quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Pedal Sampa terá primeiro passeio de 2024 no aniversário de São Paulo

Pedal Sampa
(Sérgio Shibuya)


O Pedal Sampa, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), em parceria Associação Brasileira de Ciclomobilidade (ABC), que oferece empréstimos gratuitos de bicicletas, e também consertos das bikes, terá como tema de seu primeiro passeio de 2024 o aniversário de 470 anos da Cidade de São Paulo. O evento será no dia 25 de janeiro, no Centro Histórico da capital paulista.

O Passeio Ciclístico Pedal Sampa – 470 Anos da Cidade de São Paulo terá largada e chegada em frente ao Teatro Municipal, na Praça Ramos de Azevedo, com percurso total de 6,5 km. O evento começará às 9h30 – com concentração às 7h - e reunirá cerca de duas mil pessoas.

Quem não tiver bike também poderá participar. Isso porque o Pedal Sampa mais uma vez disponibilizá 200 bikes para empréstimo no dia. Os interessados, acima de 18 anos, somente poderão ter acesso às mesmas apresentando documentos com foto - RG ou CNH – dentro da validade, e que ficará com a organização durante o empréstimo, e comprovante de endereço, a partir das das 7h.

A entrega dos kits será no dia 24, das 12h às 21h no Parque das Bicicletas, na Alameda Iraé, 35 - Moema, somente para a pessoa do cadastro. A retirada por terceiros não será permitida. No dia 25, após o término do passeio, serão sorteadas duas bicicletas 100% alumínio MTB, aro 29, Shimano 21-V Bicolor com suspensão, e todos os participantes regularmente inscritos poderão participar.

Os organizadores pedem a doação de 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Lar Nossa Senhora Aparecida, localizado na Rua Nicola Pety, 82, Parelheiros, São Paulo. A entidade tem o CNPJ número 00.526.177/0001-26

 

Pedal Sampa e os números do sucesso

 

O Projeto Pedal Sampa transformou o uso da bike na cidade no segundo semestre de 2023. Desde sua implantação, no dia 6 de agosto, o projeto atraiu muita gente, de diferentes idades, ao oferecer empréstimos gratuitos de bicicletas, consertos das bikes e passeios ciclísticos. O objetivo é incentivar o uso de bicicletas como atividade física, favorecendo também a saúde mental, além de ser uma alternativa de transporte na capital.

O balanço desses quatro primeiros meses mostra o sucesso do programa. As atividades realizadas nos Centros Esportivos e Parques movimentaram um expressivo número de pessoas. Até o final de novembro, por exemplo, foram mais de 21.500 empréstimos, cerca de 900 consertos e a utilização de mais de 13 mil bicicletas nos quatro passeios realizados. 

Por falar, em passeios, todos eles já realizados– “Independência”, “Virada Esportiva”, “Consciência Negra” e “Parque do Trote”- acabaram superando o limite de 2 mil participantes cada, reunindo um total de  8322 pessoas de várias regiões da cidade. Vale lembrar que cada evento ainda possibilitou que mesmo quem não tem bike pudesse participar com o empréstimo no local. Para o diretor Associação Brasileira de Ciclomobilidade, Marcos Mazzaron, a Pedal Sampa mostra a importância da democratização do uso da bicicleta.

O projeto veio para consolidar o uso da bicicleta na capital, atingimos regiões da periferia que estavam carentes e pessoas de todas as classes sociais que há muito tempo não andavam de bicicleta e depois do empréstimo de graça decidiram retomar o uso para a prática de exercícios e lazer junto com a família”, disse Mazzaron.

Programado até fevereiro de 2024, o Pedal Sampa proporciona a oportunidade de desenvolver atividades e ações voltadas ao esporte educacional, visando a inclusão social das crianças, jovens e idosos, e ao mesmo tempo didático, recreativo, cultural e inclusivo com a prática de pedalar, curtindo a cidade de maneira divertida e ecológica.

As ações do Pedal Sampa são realizadas nos Centro Esportivos e Parques em todas as regiões da cidade. Os locais são os seguintes:

 

Zona Leste:

 

Centro Esportivo Tiquatira | CEE Luiz Martinez

Avenida Governador Carvalho Pinto, 2 – Tiquatira

 

Parque do Carmo

Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera

 

Zona Oeste:

Centro Esportivo Butantã | CEE Solange Nunes Bibas

Rua Dr. Ernâni da Gama Corrêa, 367 – Butantã

 

Parque Raposo Tavares

Rua Telmo Coelho Filho, 200 -  Jardim Olympia

 

Zona Norte:

Centro Esportivo Jd. São Paulo | CEE Alfredo Ignácio Trindade

Rua Viri, 425 – Jardim São Paulo

 

Parque do Trote

Avenida Nadir Dias Figueiredo

 

Zona Sul:

Parque Praia do Sol

Avenida Atlântica, 3100 – Capela do Socorro

 

Parque do Cordeiro

Rua Breves, 968

 

Centro:

Rua Vergueiro

Em frente ao nº 2850, entre as estações Ana Rosa e Vila Mariana do Metrô

Nenhum comentário: