quarta-feira, 16 de junho de 2021

Lauro é bicampeão mundial de Paraciclismo de Estrada em Portugal Mesmo precisando driblar a forte marcação, brasileiro venceu escapado e bateu ucraniano Yehor Dementyev no sprint final

 


A data romântica do dia dos namorados, comemorada em 12 de junho em alguns países, não serviu para acalmar os ânimos dos atletas na prova de resistência do Mundial de Paraciclismo em Portugal. O brasileiro Lauro Chaman precisou driblar a forte marcação dos adversários e estabelecer uma tática agressiva para comemorar o bicampeonato mundial da prova.

O nível foi intenso desde o início da disputa com alguns atletas tentando se desgarrar do grupo principal, que aos poucos foi ficando completamente fracionado. Mas quem realmente conseguiu escapar foi Lauro Chaman e o seu grande rival Yehor Dementyev, da Ucrânia. Os dois, aos poucos, abriram vantagem e seguiram juntos durante os últimos quilômetros da prova.

No sprint final, Lauro arrancou forte e não deu chances para o ucraniano, cruzando a linha de chegada aos gritos de emoção após percorrer 92,4km com o tempo de 2h05min47. Yehor Dementyev acabou ficando com a medalha de prata, finalizando com o mesmo tempo, enquanto o francês Kevin Le Cunff, levou o bronze com 2h07min07.

“Hoje a prova exigiu muita atenção e força. O circuito dentro do autódromo acabou se mostrando bastante técnico, é um pouco diferente do habitual, então qualquer descuido pode acabar prejudicando a nossa estratégia. Então, desde o começo eu sempre busquei estar nas fugas e acabei conseguindo me destacar com o Yehor e vencer no final, levando mais essa vitória para o Brasil”, comentou Lauro.

“É muito satisfatório vencer um mundial na véspera dos Jogos Paralímpicos. Não consigo nem demonstrar o tamanho da minha alegria. Só tenho a agradecer muito a Deus, toda a comissão técnica, Confederação Brasileira de Ciclismo, Comitê Paralímpico Brasileiro, além da minha família e todas as pessoas que ficaram na torcida ai no Brasil. Eu só tenho gratidão”, destacou o atleta, bastante emocionado.

A seleção brasileira ainda comemorou os resultados de André Luiz Grizante, na 6ª colocação da categoria MC4, Victor Luise Herling, 7º colocado na MC2, e Carlos Alberto Soares, 5º colocado na MC1. Entre os demais brasileiros na competição, Victoria Maria Barbosa conquistou a 5ª posição na WC2, e Ana Raquel Montenegro, 11ª posição na WC5.

O mundial de paraciclismo finaliza sua programação neste domingo (13/06) com as provas de resistência para as categorias handbikes.

Classificação geral de todas as categorias: https://bit.ly/2TrbC4E

Assessoria de Comunicação - CBC

Nenhum comentário: