domingo, 10 de abril de 2022

Atual campeão mundial sub-23, chileno Martin Vidaurre vence etapa da Copa do Mundo Mercedes-Benz de MTB em Petrópolis


Categoria feminina da sub-23 foi marcada pela vitória da francesa Line Burquier. Brasileiros Gustavo Xavier e Giuliana Morgen ficam em nono e em quinto lugar, respectivamente

Pódio masculino
Pódio masculino na sub-23 (Crédito: Marcelo Rypl)


Atual campeão mundial sub-23, o chileno Martin Vidaurre iniciou a busca pelo título da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike da categoria, com vitória na prova de XCO – Cross Country Olímpico, realizada no São José Bike Club, em Itaipava – Petrópolis/RJ. No feminino, a francesa Line Burquier liderou a disputa com vantagem de apenas 56 segundos da segunda colocada Sara Cortinovis e levou a vitória com muita vibração.

Na primeira prova disputada na tarde deste sábado (9), Vidaurre - que também conquistou no último fim de semana a prova XCO super elite da CIMTB Michelin - cruzou a linha de chegada com o tempo de 1h03min32. O suíço Janis Baumann e o ucraniano Oleksandr Hudyma completaram o pódio. O terceiro lugar, inclusive, teve disputa até a linha de chegada, com Hudyma levando a melhor por apenas um segundo em relação ao americano Riley Amos.

Quem acompanhou a prova pôde testemunhar a garra dos atletas, que buscavam o pódio e pedalavam mais forte a cada volta em busca de uma melhor classificação – a distância do terceiro colocado para o sexto, ao fim da disputa, foi de apenas 12 segundos.

Vencedor da prova masculina, Martin Vidaurre, que brincou ao dizer que já se sente em casa no Brasil – fazendo referência à conquista deste sábado e a do último fim de semana – destacou a energia do público brasileiro e a estratégia de ter feito uma largada de prova forte.

“Me encanta correr no Brasil! A torcida é muito empolgante, eu gosto muito! Semana passada corri na elite (CIMTB Michelin - também realizada em Petrópolis) e também foi muito bom. A estratégia na prova deste sábado foi fazer uma largada forte. Não poderia cometer erros e consegui desempenhar bem meu trabalho. Estou muito feliz!”.

Gustavo Xavier faz bonito e termina em nono lugar
Gustavo XavierGustavo Xavier durante corrida (Crédito: Nataniel Giacomozzi)

O brasileiro Gustavo Xavier fez bonito na disputa e terminou a prova em nono lugar, levando a torcida à loucura com o seu desempenho e tendo seu nome gritado pelo público próximo a linha de chegada. Gustavo, que passou por dificuldades na prova – perdeu a dianteira na entrada do pump track, caindo em uma poça de lama logo na primeira volta – conseguiu se recuperar e terminar entre os dez melhores. Ele falou sobre as dificuldades ao longo da prova.


“A torcida brasileira deu um show! Isso com certeza nos motiva durante a prova. Na primeira volta acabei sentindo um pouco o ritmo, perdi algumas posições, mas consegui terminar no top 10. A pista exige muito do atleta, mas só tenho a agradecer. Valeu a todos pela torcida”, avaliou Xavier.

Line Burguier vence na categoria feminina
Campeã femininaLine Burquier comemora vitória (Crédito: Cesar Delong)

Com início às 15h45, a competição feminina do sub-23 foi marcada por muita emoção e adrenalina. Em primeiro lugar ficou a francesa Line Burquier, que garantiu a vitória com o tempo de 1h00min22. Burquier imprimiu um ritmo forte durante a disputa e terminou 56 segundos à frente da segunda colocada, a italiana Sara Cortinovis. O Brasil conquistou grande resultado com a petropolitana Giuliana Morgen. Em uma prova de recuperação, Giugiu foi atrapalhada por uma queda logo após a largada, mas ainda assim, saiu do décimo para o quinto lugar na disputa, garantindo a colocação com 1h06min27.


A campeã da competição, Line Burquier, de 18 anos, disputou pela primeira vez uma edição de Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike. A atleta falou sobre a emoção de estar disputando uma prova deste nível de competitividade. “Essa pista aqui no Brasil é uma loucura. Os brasileiros são muito apaixonados. Vê-los vibrando, emocionados, isso é muito bom depois de tanto tempo sem corridas”, disse a vencedora.
 
Diferente da disputa entre os homens, a categoria feminina teve grande diferença de distância da quarta colocada, Sofie Pedersen para a quinta, Giuliana Morgen. As atletas ficaram cerca de quatro minutos de distância uma da outra.  

Natural de Petrópolis/RJ, Giugiu, também de 18 anos, saiu literalmente nos braços da galera. Após a prova, ela foi até ao público presente para comemorar o grande desempenho na corrida “Não tem preço isso, nem nos meus melhores sonhos eu imaginava viver tudo isso”, falou animada.

Giu GIuNataniel Giazcomozzi (Crédito: Ney Evangelista


Programação
Neste domingo (10), ocorrem as últimas duas provas da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike, para encerrar com chave de ouro do evento que marcou história no mountain bike mundial: a elite feminina, às 11h20, e a elite masculina, às 14h35.

Transmissão das provas
No domingo, apenas a Red Bull TV transmitirá ao vivo a competição da elite feminina no XCO, às 11h. Já o XCO masculino terá transmissão de ambos os canais, às 14h15 (Red Bull TV) e 14h30 (SporTV 3). Na segunda-feira (11), a SporTV 3 transmite a reprise da elite feminina no XCO, às 10h.


Sub-23 masculino

1º Martin Vidaurre (CHI) - 1:03:32
2º Janis Baumann (SUI) - 1:04:08
3º Oleksandr Hudyma (USA) - 1:04:39
4º Riley Amos (USA) - 1:04:40
5º Emanuele Vittone (ITA) - 1:04:40
6º Simon Walter (SUI) - 1:04:51
7º Luca Schatti (SUI) - 1:05:01
8º Dario Lillo (SUI) - 1:05:06
9º Gustavo Xavier (BRA) - 1:05:15
10º Reinhard Kaiser (GER) - 1:05:18

Sub-23 feminino

1ª Line Burquier (FRA) - 1:00:22
2ª Sara Cortinovis (ITA) - 1:01:18
3ª Giada Specia (ITA) - 1:02:08
4ª Sofie Pedersen (DIN) - 1:02:46
5ª Giuliana Morgen (BRA) - 1:06:27
6ª Ruth Holcomb (USA) - 1:06:40
7ª Ana Santos (POR) - 1:06:42
8ª Roxane Vermette (CAN) - 1:07:39
9ª Catalina Vidaurre (CHI) - 1:08:01
10ª Emilly Johnston (CAN) - 1:09:05

Para acessar mais fotos das provas do sub-23, acesse:
https://drive.google.com/drive/folders/1rvvI14KsKidrbWE3sXGZQ0Rp3xOy9pXC?usp=sharing

A Red Bull Content Pool também disponibiliza fotos da competição para os jornalistas. Acesse:
https://www.redbullcontentpool.com/international/CP-A-20905

CIMTB Michelin
A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos Ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Em 2022, a CIMTB Michelin aumentará ainda mais sua relevância internacional com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996.


Mais informações sobre a CIMTB Michelin:
Site: https://www.cimtb.com.br

Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/

Mais informações sobre a Copa do Mundo Mercedes-Benz de MTB:
Site: http://www.mtbwc.com.br


Texto e fotos:
Texto: Helen Salgado e Victor Carneiro

Fotos: César Delong

Nenhum comentário: