quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Abraciclo Anuncia Desenvolvimento De Parceria com o CicloMapa Acordo foi divulgado na Shimano Fest e tem como objetivo fortelecer as atividades da plataforma

 


Com o objetivo de fomentar a infraestrutura cicloviária nacional, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo e o CicloMapa se unem no desenvolvimento de uma parceria inédita. O acordo, apresentado na Shimano Fest nesta quinta-feira (2 de setembro), pretende fortalecer as atividades desenvolvidas pela plataforma, permitindo evoluções em seu sistema a partir de uma maior cobertura, além de gerar oportunidades para a realização de pesquisas e estudos sobre a mobilidade cicloviária nacional.

Criada pela União de Ciclistas do Brasil (UCB) e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), o CicloMapa dispõe atualmente de mais de 29 mil km em 563 cidades mapeadas, com ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas, calçadas compartilhadas, entre outros. Com o acordo, as instituições pretendem fortalecer e ampliar a atuação do sistema, facilitando ainda mais o acesso a dados em qualquer cidade do Brasil.

De acordo com o vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola, promover ações que fomentem a infraestrutura cicloviária nacional é fundamental para o fortalecimento da indústria de bicicletas. "É preciso melhorar as condições das ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas nacionais para que a bicicleta siga sendo uma alternativa de transporte acessível, sustentável e saudável para a população”, afirma o executivo. “Com essa parceria conseguiremos ter mais acesso as oportunidades e carências dos ciclistas brasileiros para seguir buscando soluções que fortalecem o setor de bicicletas e, consequentemente, as fabricantes nacionais”, conclui Gazola.

Segundo Leticia Bortolon, Gerente de Políticas Públicas do ITDP, o trabalho do CicloMapa é essencial para a melhoria das condições cicloviárias no país. “Para monitorar a implementação de políticas públicas voltadas para a mobilidade por bicicleta, é fundamental que tenhamos dados abertos e padronizados entre todas as cidades brasileiras. O CicloMapa preenche o vazio que tínhamos nesse sentido, sendo uma ferramenta essencial para o controle social da implementação de infraestruturas para bicicletas no Brasil”, afirma.

“O CicloMapa permite a visualização das infraestruturas cicloviárias de qualquer cidade brasileira, não existindo nenhuma outra ferramenta que tenha uma abrangência tão grande. Estes dados são muito importantes para a Incidência Política, para a realização de comparações e pesquisas, ou mesmo para as pessoas que querem apenas saber onde existem ciclovias ou ciclofaixas em seu caminho. E como os dados são abertos e colaborativos, frequentemente são mais atualizados e mais completos do que os mapas fornecidos pelo poder público”, acrescenta Felipe Alves, Diretor Financeiro da UCB – União dos Ciclistas do Brasil.

 

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 45 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão o fomento e o desenvolvimento do setor, por meio de ações que visem a mobilidade, a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura. A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 14 mil empregos diretos em Manaus/AM.

 

 

MOTOCICLETAS*

BICICLETAS*

Frota nacional: acima de 29 milhões
de unidades

Frota nacional: mais de 70 milhões
de unidades

Produção anual: acima de 961 mil unidades

Produção anual: 2,5 milhões
de unidades**

7º maior produtor mundial

4º maior produtor mundial


(*) Dados do fechamento de 2020.
(**) Estimativa de produção em todo o território nacional e excluídas as bicicletas infantis.


Para mais informações acesse o site

 

        www.abraciclo.com.br

Nenhum comentário: