quinta-feira, 7 de abril de 2022

Recheada de estrelas do ciclismo, Copa do Mundo Mercedes-Benz de MTB tem início nesta sexta-feira (8)

Nino Schuter durante o treinamento
Suíço Nino Schuter durante (Crédito: Daniel Braga / @xfotofotografia)

 Lista de inscritos divulgada pela UCI (União Ciclística Internacional) conta com mais de 300 atletas, representantes de 32 países, para a disputa da competição em Petrópolis/RJ

Principal evento de ciclismo em quase duas décadas na América Latina, a Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike terá seu início nesta sexta-feira (8), dia em que iniciam-se as competições. Ao todo, mais de 300 ciclistas de 32 países disputam o evento, no São José Bike Club, localizado no distrito de Itaipava, em Petrópolis/RJ. A programação de sexta contará com duas disputas de tirar o fôlego, no Short Track (XCC), para as categorias elite feminino e masculino. Entre sábado e domingo (9 e 10), será vez das provas do Cross Country Olímpico (XCO), para as categorias sub-23 e elite.

Na lista de inscritos da Copa do Mundo Mercedes-Benz, estão os principais nomes do circuito internacional de cross-country. Além do brasileiro Henrique Avancini, um dos grandes favoritos ao título em ambas as corridas - XCC e XCO - destacam-se também no masculino atletas como Mathias Flückiger (SUI), Ondrej Cink (CZ), Nino Schuter (SUI), os três primeiros do ranking mundial, entre outras feras do MTB mundial.

No feminino, as confirmações também são de peso, tendo inclusive todas as dez primeiras do ranking mundial: Evie Richards (GBR), Loana Lecomte (FRA), Rebecca McConnell (AUS), Sina Frei (SUI), Linda Indergand (SUI), Jolanda Neff (SUI), Pauline Prevot (FRA), Mona Mitterwallner (AUT), Anne Terpstra (NED) e Anne Tauber (NED). 

Organizador local responsável pela competição, Rogério Bernardes, da CIMTB Michelin, comemora o fato de todo o evento estar pronto para receber as competições a partir desta sexta-feira. "Agora é fazer as coisas acontecerem. Tudo que foi planejado, chegou a hora de executar. E eu estou muito confiante de que vai dar tudo certo. Todo pessoal, atletas, estafes das equipes, patrocinadores, está gostando muito. Fizemos um esforço muito grande nesse período todo e agora é torcer para que todos gostem muito e que ninguém se machuque, que tudo dê certo", comentou.

Principal representante do Brasil nos últimos anos, Henrique Avancini, que tem o prazer de competir no quintal da sua casa, também comenta sobre a competição. “Me sinto muito animado, muito honrado, muito grato por essa oportunidade, por essa conquista, e espero consagrar esse momento tão especial com uma performance incrível, melhor ainda se essa performance garantir a vitória para nós. O objetivo é bastante ambicioso, mas eu realmente acredito que seja possível entregar um grande resultado, buscar mais uma vitória no short-track, mais uma vitória no cross-country olímpico. Apesar disso ser considerado dois grandes desafios, é o que estamos sonhando, é pra isso que fiz o trabalho da forma como fiz. Vamos em frente, espero que o fator da arena, de ter toda energia e vibração das pessoas ao meu lado, faça uma grande diferença também”, disse Avancini.Avancini durante o treinoHenrique Avancini durante o treino (Crédito: Daniel Braga / @xfotofotografia)

Short Track
A prova é realizada em um circuito reduzido e os campeões são conhecidos pelo público após pouco mais de 20 minutos de corrida. Ao todo, 40 ciclistas em cada categoria participam da disputa, que acontece em um ritmo muito forte, por ser realizada com uma curta duração. As duas disputas do XCC na Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike, feminina e masculina, das categorias de elite, serão realizadas nesta sexta-feira, às 16h e 16h45, respectivamente. 

Cross Country Olímpico
Já no XCO, os ciclistas percorrem todos os 4,5 km do circuito XCO Henrique Avancini, com 200 metros de altimetria por volta. No sábado, a programação terá as corridas da Junior Series, com largadas masculina e feminina às 9h30 e 9h32, respectivamente. Para a sub-23, haverá a largada dos homens às 14h e a das mulheres às 15h45. Por fim, no domingo (10), as últimas duas provas: elite feminina às 11h20 e a elite masculina às 14h35. 


Transmissão das provas
As quatro provas das elites, duas da masculina e as duas da feminina, terão transmissão na Red Bull TV e na SporTV. Na sexta-feira, ambos os canais irão transmitir a competição. Enquanto a Red Bull TV inicia sua transmissão às 15h50, a SporTV transmitirá as duas provas a partir das 16h. No domingo, apenas a Red Bull TV transmitirá ao vivo a competição da elite feminina no XCO, às 11h. Já o XCO masculino terá transmissão de ambos os canais, às 14h15 (Red Bull TV) e 14h30 (SporTV). Na segunda-feira (11), a SporTV 3 transmite a reprise da elite feminina no XCO, às 10h.

Mais fotos do primeiro dia de treinamentos para a Copa do Mundo Mercedes-Benz de MTB, acesse: https://drive.google.com/drive/folders/1NVZPWSfIEmy9EEOCPDfk3sFMlUJ7Im1s?usp=sharing


CIMTB Michelin
A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos Ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Em 2022, a CIMTB Michelin aumentará ainda mais sua relevância internacional com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996.

Mais informações sobre a CIMTB Michelin:
Site: https://www.cimtb.com.br

Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/

Mais informações sobre a Copa do Mundo Mercedes-Benz de MTB:
Site: http://www.mtbwc.com.br

Nenhum comentário: