Depois de 7 anos, o marca americana lança uma nova geração da suspensão; em dezembro o modelo está de volta às lojas do Brasil, distribuído pela Isapa
Uma das suspensões de mountain bike mais cobiçadas nos anos 2000 está de volta: a Manitou R7 foi relançada com as mais modernas tecnologias do mercado. São dois modelos, ambos disponíveis no Brasil a partir do mês de dezembro de 2020: a R7 Pro e a R7 Expert. A marca é distribuída com exclusividade pela Isapa em todo o território nacional.
A nova geração da Manitou R7 traz novidades tecnológicas, mas mantém algumas características que a colocaram entre as preferidas de praticantes do mountain bike. É uma suspensão desenvolvida para quem curte cross country – seja em competições, pedais de longas distâncias ou se divertir em estradões e single tracks.
De acordo com a marca norte-americana, que pertence ao grupo Hayes, a versão 2021 da Manitou R7 “foi desenvolvida para ciclistas que procuram por componentes que permitam competir no final de semana, pedalar por trilhas na quarta, se divertir em rock gardens na sexta e, depois, fazer tudo novamente na semana seguinte”.
Para alcançar estes objetivos, os dois novos modelos, tanto a R7 Pro quanto a R7 Expert, foram redesenhados para unir baixo peso, rigidez, segurança e usabilidade nos mais diversos estilos de pedal do cross country – de single tracks a estradões.
O arco invertido, marca registrada dos garfos Manitou, também continua presente.
Conheça abaixo as principais características técnicas das suspensões e, também, a ficha técnica da nova geração das Manitou R7.
Sistema de compressão VTT
Desenvolvido pela equipe de engenharia da Manitou, o sistema de compressão VTT (Variable Terrain Tune) é uma das principais novidades dos novos modelos. O conceito por trás desta tecnologia foi permitir que a suspensão pudesse ser travada totalmente, sem comprometer o sistema quando nas posições destravada e firme.
Diversos sistemas do mercado que contam com trava acabam comprometendo o funcionamento do sistema para poder ter esta função, mas não o Manitou VTT.
O sistema de compressão VTT conta com três posições (aberta, firme e travada), para que o ciclista possa garantir alto rendimento nas mais variadas situações e terrenos.
Chassis boost com eixo Hexlock SL 110
O sistema de eixo passante da Manitou R7 possui a ponta sextavada, o que impede que o eixo gire no próprio garfo, diminuindo ainda mais a torção. Ou seja, deixa o garfo ainda mais rígido, com simplicidade e leveza, principalmente para quem busca alto rendimento.
Tanto a R7 Pro quanto a R7 Expert possuem a tecnologia boost.
Curso da suspensão ajustável
Os novos amortecedores Manitou R7 chegam ao mercado com curso de 100mm, mas ambos podem ser ajustados, com variações que vão de 80mm a 120mm – sempre de 10 em 10 milímetros.
Este procedimento, apesar de simples, é feito internamente e deve ser aplicado por um mecânico profissional.
Chassi leve e com o tradicional arco invertido
Uma das principais características de todas as suspensões Manitou, o arco invertido também está presente nas novas R7. Seu principal objetivo é encontrar o equilíbrio entre baixo peso, rigidez e confiabilidade.
O arco invertido permite uma distância menor entre o arco e o eixo, o que resulta em 13% a mais de rigidez em relação aos garfos com o arco tradicional – de acordo com o corpo de engenharia do grupo Hayes.
As novas Manitou R7 possuem hastes de 32mm, em alumínio, e são compatíveis com rodas aro 29” ou 27,5” plus, uma tendência mundial.
Dorado Air, sistema pneumático da R7 Pro
Como o próprio nome diz, o sistema de amortecimento da R7 Pro vem da lendária suspensão Dorado DH, específica para a prática de downhill. Esta tecnologia exclusiva Manitou possui uma válvula única que equilibra as câmaras de ar positiva e negativa durante a calibragem – para a R7 Pro, a marca ajustou a relação entre as câmaras de forma a garantir o melhor funcionamento para pouco curso (80 a 120mm, em comparação com os 200mm da Dorado DH).
O sistema Dorado Air possui também a tecnologia IVA (Incremental Volume Adjust), que possibilita o ajuste do volume de ar na câmara positiva e, consequentemente, a progressividade da suspensão, garantindo o funcionamento ideal para cada estilo de pilotagem.
Expert Air, sistema pneumático da R7 Expert
Se o modelo Pro possui o Dorado Air, o Expert também conta com uma tecnologia exclusiva de câmaras de ar: o Manitou Expert Air. Assim como a versão mais refinada, o sistema também possui uma válvula única que equilibra as câmaras de ar positiva e negativa durante a calibragem, simplificando o processo e garantindo o equilíbrio perfeito.
Com isso, o sistema de amortecimento trabalha de forma consistente durante o pedal, permitindo que ciclistas com diferentes pesos e estilos de pilotagem tenham a mesma experiência enquanto pedalam.
Especificações técnicas
Manitou R7 Pro
Peso: 1.648g
Curso: de 80mm a 120mm, ajustável internamente (100mm de fábrica)
Sistema de amortecimento: Dorado Air com IVA
Sistema de compressão: VTT Pro
Ajustes: pressão do ar, retorno, e 3 posições de compressão
Tubo superior: Tapered (1 1/8” x 1.5”)
Eixo: Hexlock 15mm X 110mm (BOOST)
Tamanho máx. do pneu: 29x2.6”
Crown forjado em alumínio, com estrutura oca
Suporte de freio: PM 160mm, máximo de 203mm
Manitou R7 Expert
Peso: 1.812g
Curso: de 80mm a 120mm, ajustável internamente (100mm de fábrica)
Sistema de amortecimento: Expert Air
Sistema de compressão: VTT Pro
Ajustes: pressão do ar, retorno, e 3 posições de compressão
Tubo superior: Tapered (1 1/8” x 1.5”)
Eixo: Hexlock 15mm X 110mm (BOOST)
Tamanho máx. do pneu: 29x2.6”
Crown forjado em alumínio, com estrutura oca
Suporte de freio: PM 160mm, máximo de 203mm
A nova geração dos amortecedores Manitou R7 está à venda nas principais bikes shops do Brasil, ainda sem valor sugerido de venda definido para o mercado.
Sobre a Isapa
Fundada em 1962 pelo sr. Abramo Douek, a Isapa é uma das principais distribuidoras do mercado brasileiro de bicicletas. Com décadas de experiência, é a representante oficial no Brasil de marcas como Kenda, Manitou, Park Tool, Giro, Bell, Zéfal, Blackburn e Onguard, entre outras, além de possuir as marcas próprias Absolute e Oggi. Com três centros de distribuições (em São Paulo-SP, Vitória-ES e Itajaí-SC), conta com mais de 30 mil metros quadrados de depósitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário