A produção de bicicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) totalizou 63.562 unidades em novembro. De acordo comdados daAssociação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares –Abraciclo,ovolume é 35,4% inferior ante as 98.330 bicicletas fabricadas em outubro do presente ano e 19,7% menor na comparação com novembro de 2019(79.137 unidades). No acumulado do ano, foram fabricadas 625.786 bicicletas, o que corresponde a uma retração de 30,4% na comparação com o mesmo período de 2019 (899.177 unidades). “A queda acentuada é resultado do desabastecimento da cadeia mundial de peças e componentes. Cerca de 50% dos insumos utilizados na fabricação de bicicletas provêm de fornecedores do exterior, principalmente dos países do continente asiático”, afirmao vice-presidente do segmento de bicicletasda Abraciclo, Cyro Gazola. Entre osprincipaisitens em falta estão os sistemasde freios, transmissões, suspensões e selins. Gazola explicaque esse problema acontece no mundo todo,devido ao fato da bicicleta ser apontadapela Organização Mundial de Saúde (OMS)como uma opção segura delocomoção para evitar o contágio pelo coronavírus. Na sua avaliação, ainda haverá dificuldades de abastecimento pelos próximos meses e a normalização deverá acontecer a partir de meados de 2021. “Será um processo gradual, que exigirá um planejamento bastante detalhado e minucioso para ajustar a capacidade de produção”,diz.Ovice-presidente do segmento de bicicletas da Abracicloenfatiza que, apesar das dificuldades, as empresas associadas à
entidadeestão concentrando todososseus esforços para suprir o mercado o mais rápido possível. REVISÃO DAS PROJEÇÕESDiante desse cenário, a Abraciclo revisourecentemente suas projeções para 2020.A produção para este ano deve ser de 736.000 mil bicicletasproduzidas, correspondendo auma queda de 20% na comparação com o resultadoalcançado em2019 (919.924 unidades). A estimativa de produção anterior, apresentada em janeiro, noperíodoanterior à crise da covid-19, era de 987.000 unidades.
RESULTADOS POR CATEGORIAAcategoria Elétricafoi a única que registrou crescimentopercentual em novembro. No total, foram fabricadas 491 unidades ante as 463 registadas em outubro, o que representa uma alta de 6%. Já em números absolutos, o destaque foi a Moutain Bike (MTB), com 36.585 unidades fabricadas. Na comparação com outubro(46.303 bicicletas)houve queda de 21%. Esse também foi o índice de queda registradoem relação a novembro de 2019, quando foram produzidas 46.291 unidades. Confira aseguir o comparativo de produção por categoria
AMTBfoi a categoria mais produzidano acumulado do ano,com 335.145unidades e 53,6% de participação. Na sequência do ranking vieramUrbana/Lazer(209.370bicicletase 33,5% de participação), Infantojuvenil(68.805unidadese 11%),Estrada(8.183unidades e 1,3% de participação) eElétrica(4.283unidades e 0,7% de participação). DISTRIBUIÇÃOPOR REGIÃOCom 37.915 bicicletas, a região Sudeste foi a que mais recebeu bicicletas fabricadas pelo PoloIndustrialde Manausem novembro. Esse volume corresponde a uma reduçãode 34,3% na comparação com outubro do presente ano (57.703 unidades) e de 13,8% em relação a novembro de 2019 (43.964 unidades). Aregião Sulficou em segundo lugar, com 13.085 bicicletas recebidas,volume 32,2% menorao registrado no mês anterior (19.298 unidades) e22,2% inferior ante as 16.822 bicicletas registradasem novembro do ano passado. Noterceiro lugar do ranking, com 7.714 bicicletas, veio a região Nordeste. Na comparação com outubro (13.676 unidades), houve queda de 43,6% e,em relação a novembro de 2019(10.978 unidades), o recuo foi de 29,7%.
Em seguida, ficou a regiãoCentro-Oeste,que recebeu 3.512 bicicletas, o que representa um recuo de 20,9% em relação a outubro (4.439 unidades). Na comparação com novembro de 2019 (3.770 unidades), a queda foi de 6,8%. Aregião Norte ficou com 1.336bicicletas, retração de 58,4% na comparação com outubro do presente ano (3.214 unidades) e de 62,9%ante as 3.603 unidades registradas em novembro de 2019.Aordem das posições foimantida no ranking do acumulado do ano: Sudeste (339.147 bicicletas e 54,2% do total distribuído), Sul (122.541 unidades e 19,6% do total), Nordeste (94.989 unidades e 15,2%), Centro Oeste (39.763 unidades e 6,4%) e Norte (29.346 unidades e 4,7%). IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃOEm novembroforam importadas 4.337 bicicletas em todo o território nacional. Segundo dados do portal de estatísticas de comércio exteriorComex Statanalisados pela Abraciclo, esse volume é 152,6% maior que o registrado em outubro do presente ano (1.717 unidades)e73% inferior ante as 16.058 unidades registradasno mesmo mês do ano passado. A maioria das bicicletas veio do continente asiático: China (2.775 unidades e 64% do total importado), Taiwan (903 unidades e 20,8%) e Camboja (361 e 8,3%).No acumulado do ano, foram importadas 48.855 bicicletas, correspondendo a uma redução de 29,1% em relação ao mesmo período de 2019 (68.947 unidades). As bicicletas vieram principalmente da China. No total, foram 34.614 unidades, o que representa 70,9% dototal das importações. Em segundo lugar, ficou Taiwan (8.030 unidades e 16,4% do total importado), seguido pelo Vietnã (3.108 unidades e 6,4%). Ainda de acordo comdados do portal Comex Statanalisados pela Abraciclo,em novembro foram exportadas 686bicicletas montadas em todo o território nacional. Nacomparação com outubro(970 unidades), a retração foi de 29,3% e em relação a novembro de 2019 (2.074 unidades), a queda foi de 66,9%. Com 424 bicicletas e 61,8% dovolumetotal exportado, aBolíviafoi o principal destino. Em segundo lugarficou o Paraguai (250 unidades e 36,4% do total exportado),seguido pelos Estados Unidos (5 unidades e 0,7% do total exportado). De janeiro a novembro, as exportações totalizaram11.749 bicicletas, retração de 10,9% ante as 13.189 unidades registradas no mesmo período do ano passado. Os principais mercados foram os países da América do Sul: Paraguai (6.242 unidades e 53,1% do volume total exportado), Uruguai (2.140 unidades e 18,2%) e Bolívia (2.098 unidades e 17,9%).
SOBRE A ABRACICLOE O SETOR DE DUAS RODASCom 44 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares –ABRACICLO representa, no País, os interesses
dos fabricantes de veículos de duas rodas, além de investir em ações visando a paz no trânsito e a práticada pilotagem segura. A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as oito maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram 13,9mil empregos diretos em Manaus/AM.
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