sábado, 19 de fevereiro de 2022

Campeonato Paulista de MTB - XCC/XCO será em abril, em Araçoiaba da Serra Competição será etapa única e será realizada no Thor Bike Trail. Inscrições já estão abertas no site oficial da FPCiclismo

 


São Paulo (SP) – Os campeões paulistas de MTB XCC/XCO de 2022 serão conhecidos no mês de abril. O Campeonato Paulista está confirmado para os dias 16 e 17, no Bikepark da Thor Bike Trail, em Araçoiaba da Serra, na região de Sorocaba. A competição ainda será válida pela segunda e pela terceira etapas do Ranking Paulista 2022. Como aconteceu no ano passado, os títulos do estadual serão conhecidos em etapa única, tornando a participação no evento ainda mais importante.

A prova de XCO será realizada em um circuito de 4,6 km/volta de extensão, enquanto para o XCC será de 1,5 km/volta. O evento, uma realização da Federação Paulista de Ciclismo, será aberto a todos os ciclistas, federados ou não. Serão 31 categorias para o XCO e seis para o XCC. Em caso de vitória de um ciclista não federado, o mesmo terá 15 dias após o evento para filiação e confirmação do título.

O XCC possui provas rápidas, porém de alta intensidade. É disputado em grupo, onde os ciclistas largam juntos e em circuitos curtos, de até no máximo 2 km, o percurso pode contar com obstáculos naturais e/ou artificiais. Desse modo, em média, as baterias podem durar até meia hora e com seis a oito voltas. Trata-se de uma disputa dinâmica, com muitas fugas e perseguições, onde melhor sempre fica reservado para a volta final. Além disso, o XCC serve de prova classificatória para a posição de largada do XCO, o que torna a disputa bastante emocionante.

Ja o Mountain Bike Cross Country Olímpico (XCO) possui o circuito variado e mais longo, em comparação a XCC, com distância de 4 a 10 quilômetros. A categoria possui maior dificuldade, e os atletas dependem da habilidade técnica sobre a bike e de um bom preparo físico para obterem bom resultados. Além disso, é uma prova de estratégia, em que um pequeno erro ou um ataque na hora errada podem definir o campeão. O percurso é geralmente formado por caminhos rochosos, obstáculos, descidas técnicas e até rampas, dependendo da competição.

A integração com público é muito intensa nesse tipo de prova, uma vez que os circuitos são projetados para que os apreciadores possam acompanhar bem de perto os atletas competindo.

Inscrições

As inscrições para a competição deste ano poderão ser apenas on-line, pelo link https://forms.gle/jwyefqQimS5ZbVud9, no período de 04/02/2022 (sexta-feira) a 13/04/2022 (quarta-feira), às 23h59min. A inscrição terá uma taxa de valor único por ciclista de R$130,00 (cento e trinta reais), sendo que as categorias Kids Masculino/Feminino, Mirim Masculino/Feminino e Infantil Masculino/Feminino, terão suas inscrições isentas.

Já as categorias Infanto Juvenil Masculino/Feminino, Juvenil Masculino/Feminino, PcD e Masters Masculino, assim como as Masters Feminino com a idade de 60 anos e mais, terão desconto de 50%, ou seja, a taxa será R$65,00 (sessenta e cinco reais).

O Campeonato Paulista de MTB 2022 – XCC/XCO é uma realização da Federação Paulista de Ciclismo, com apoio do Thor Bike Trail. Para conhecer o circuito entre em contato com a Thorbiketrail, pois o bikepark está aberto todos os finais de semana para treino no site www.thorbiketrail.com.

 

Mais informações no site oficial, www.fpciclismo.org.br

Nenhum comentário: