sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Esporte como base de transformação: Projeto Incentivado promove inclusão social através do ciclismo em Joinville-SC Com apoio da Isapa, equipe de jovens atletas tem excelentes resultados na temporada.

 

Isapa oferece apoio com produtos da Absolute, Giro e Kenda

Um projeto de transformação e inclusão social de jovens através da bicicleta. Assim é possível resumir um pouco o que é o Projeto Incentivado Ano I, que conta com a Equipe Joinville Ciclismo. Iniciado em 2015, à época era apenas um sonho, mas que aos poucos vem se tornando realidade. Saiba mais sobre ele e veja como a bicicleta pode ajudar a mudar vidas.

 

 




Inclusão social e desenvolvimento humano

De acordo com Marcio Ricardo Kopp, presidente da Associação Joinvillense de Ciclismo, a cidade já foi um grande celeiro de equipes de ciclismo. A ideia desde o início era uma só: a renovação através das categorias de base era o grande objetivo.

O projeto tem foco na alta performance nas pistas, porém o objetivo maior mesmo é a transformação de jovens enquanto seres humanos, para se tornarem pessoas longe da situação de vulnerabilidade social.

Com o apoio da Isapa, via Lei de Incentivo ao Esporte, o projeto vem se desenvolvendo e ganhando corpo. Hoje, a Equipe Joinville Ciclismo conta com 6 jovens atletas: são 4 meninos e 2 meninas, com idade entre 14 a 17 anos.

“Mostramos que nosso projeto visa a renovação do ciclismo, sim, mas através da boa conduta, da seriedade, da responsabilidade, da dedicação e da humildade. Tenho certeza de que, juntos, podemos mostrar que o ciclismo pode estar nos holofotes novamente com grandes atletas e seres humanos”, comenta Kopp.

Dentro desse contexto, segundo ele, a Isapa tem um papel fundamental no projeto: a empresa contribui diretamente com essa transformação dos atletas, além de proporcionar uma estrutura melhor para as competições, disponibilizando à equipe produtos de altíssima qualidade.

Atletas da equipe recebem alguns dos melhores equipamentos de ciclismo para buscarem os resultados nas pistas: capacetes Giro, pneus e câmaras de ar da Kenda, além de acessórios da Absolute.

A parceria entre Isapa e o Projeto Incentivado Ano I fortalece muito o ciclismo nacional e promove, acima de tudo, a inclusão social de jovens que talvez não tivessem acesso a oportunidades como esta. Além disso, incentiva outras empresas e atletas a acreditarem no esporte e no ciclismo brasileiro formas de inclusão e mudança de vida.

O projeto foi desenvolvido para 5 anos. Para que tenha continuidade no futuro, o apoio de empresas como a Isapa é fundamental, seja por Lei de Incentivo ao Esporte ou patrocínios e outros tipos de investimento.

Primeiro Campeonato Brasileiro e próximas etapas

Em decorrência da pandemia, as competições foram interrompidas momentaneamente. Houve uma retomada em julho de 2021 e, no último final de semana, o grande objetivo foi concluído com sucesso: a equipe Equipe Joinville Ciclismo disputou o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Contrarrelógio, que aconteceu na cidade de Londrina-PR.

Na primeira prova dos atletas, uma participação com excelentes resultados: na modalidade de Estrada, na categoria juvenil feminina, 3° lugar para Nicole dos Santos e um 3° lugar também para Allan dos Santos, na infanto-juvenil masculina.

Já na prova de Contrarrelógio, um duplo vice-campeonato de Nicole e Allan, nas respectivas categorias. Além de um 3° lugar para Mirelly dos Santos, também na infanto-juvenil feminina, e um 4o lugar para Lucas Barbosa na juvenil masculina.

Além dessa prova que marca a volta às atividades, a equipe se prepara para o Campeonato Estadual local, com 3 ou 4 etapas para acontecer até o final do ano.

“Temos em vista alguns planos para o futuro, como a participação na Vuelta de Codecan, no Uruguai, e uma prova organizada pelo nosso projeto aqui em Joinville, em 2022. Além disso, pretendemos fazer eventos pontuais com nossos patrocinadores, como pedais na cidade. Nosso objetivo é desenvolver diferentes ações sociais para ajudar a comunidade carente e para darmos continuidade a esse sonho contamos com a Isapa nessa jornada.”

O que é a Lei de Incentivo ao Esporte?

A Lei nº 11.438/06, ou Lei de Incentivo ao Esporte – LIE, como é mais conhecida, permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportiva distribuídas por todo o território nacional.

Por meio de doações e patrocínios, os projetos executados via Lei de Incentivo ao Esporte atendem crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, além de garantir o suporte necessário para que aos atletas de alto rendimento possam participar e representar o Brasil em competições nacionais e internacionais. Mais do que um instrumento jurídico, trata-se de uma inovação e um avanço na consolidação do paradigma do esporte como um meio de inclusão social.

Nenhum comentário: