluidez. Isso vai ser muito legal”, afirmou. “Atletas que já testaram a pista, estão se divertindo muito e tenho certeza que vai agradar aos competidores”, comentou.

Quem já conheceu o XCO de Taubaté foi Stefanye Lindolfo do Time Hoffmann Taubaté que vai estrear na Elite. Ela contou que a pista de Itaim foi o primeiro contato dela com o MTB. “Comecei a pedalar por causa desse percurso, os obstáculos e desafios me encantaram. Ao longo do tempo ela foi ganhando forma e eu evolui junto. Meu palco central de treinos é nessa pista e tenho um carinho especial por ela. Hoje, a pista está incrível com um nível técnico mais elevado, o que contribui ainda mais para minha evolução. Dura e divertida. Amei os nomes de cada trecho, baseado nos personagens de Monteiro Lobato. Espero todos aqui para curtir a nossa pista”, afirmou.

Outra atleta que também conheceu o percurso é Danilas Ferreira (Trinks Brasil Racing) da Elite Feminina. “Tenho feito treinos na pista, é dura, técnica, tem bastante subida, obstáculos, saltos, rock garden. Uma dica para os atletas terem mais desempenho, é treinar bastante saltos e subidas, porque vai exigir muito”, explicou.

Segundo Rogério Bernardes, organizador do evento, desde a primeira visita ao local em 2019 já foi possível ver o potencial do percurso. “Muito espaço, topografia excelente, localização espetacular, perto da Via Dutra, e uma pista que tem campo de visão excelente para interação dos atletas com público e equipes. O tempero que faltava veio com o trabalho do Valmor Hausmann que modernizou a pista, tornando-a desafiadora e divertida. Nosso compromisso era deixá-la pronta com antecedência para que os atletas da cidade, região e de outros estados pudessem conhecer o traçado e treinar, e conseguimos alcançar nosso objetivo com apoio da Prefeitura Municipal de Taubaté”, explicou Rogério.

Esta será a primeira vez que Taubaté recebe uma etapa da CIMTB Michelin. “Achamos muito importante este primeiro contato dos atletas com a pista antes da etapa para aumentar a segurança e uma boa estratégia de prova por parte dos competidores. Agora é torcer para que esteja tudo bem até o evento”, completou o organizador.

Nomes dos trechos

Assim como o Descidão da Dona Beja em Araxá, a inesquecível Ladeira de Congonhas, Taubaté também terá os nomes apropriados em diversos trechos. Em busca de homenagear a cidade natal de Monteiro Lobato, o percurso foi batizado em vários locais com personagens do Sítio do Picapau Amarelo.

A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tonar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.

Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal). A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.

A CIMTB Michelin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.

Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 25ª Edição em 2020. O evento tem patrocínio da Michelin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike. Use a hashtag #CIMTBMICHELIN e concorra a prêmios.

Nenhum comentário: