segunda-feira, 28 de junho de 2021

Conheça a pista da Grande Final da CIMTB Michelin 2020 na Fazenda Sossego

 Atletas avaliaram o circuito como um dos melhores de maratona da atualidade. Com cerca de 13 km e 525m de altimetria acumulada, a pista “raíz” promete exigir muito dos atletas.

Por Pedro Parisi, de Belo Horizonte

 

Os competidores da grande final da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike (CIMTB Michelin) podem se preparar para enfrentar uma pista com subidas duras, single tracks, trechos de raízes, curvas off camber e uma velocidade média alta no final de semana da grande final da temporada de 2020. Serão cerca de 13 quilômetros e 525 metros de altimetria acumulada bem distribuídos e acessíveis para todas as categorias. A competição será na Fazenda Sossego, em Carandaí, entre 2 e 4 de julho.

BAIXE O ARQUIVO .GPX DO CIRCUITO AQUI

“Fizemos algumas mudanças no traçado depois do Campeonato Mineiro de Maratona, em novembro, e agora ela está ainda mais inclusiva, mas mantendo algumas opções técnicas e rápidas para pilotos mais experientes mas que não trazem perigo aos iniciantes. Tudo depende da velocidade. Além disso, estamos chegando em um ponto na pista que, em breve, teremos mais de 20 km que serão abertos aos amantes do mountain bike mensalmente em datas programadas”, explica Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Michelin.

A pista esteve aberta neste final de semana e recebeu alguns atletas para treinos e reconhecimento do traçado, como o atual campeão da CIMTB Michelin na categoria sub-40, Claudio Levi. De acordo com ele, o maior desafio será superar as barreiras naturais da região, mantendo uma velocidade média alta. “É uma pista muito completa que atende a todos os requisitos para um bom mountain bike. Está mais rolada, e não possui trechos de obstáculos artificiais altamente exigentes. O grande desafio é saber andar com uma velocidade rápida, transpondo os obstáculos naturais”, avalia.

“Achei o circuito incrível. É bastante duro, muito técnico e com muitas subidas. É perfeito para a E-bike. A pilotagem vai falar alto nessa pista”, avisa a competidora da categoria E-bike, Isabela Ribeiro, que também visitou a Fazenda Sossego neste final de semana.

O atleta da sub-45, Luiz Eugênio, elogiou os trail builders. “Temos que tirar o chapéu para o Rogério e sua equipe por esta pista. A trilha está limpa e trabalhada em um percurso brutal. Melhor pista de maratona que já andei”, avalia.

Confira a descrição da pista da CIMTB Michelin por Rogério Bernardes

 Depois da largada, que será em um formato tipo “start lap" para todas as categorias, os atletas entram na Trilha da Vitória e passam no pórtico de chegada e próximo da feira. Importante salientar que antes do pórtico de chegada teremos o Neutral Suport da SRAM que estará localizado em um ponto onde a corrida de qualquer atleta pode ser salva logo no início.

 Contornando a lagoa os atletas pegam uma longa subida que será importante para já definir o posicionamento e liderança na prova. Após passar por um trecho de matinha vem uma subida dura que fará o contorno da Raposa até a divertida Trilha do Jacú, que é em descida e bem rápida.

No final da descida os atletas passam pelo primeiro ponto de hidratação da organização e sobem em direção a entrada da Trilha dos Macacos que é a parte mais “raiz" e divertida da pista com mais de 3 km de single track dentro da reserva de Mata Atlântica.

 Saindo da Trilha dos Macacos os atletas entram na Trilha dos Gaviões que tem uma sequência de curvas escoradas descendo até pegar outro trecho no pasto que dá acesso a primeira passagem na área de apoio.

 Saindo da região do apoio vem outros trechos com descidas velozes e outro trecho de subida na Trilha do Sagüi que depois é conectado a Trilha da Seriema para retornar a área de apoio em sua segunda passagem.

 Depois disso vem a Trilha do Tatu, que tem estradas e trilhas dentro do reflorestamento de eucaliptos. No final da descida da Trilha do Tatu os atletas passam pela segunda vez no ponto de hidratação da organização e fazem um contorno para retornarem o final da Trilha do Tatú.

 Saindo do Tatu, os atletas passarão ao lado da área de camping em direção a Trilha da Vitória com seus opcionais do pump track ou um circuito rápido cheio de curvas até a ponte que dá acesso a reta de chegada. As duas opções foram criadas para terem o mesmo tempo.

Número de voltas

Inicialmente ela estava prevista para ter pouco mais de 15 km para que as categorias oficiais dessem 4 voltas e completassem mais de 60 km previstos numa prova de maratona. Acontece que a pista é bastante exigente fisicamente para uma quilometragem maior e temos cerca de 50% dela com single tracks pela fazenda.

 Com isso tinha dois caminhos que seria aumentar a km para reduzir o número de voltas, ou reduzir um pouco o percurso e manter o número de voltas previsto no regulamento. Optamos por manter o número de voltas, que ficou da seguinte forma:

FINAL 2020 - CIMTB MICHELIN / COPA SENSE CIMTB DE MARATONA VOLTAS

FEMININAS: Super Elite

MASCULINAS: SuperElite, Sub30,

Sub35, Sub40, Sub45, Sub50, Sub55, Sub60

Dupla Pró, GRAVEL e ULTRA

4

FEMININAS: E-Bike PRO, Júnior, Sub30, Sub40, Sub50 e Over50

MASCULINAS: E-Bike PRO, E-Bike Master, Júnior, Sub17, Sub65, Over65, Expert, Cadete, Master e Segurança Pública

DUPLAS: Mista/Feminina, Sub60, Sub80 e Over81

3

FEMININAS: Sub15, Sub17 e OPEN

MASCULINAS: Sub15, Veterano, Peso Pesado e PNE

2

TURISMO (masculina e feminina)

* sem incluir a Trilha dos Macacos que é mais técnica dentro da mata nativa

1*

Segurança e diversão

Por atravessar o terreno da região de Pedra do Sino, o traçado tem muitos trechos em mata, com single tracks sombreadas, o que reduz a fadiga e aumenta a diversão. Para garantir a segurança e o conforto, a organização oferece um ponto de apoio e socorristas.

A competição seguirá um rígido protocolo de segurança contra o COVID-19, e testará todos os participantes que quiserem entrar no complexo. O atleta e seu acompanhante deverão comprar o exame nasal PCR-rápido com antecedência, preencher o formulário obrigatório do Ministério da Saúde e entregá-lo quando for buscar o kit do atleta, no dia do evento.

Os competidores farão suas inscrições nas mesmas categorias que correram em 2020, mesmo que tenham mudado a faixa de idade do ano passado para cá. Além disso, os mais ávidos por competição podem participar de mais de uma categoria, caso preencham os requisitos, e correr nos dois dias do evento. Quem correr em uma das categorias da CIMTB Michelin no sábado, por exemplo, só poderá correr em uma das categorias Duplas ou na E-Bike Masculina no domingo.

Outro detalhe importante é que os atletas que pagaram pelo combo no ano passado já estão garantidos na etapa da Fazenda Sossego, e nas etapas de Petrópolis e Taubaté, portanto não precisam fazer suas inscrições. Basta irem direto na secretaria pegar seu numeral da bike e costal mas devem comprar o teste do COVID-19 como todos os outros atletas. 

Para se inscrever em qualquer uma das 39 categorias oferecidas pela CIMTB Michelin, basta acessar o link abaixo:

INSCRIÇÃO COM PGTO POR CARTAO  (ATÉ 29 DE JUNHO, TERÇA-FEIRA)

CONFIRA A LISTA DE INSCRITOS PELO COMBO 2020

Para Comprar o exame de COVID-19, obrigatório no dia do evento, acesse abaixo:

Exame COVID-19

Regulamento e protocolo de segurança:

Confira o regulamento da etapa.

Confira o protocolo de segurança.

Siga nossos canais

Você pode acompanhar nosso podcast em qualquer plataforma. Basta buscar por “cimtb” no seu player preferido. Também temos nosso Instagram, no @cimtb, onde postamos novidades sobre a copa e o mundo do ciclismo, além de dicas, sorteios e imagens incríveis.

CIMTB Michelin 2021

A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos Ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Em 2022, a CIMTB Michelin aumentará ainda mais sua relevância internacional com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1992.

Michelin

Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tornar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.

Sense Bike

Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal).

Nenhum comentário: