terça-feira, 18 de julho de 2023

10 Dicas para melhorar suas habilidades no mtb

Iron Biker cada vez mais próximo e sabemos que os treinos estão a todo vapor por aí, não é mesmo? Para se ter um bom rendimento (tanto nos treinos, como na prova) não basta ter agilidade e um bom condicionamento físico. Com a evolução das trilhas é cada vez mais importante desenvolver suas habilidades técnicas.
Confira essas dicas que separamos para vocês!

1. Certifique-se de que sua bike esteja ajustada para você

Quando sua bicicleta está ajustada é muito mais fácil de manuseá-la e aplicar a técnica correta para fazer a leitura do terreno, com mais conforto e segurança para sua pilotagem.

Outro recurso muito útil é o canote retrátil. Com ele se tem mais liberdade entre as pernas e o banco, permitindo que sua perna trabalhe mais para absorver impactos, trazendo fluidez e maior estabilidade.

2. Escolha bons parceiros de treino

Pedalar em grupo fará você se sentir mais próximo da sensação de uma prova e, consequentemente, te ajudará a manter um ritmo constante.

3. Se você não consegue passar em um trecho da trilha, faça o treino de trecho

Uma metodologia de treinamento amplamente usada no downhill é o treinamento de trecho em uma parte técnica da trilha. Sabe aquele trecho da trilha em que você sempre perde a fluidez, quase cai ou tem medo de passar?

Estudar uma linha eficiente, uma tangência melhor e um ponto de frenagem é a melhor maneira de sair de sua zona de conforto.

4. Lembre-se das subidas

Quando pensamos em trilhas técnicas, imaginamos trechos em uma descida, não é mesmo? No entanto, é muito importante desenvolver suas habilidades em subidas mais fortes e técnicas. Sustentar uma posição de ataque na bike, saber o momento certo para trocar de marcha e manter uma pedalada suave e constante farão total diferença em uma subida mais desafiadora com pedras e raízes.

5. Se acostume pedalar em pé

Desenvolver essa habilidade e saber se posicionar corretamente para uma determinada situação e tipo de terreno vai lhe trazer mais confiança e segurança com sua bicicleta!

6. Cadência e eficiência na pedalada

Quanto mais eficiente for a sua pedalada, mais fácil você irá superar um terreno técnico. A cadência, por sua vez, pode ser refinada em treinos no asfalto ou estradão.

Através dos treinos de giro unilateral (treino este em que você vai pedalar usando apenas uma perna), o grande objetivo é desenvolver a pedalada circular.
Quer saber mais sobre ela? Faça o download gratuito do e-book gratuito da Ludolf Bike School: 
https://ludolfbikeschool.kpages.online/ebooklbs

De qualquer forma, mantenha sempre uma pedalada fluida à medida que o terreno vai mudando.

7. Domine técnicas fundamentais do MTB para então aprender a saltar

A maioria das trilhas e pistas de competições exigem a habilidade do salto. No entanto, é preciso dominar os fundamentos básicos do Mountain Bike, para então ingressar neles com mais confiança. Domine o básico, primeiramente.

8. Busque uma linha mais lisa

Nunca pedale de cabeça baixa, assim você terá mais tempo para escolher uma linha mais limpa e eficiente. Manter a fluidez em trechos desafiadores será o seu maior objetivo - em treinos e em sua competição alvo.

9. Treinamento na academia de ginástica

O MTB exige muito do físico que, consequentemente, envolve quase todos os músculos do corpo. O fortalecimento correto vai te ajudar a manter uma boa postura na bike, irá preservar suas articulações e, assim, te manter longe das lesões indesejáveis.

10. Desenvolva uma técnica de frenagem adequada

Não se esqueça do freio dianteiro, ok? Muitas vezes a tendência é usar exclusivamente o freio traseiro, mas o freio dianteiro oferece excelente controle e poder de parada quando usado corretamente.
Saiba como usá-los corretamente assistindo ao vídeo: 
https://youtu.be/_MgSsH5yC0c

Gostou? Desejamos a todos ótimos treinos! Nos vemos em breve!


Nenhum comentário: