sexta-feira, 16 de maio de 2025

CiMTB: Etapa de Carandaí tem UCI XCO Junior Series como destaque na programação

 Ciclistas que participarem das disputas da Júnior no Cross Country Olímpico (XCO) somarão importantes pontos no ranking mundial da categoria


Largada da UCI XCO Junior Series na Copa Internacional (Crédito: Jonathas Abrantes/Ultrafotos)



A volta da Copa Internacional de Mountain Bike à cidade de Carandaí (MG) terá uma atração extra na programação, que promete atrair atletas não só de todo o Brasil, como também do exterior para a competição entre os dias 6 e 8 de junho. Está confirmada a realização da UCI XCO Junior Series na disputa realizada na Fazenda Sossego para as categorias Júnior masculino e feminino, o que faz com que os jovens atletas de idades entre 17 e 18 anos possam somar importantes pontos no ranking UCI.

Aos campeões da Júnior masculina e feminina em Carandaí serão ofertados 90 pontos no ranking, uma vez que a UCI XCO Junior Series tem um peso diferente das demais provas que não tem esse selo especial. Top 3 do mundo, a chilena Florencia Monsalvez, conhecida como Popi, é um exemplo claro do quanto é importante competir nas provas deste gênero. Dos 580 pontos que Popi tem atualmente no ranking (atualização de 13 de maio), 180 foram somados na Copa Internacional, competindo em 2024 em Poços de Caldas e 2025 em Araxá, ambas provas que tiveram classificação UCI XCO Junior Series.

"Para mim a CiMTB tem super importância no meu desenvolvimento como atleta, principalmente internacionalmente. Comecei a disputar a competição em 2022 em Petrópolis quando era sub-17 e logo fiquei surpreendida pelo tamanho e magnitude do evento. Segui competindo no evento em 2023 e na temporada seguinte, 2024, tive meu primeiro ano de Júnior. Foi de suma importância ir nas etapas da CiMTB ano passado, porque me ajudou a manter o nível alto de desempenho e também pelas pontuações UCI, devido a UCI XCO Junior Series, que me garantiram destaque no ranking mundial", relembra Florencia Monsalvez.

Largada da UCI XCO Junior Series na Copa Internacional (Crédito: Jonathas Abrantes/Ultrafotos)

"O profissionalismo da CiMTB, em termos de pista e organização, e a importância que dão aos esportistas, ajuda demais a subir o nível do mountain bike, não só do Brasil, mas também da América do Sul inteira. Creio que todos países do continente agradecem pelo o que faz a Copa Internacional de Mountain Bike", complementou Popi.

Além dos estrangeiros que vem para competir no evento, os brasileiros também estarão de olho nos pontos que a UCI XCO Junior Series irá ofertar. Ainda entre as mulheres, os destaques do País são as ciclistas Nina Carvalho e Anna Vitória Vieira, que estão atualmente na 15ª e 21ª posições do ranking da Júnior, respectivamente. Dos 270 pontos que tem atualmente, Nina conquistou 140 nas provas CiMTB Poços de Caldas 2024 e CiMTB Araxá em 2025. Já Anna Vitória tem 100 dos seus 232 pontos somados nestas mesmas duas provas da Copa Internacional.

Entre os homens, o melhor sul-americano do ranking mundial é Gustavo Nogueira, que ocupa a 37ª posição com 173 pontos. Outros três brasileiros também figuram no top 100 do ranking da Júnior, podendo somar importantes pontos na Copa Internacional em Carandaí: Miguel Volpini em 45º lugar, com 148 pontos, Daniel Hoffmann em 59º lugar, com 126 pontos, e Leandro Silva Belo em 90º lugar, com 96 pontos.

Inscrições seguem abertas
Para garantir uma vaga na etapa da Carandaí da Copa Internacional, basta se inscrever no mesmo link abaixo: https://encurtador.com.br/zbt2G. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação, ambas que contém todas as infos do evento. Quaisquer dúvidas, basta entrar em contato através do e-mail info@cimtb.com.br.  

De volta a Fazenda Sossego
Após ser presença constante no calendário da Copa Internacional de Mountain Bike entre 1996 e 2004, a cidade de Carandaí ficou um longo período sem receber as etapas da Copa Internacional, voltando a ser sede do evento na temporada de 2020, porém com a prova realizada apenas em julho de 2021, por conta da Pandemia da Covid-19. Agora, em 2025, quem já viveu a experiência de competir lá ou quem gostaria de disputar a prova no local pela primeira vez, terá essa oportunidade única. A disputa será sediada na Fazenda Sossego, local de fácil acesso, que fica às margens da Rodovia BR-040 no km 657, na mesma entrada do Hotel Fazenda Pedra do Sino.

Cerca de 50 categorias em disputa no XCC e XCO
Além da disputa da UCI XCO Junior Series, a programação da CiMTB Carandaí estará recheada, contando com diversas disputas nas modalidades XCC (Short Track) e XCO (Cross Country Olímpico). Para as elites, ambas as provas terão fundamental importância na pontuação no ranking mundial, com o XCC Classe 3, ou seja, 10 pontos para os campeões, e o XCO Classe 1, ofertando assim 60 pontos para os vencedores das elites.

A história da Copa Internacional
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:

Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Nenhum comentário: